TORRES INOV-E
A 9 É DIA DE INOV-E!
Consulta a programação AQUI.
EMPREENDE XXI
A incubadora Torres Inov-e é credenciada pelo IEFP como Entidade de Acompanhamento (EA), para prestar apoio aos promotores e respetivas empresas, no âmbito da medida Empreende XXI.
EMPREENDE XXI é um programa que ajuda a criar, desenvolver e financiar o teu novo projeto empresarial, desenvolvido pela Startup Portugal e pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.
TORRES INOV-E É ACREDITADO PELA RNI – PORTUGAL INCUBATORS
A RNI – Portugal Incubators é o elo de ligação da comunidade de incubação, desenvolvendo iniciativas de capacitação sempre com foco no fim último das comunidades – o suporte das startups incubadas. Ao integrar a RNI, as incubadoras são parte ativa na construção do futuro da incubação em Portugal.
STARTUP VISA
A incubadora TORRES INOV-E é certificada pelo IAPMEI no âmbito do Programa StartUp Visa, que se destina ao acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal.
STARTUP VOUCHER
O StartUP Voucher dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial.
VALE INCUBAÇÃO
A incubadora TORRES INOV-E é acreditada para acolher as startups que beneficiarão dos Vales Incubação, medida de apoio criada pelo Governo, os quais se inserem na estratégia nacional para o empreendedorismo.
Os projetos têm acesso a um apoio financeiro de 7.500 euros e serão instalados no espaço Torres Vedras LabCenter, local de incubação física do TORRES INOV-E.
O TORRES INOV-E é uma das 19 incubadoras que constituem a RIERC – Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro, um fórum regional de reflexão estratégico no contexto do empreendedorismo, bem como motor para a promoção de dinâmicas de interação e articulação entre os diferentes membros da Rede.
SELO +E+I
A iniciativa TORRES INOV-E recebeu o “Selo +e +i” concedido pelo Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i) pela importância da sua contribuição para o estímulo da cultura e das práticas de empreendedorismo e inovação em Portugal.
TORRES INOV-E - O QUE É?
TORRES INOV-E é um programa orientado para o acolhimento de propostas de negócios assentes em ideias novas e diferenciadoras ou capazes de reinventar negócios já existentes, criado pela Associação Estufa – Plataforma Cultural e pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
O TORRES INOV-E faz uma clara aposta na Economia Baseada no Conhecimento, isto é, numa economia pós-industrial em que o capital tem base intelectual (capital humano), que a prazo se tornará numa nova indústria estratégica da Região e contaminará positivamente o restante tecido empresarial e a sua dinâmica, acrescentando competitividade ao Concelho de Torres Vedras.
Sustentado na Qualidade de Vida do concelho (mar e campo), na sua proximidade geográfica à capital (apenas 30 minutos) e no facto de sermos o primeiro concelho a norte de Lisboa na zona de convergência do Portugal 2020, o TORRES INOV-E quer atrair e reter conhecimento, criatividade e talento na região e potenciar e diversificar os seus motores de desenvolvimento socioeconómico.
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO TORRES INOV-E SÃO:
- Estimular o ecossistema empreendedor no Concelho de Torres Vedras;
- Motivar o aparecimento de novos negócios no Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras, proporcionando aos investidores que ali se queiram instalar condições favoráveis ao desenvolvimento do seu negócio, com custos controlados para as start-up’s;
- Contribuir para a criação de um cluster estratégico na região, assente no conhecimento, na criatividade e no talento das pessoas e que potencialmente se venha a constituir como um dos seus motores de desenvolvimento socioeconómico;
- Acrescentar competitividade ao ecossistema empresarial do Concelho de Torres Vedras por via do potencial envolvimento dos sectores económicos tradicionais com as indústrias culturais e criativas, as TIC’s e a I&D.
O TORRES INOV-E SUBDIVIDE-SE EM 3 EIXOS DE ATUAÇÃO:
TORRES INOV-E CENTRO CRIATIVO
O TORRES INOV-E Centro Criativo é uma incubadora de negócios, que pretende dinamizar e revitalizar o Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras, com negócios que assentem no conhecimento, no talento e na criatividade das pessoas.
