Advanced Dance Program

Sobre advanced dance program

O Advanced Dance Program da Escola de Dança MOVIMENTO é um projeto
completo e singular realizado em território português que combina uma formação de excelência em dança clássica e dança contemporânea com outras áreas performativas, culturais e artísticas adjacentes como o teatro, a história da arte e dos movimentos artísticos, a cenografia e o multimédia.

Destina-se a jovens entre os 10 e os 18 anos com especial aptidão para a dança mas que revelam interesse em desenvolver competências pessoais, artísticas e técnicas que vão para além do treino intensivo em dança clássica e contemporânea.

Definimos um Programa Avançado em Dança que olha para o bailarino numa perspetiva integradora, com uma inovadora flexibilidade curricular que nos permite acompanhar os seus talentos, a sua visão ou ajudá-lo a descobrir o seu percurso individual. O ADP olha o aluno como um Ser Humano Integral e não apenas como um corpo dançante, preparando-o e estimulando competências técnicas e artísticas.

Nesta formação com duração de 8 anos, os alunos do ADP têm oportunidade de desenvolver as seguintes áreas integradas no plano curricular: dança criativa; teatro; artes visuais e cenografia; sociologia da arte e da cultura; estudo das práticas e movimentos artísticos (história da arte); multimédia; marketing; planificação, gestão e orçamentação de projetos artísticos.

Os alunos do ADP crescem numa envolvente de estímulos e conteúdos programáticos adequados ao ano letivo que frequentam na escola, à sua idade e aos seus interesses e aptidões pessoais. A cada ano são estabelecidas metas a alcançar (em articulação com o aluno e a sua família) e será elaborado um plano individual de trabalho.

Esta formação destina-se a todos os que pretendem fazer da dança o seu futuro profissional, mas também a todos os que não tendo essa ideia definida, gostam de dançar 2 a 3 horas por dia (3 a 6 x por semana) e encontram nesta formação uma forma de desenvolver uma visão mais ampla do Mundo, complementando de forma excecionalmente enriquecedora e abrangente a sua formação escolar.

Áreas de ensino

Dança Clássica

Do 1º ao 8º ano

Dança Criativa

Do 1º ao 2º ano

Dança Contemporânea

Do 3º ao 8º ano

Barra de Chão

Do 1º ao 8º ano

Cenografia

Do 1º ao 8º ano

Estudos dos Movimentos Artísticos

Do 6º ao 8º ano

Oficina de Teatro

Do 1º ao 8º ano

Sociologia de Arte e da Cultura

Do 6º ao 8º ano

Gestão de Projetos Artísticos

Do 6º ao 8º ano

Multimédia

Do 1º ao 8º ano

TÉCNICA DE DANÇA CLÁSSICA (TDC)

A disciplina de TDC, inserida no ADVANCED DANCE PROGRAM – ADP, propõe ao aluno um percurso de aprendizagem em Dança que lhe permitirá desenvolver e aprofundar competências ao nível da consciência do corpo, do vocabulário de TDC e ao nível da execução técnica e artística, num sentido progressivo e adequado à sua faixa etária.

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR - TDC

Multimédia

O conhecimento na área do registo de imagem e de som pode, desde logo, contribuir para que o bailarino se observe e tome consciência dos seus movimentos e do espaço envolvente. Assim, poderá analisar, rever e comparar a sua evolução, desenvolvendo a capacidade de análise crítica.

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR - MULTIMÉDIA

Cenografia

Os diversos temas abordados nas aulas serão acompanhados de imagens e textos, visando a análise coletiva das obras apresentadas e promovendo a discussão e participação ativa dos alunos. Nas aulas sobre cenografia para cinema e de arte haverá lugar ao visionamento das obras, como ponto de partida e contextualização na introdução das noções teóricas e técnicas de conceção e concretização das respetivas abordagens.