O TORRES INOV-E Centro Criativo pretende estimular o empreendedorismo, proporcionando um conjunto de ferramentas para o aparecimento de novos negócios com custos controlados para as start up’s.
Este eixo dirige-se a novos negócios, ou a negócios constituídos há menos de um ano, que revelem características inovadoras e diferenciadoras, enquadradas no campo da economia do conhecimento e da criatividade.
O TORRES INOV-E Centro Criativo dispõe de 2 modelos de incubação física:
- Incubação física tradicional no Torres Vedras LabCenter (Espaço com as seguintes valências: gabinete de gestão, salas de formação, sala de reuniões, salas de trabalho/salas com postos de trabalho, auditório, sala de convívio, copa, átrios e zonas de circulação)
- Incubação a céu aberto no Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras com rendas crescentes e controladas, promovendo a ponte entre os proprietários de imóveis desocupados e os empreendedores, com o objetivo de motivar o aparecimento de novos negócios com custos controlados para as start-up’s.
Disponibiliza ainda os seguintes benefícios para os empreendedores:
- Consultadoria de gestão e acompanhamento do negócio;
- Mentoria dinamizada por rede de parceiros universitários;
- Acesso à Rede de Apadrinhamento de novos negócios;
- Apoio e informação sobre candidaturas e financiamentos;
- Benefícios nos serviços prestados pela rede de parceiros, em diferentes áreas: Contabilidade, Design, Jurídica, Seguros, Formação profissional, etc.;
- Apoio à instalação do negócio;
- Dinamização de eventos/workshops que potenciem o networking;
- Agilização no processo de licenciamentos.
TORRES INOV-E NEGÓCIOS
O TORRES INOV-E + Negócios tem como objetivo apoiar a criação de novos negócios ou a relocalização de negócios já existentes para o Concelho de Torres Vedras.
Este eixo do programa TORRES INOV-E apoia-se numa relação de proximidade com as freguesias do concelho.
O TORRES INOV-E + Negócios agrega os seguintes benefícios:
- Consultadoria de gestão e acompanhamento do negócio;
- Apoio à (re)localização do negócio;
- Mentoria dinamizada por rede de parceiros universitários, para projetos com menos de um ano;
- Acesso à Rede de Apadrinhamento de novos negócios;
- Apoio e informação sobre candidaturas e financiamentos;
- Benefícios nos serviços prestados pela rede de parceiros, em diferentes áreas: Contabilidade, Design, Jurídica, Seguros, Formação profissional, etc;
- Dinamização de eventos/workshops que potenciem o networking;
- Agilização no processo de licenciamentos.
TORRES INOV-E NUVEM
O TORRES INOV-E Nuvem destina-se a apoiar empresas que querem localizar a sua sede social no Concelho de Torres Vedras.
O TORRES INOV-E Nuvem agrega os seguintes serviços:
- Domiciliação fiscal da sede social da empresa;
- Serviço de gestão do correio domiciliado;
- Consultadoria de gestão e acompanhamento do negócio;
- Apoio e informação sobre candidaturas e financiamentos;
- Benefícios nos serviços prestados pela rede de parceiros, em diferentes áreas: Contabilidade, Design, Jurídica, Seguros, Formação profissional, etc.;
- Dinamização de eventos/workshops que potenciem o networking;
- Agilização no processo de licenciamentos.
ENJOY OMNY
Quiosques inteligentes 24/7 para um rápido e confortável acesso a comida saudável.
MACHEMSE CONSULTING, LDA
Empresa especializada em assessoria científica e consultoria de projetos inovadores em I&D.
RLM INTERNATIONAL
Empresa especializada na criação de produtos/marcas FMCG diferenciados e inovadores destinados aos Mercados Internacionais.