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR - CENOGRAFIA

Áreas de ensino

  • 16 horas semanais de aulas com professores credenciados de dança, bem como aulas com encenadores, coreógrafos, artistas plásticos, ociólogos, historiadores e produtores culturais;
  • 1 sábado por mês com 1,5h / 2h de técnica dança clássica ou técnica dança contemporânea (total 3h ou 4 horas);
  • masterclasses mensais (1 sábado por mês, à tarde) de técnica dança clássica ou contemporânea, teatro ou outras artes performativas com prestigiados professores de dança e teatro, bailarinos, actores ou outros profissionais ligados à área artística ou ensino artístico;
  • 3 deslocações por ano a escolas superiores e de ensino integrado ou profissional de dança, de teatro e de artes plásticas do país (parceiras do ADP);
  • desconto direto de 15% nos Cursos de Dança Associação, dirigidos por Paula Alvarez e Pedro Carneiro;
  • participação em 2 Concursos de Dança anuais (alunos selecionados para o efeito e em representação do ADP da Movimento);
  • possibilidade de acesso às disciplinas que integram o horário da Escola de Dança MOVIMENTO, desde que estas se encontrem fora do horário
    estipulado para o ADP (técnica de dança clássica, repertório clássico, repertório contemporâneo, composição coreográfica, hip hop, barra de chão,
    lyrical dance, dança jazz e oficina coreográfica), limitado à disponibilidade e prévia inscrição na(s) disciplina(s) pretendidas;
  • possibilidade de participação nas Oficinas de Teatro;
  • acompanhamento de fisioterapia por parte do Centro Ortopédico Traumatológico FISIOESTE Dr José Traguedo.

Condições de acesso

Duração

O Advanced Dance Program tem duração de 11 meses (ano lectivo de set. a jul).

Pagamento
  • O curso é pago mensalmente ou anualmente (nesta opção com 5% de desconto).
  • O aluno tem a possibilidade de desistência até Dezembro do ano letivo em vigor;
  • A partir de janeiro do ano letivo em vigor, qualquer desistência obriga ao pagamento da totalidade do programa (podendo o aluno participar apenas nas masterclasses, se assim o pretender).
Máximo de alunos (sujeitos a audição)

16 vagas, 2 vagas para bolsas de estudo parciais ou integrais atribuídas por candidatura dirigida à Direcção da Associação ESTUFA – Plataforma Cultural

Datas das audições

1ª fase – 15 de julho e 13 de julho

2ª fase – 7 de setembro

Audição
  • 20 eur (seguro)
  • Comparticipação ADP: 150 eur/mês
  • Taxa de inscrição: 100 eur/ano

Corpo directivo e pedagógico, tutores e corpo docente

Direção

Magda Matias

Coordenação técnica e pedagógica

Mónica Figueiredo

Tutoria metodológica dança clássica

Gillian Sarah Anthony

Tutoria artes visuais e cenografia

Gabriela Raposo

Tutoria multimédia

Ana Nunes

Corpo docente

João Cabaça

Hugo Cabral Mendes

Maria Borges

Mónica Figueiredo

Cláudia Teodoro

Raimundo Cosme

Tânia Clímaco

Convidados

Gillian Sarah Anthony

Rui Matoso

Mónica Figueiredo

Coordenação Técnica e Pedagógica

Natural de Lisboa, frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional entre 1988 e 1993, onde destaca como principais professores Ana Caldas, Carlos Caldas, Ulrike Caldas, Miguel Lizarro, Cristina Graça e Gabriela Cugumbreiro.

Entre 2000 e 2013, trabalha como bailarina freelancer em vários projetos de Flamenco com Jorge Marin, Salvador Martinez, Raul Morales e Companhia de Dança Ai a Dança! Foi bailarina do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) na “Ópera Carmen” e “O Gato das Botas (2011-2013), no Festival das ARTES em MACAU, pela Direção de Stella & ArtiSts e Companhia de Dança Contemporânea Amálgama.

Em 2011, licencia-se pela Escola Superior de Dança / Instituto Politécnico de Lisboa. Participou em Ações de Formação de Dança Inclusiva dirigidas por Rafael Alvarez; em formações de Flamenco com Salvador Martinez, Jesus Ortega, Nacho Blanco e António Castro “Antoñette”. Ainda em 2011, obtém Formação como aluno de Excelência pelo IPD – Instituto Português de Desporto, em FITNESS – Aeróbica e Ginástica Localizada.

Frequentou formações e seminários para professores, entre eles “Metodologia da Escola Cubana” por Martha Iris Fernandes no Conservatório Internacional de Ballet de Leiria (2018), Metodologia de John Byrnes – Classical Dance Australia – programa de Ensino Vocacional em Dança dirigido por Gyll Anthony em Lisboa (2018), “Música para Aulas de Dança” por Humberto Ruaz” (2019), “O Treino em Dança” pelo Prof. Luís Xarez (2019).

Atualmente leciona vários níveis de Ballet e Repertório Clássico na Escola de Dança Movimento. Como bailarina faz parte do Projeto Universus Ensemble (dança fusão) e acompanha audições de formação musical com a pianista Mercedes Cabanach.
Assumiu em Maio de 2019, a convite da Coordenadora do Serviço Educativo da Associação ESTUFA – Plataforma Cultural, a coordenação técnica do Advanced Dance Program, um programa inovador de ensino artístico com duração de oito anos
desenhado para jovens entre os 10 e os 18 anos no qual irá implementar a Metodologia de John Byrnes – Classical Dance Australia – Programa de Ensino Vocacional em Dança.

Professora Gillian Anthony

Tutoria Metodológica Dança Clássica

Gillian Anthony é professora de Dança Clássica há mais de cinquenta anos. Realizou a sua formação na Bush Davies Schools, na East Grinstead e no Teachers Training Course da RAD. Obteve a licenciatura LRAD pela Royal Academy of Dance, em 1966.

Foi durante 46 anos examinadora da Royal Academy of Dance, onde obteve uma vasta experiência no ensino de crianças e bailarinos profissionais, incluindo a elaboração e desenvolvimento de programas pedagógicos para professores. Viveu e ensinou em Inglaterra, Brasil, França, Itália, Alemanha. Vive actualmente em Portugal.

Em julho de 2019, foi homenageada com uma Bolsa de Mérito da Royal Academy of Dance.

Durante as últimas décadas tem sido professora convidada em cursos internacionais, tais como:
– Professora – Ballet Dalal Achcar, Rio de Janeiro – 6 anos
– Diretora – Hammond School of Dance, Chester – 5 anos
– Presidente do Conselho de Examinadores, Royal Academy of Dance – 5 anos
– Membro da Comité Executivo da Royal Academy of Dance – 5 anos
– Master of Arts (Education), Universidade do Sussex – 1991
– Karsavina Syllabus – co-examinadora com Profª. Rachel Cameron – 4 anos

Gillian Anthony acredita que a dança clássica deve ser ensinada a estudantes de todas as idades e compleição física. Tem vindo a trabalhar preferencialmente com pianistas, usando a música como principal incentivo para inspirar, motivar e desenvolver habilidades de movimento. Considera o Ballet como uma disciplina essencial para fortalecer e melhorar as práticas da dança, a musicalidade e as competências artísticas dos alunos.

MASTERCLASSES

2021

janeiro – Cyrille de La Barre – Dança Clássica

fevereiro – Sara Schurmann – Dança Clássica – online
– Duarte Valadares – Hip Hop e Hybrid Movement – online

março – Diana Vieira – Barra de Chão
– Márcia Pereira – Dança Clássica

maio – Loic Perela – Dança Clássica
– Gonçalo Andrade – Dança Contemporânea

outubro – Gillian Sarah Anthony – Dança Clássica

novembro – Bruno Duarte – Dança Contemporânea

2020

janeiro – João dos Santos Martins, coreógrafo, Masterclass Práticas Artísticas Contemporâneas;

fevereiro – Nuno Miguel Mendes de Sá, compositor, explorador e brincador de arte, de técnicas artísticas e materiais; co-fundador da Crystal Matrix Associação, Masterclass A Importância de Experimentar, Empreender, Errar e Inovar;

março – Carla Pereira, bailarina Companhia Nacional de Bailado, Masterclass Técnica Dança Clássica;

abril – Gabriela Raposo, arquitecta, Masterclass em Cenografia;

maio – Bruno Cochat, ex-bailarino, professor e coreógrafo, Improvisação e Composição em Dança, Teatro e Música.

setembro – Gonçalo Andrade – Dança Contemporânea

novembro – Inês Costa – Dança Contemporânea

dezembro – Marta Tomé – Praticas de Movimento Contemporâneo
– Margarida Belo Costa – Dança Contemporânea

2019

setembro – Diana Nogueira Vieira, professora de dança, Masterclass de Condicionamento Físico para Bailarinos;

19 outubro – lander patrick & jonas lopes, coreógrafos, Masterclass Métodos de Composição Coreográfica;

2 novembro (cont.) – lander patrick & jonas lopes, coreógrafos, Masterclass Métodos de Composição Coreográfica;

7 dezembro – Maurícia Barreira Neves, coreógrafa, Masterclass A Voz do Corpo;

14 dezembro – Gillian Sarah Anthony, coreógrafa, SÁBADO INTENSIVO / DANÇA CLÁSSICA;

_____________________________________________________________________________________________

▪ As Masterclasses e os sábados intensivos fazem parte da calendarização mensal do Advanced Dance Program
▪ Todos os alunos externos ao programa devem telefonar ou enviar mail para saberem antecipadamente o nível em que se inserem

+ informação em adp@estufa.pt | 936408775