SCILEARN - EDUCATION FOR HUMANITY, UNIPESSOAL LDA
Centro de Formação Montessori
PROJETOS ASSOCIADOS
PIXAIR
Conceção, desenvolvimento e operação com plataformas de voo não tripuladas. Fotografias aéreas, topografia aérea de alta precisão e conteúdos audiovisuais.
NTPE
Investigação, desenvolvimento e comercialização de transístores e de biossensores eletrónicos de papel.
A “Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras” decorreu entre os dias 18 e 22 de março de 2024, uma semana dedicada a empreendedores, investidores e tecido económico local.
A aproximação à comunidade escolar, onde se formam os futuros empreendedores, é fulcral para a disseminação do trabalho desenvolvido, para dar a conhecer o território numa ótima mais empresarial e esta ser a semente para um trabalho no futuro no apoio ao desenvolvimento de ideias e negócios. Esta iniciativa envolveu cerca de 155 participantes de três entidades escolares: ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Escola Secundária Henriques Nogueira.
No dia 20 de março, realizou-se a sessão “Quero Criar! – Conversas para Empreendedores”, com a participação de Dulce Forte, da DSolutions, que levou a cabo uma comunicação sobre “Competências Empreendedoras”, com uma partilha da sua experiência empreendedora e na sua ótica quais as competências essenciais para o sucesso de um empreendedor. O tema “Depois da Ideia – Inovação e Tendências de Mercado”, foi explorado por Juliana Teixeira, da Market Access, e por último, “Dá-te a Conhecer”, com André Oliveira da Maria Alice – Brand Services, refletindo sobre as estratégias para promover os negócios, de forma eficaz.
No dia 21, e associado à comemoração do 5º aniversário da Agência Investir Torres Vedras, realizou-se a conferência “Apoios e Incentivos às Empresas – Perspetivas Futuras”. Na sessão de abertura esteve presente Laura Rodrigues, Câmara Municipal de Torres Vedras, seguida pelas intervenções de Rui Ferreira, da Portugal Ventures, sobre “Investimento através de Capital de Risco” e Neusa Magalhães da CCDR-C – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que abordou os “Instrumentos de Apoio Financeiro ao Investimento Centro 2030”.
Foram também intervenientes Paulo Simões da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, que apresentou o “Plano Estratégico 2030 da Região Oeste”, José Coutinho da LEADER-OESTE com a “Estratégia de Desenvolvimento Local do Oeste”. Por ultimo, Mónica Chalabardo da ADEPE- Associação para o Desenvolvimento de Peniche e Carla Rodrigues da Agência ECOCOAST, com a apresentação da “Estratégia de Desenvolvimento Local Zonas Costeiras do Oeste”. Este painel contou com a moderação de Cátia Bernardino da ACIRO.
A “Semana INOV-E” encerrou no dia 22 de março com a sessão “Quero Crescer! – Conversas para Empreendedores”, com a participação de João Cabral da StartUp Sintra sobre a “A importância dos erros. Porque falham as Startups?”. Por sua vez, João Moreira Pires da RNI – Portugal Incubators, fez uma abordagem às “Redes que potenciam” e, por fim, o tema “Tecnologia e Transformação Digital” foi desenvolvido por Ricardo Martinho do Politécnico de Leiria.
Recorde-se que a realização da “Semana INOV-E” decorre da dinamização do Torres Inov-e, um programa de empreendedorismo com enfoque nos novos negócios assentes em ideias novas e diferenciadoras. Esta é a 11ª semana do empreendedorismo realizada, programa que foi criado e é dinamizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Associação Estufa – Plataforma Cultural e agrega atualmente 35 empresas nos seus diferentes eixos de atuação.
No dia 21 de Março foi comemorado o 10º aniversário do programa Torres Inov-e.
STARTUP EM DESTAQUE | FEVEREIRO 2024
Em Fevereiro, damos destaque à OUTCUBE Visuals, projeto incubado no Torres Inov-e, através de uma conversa com o fundador, Carlos Couto.
OUTCUBE VISUALS
Carlos Couto
Como surgiu a ideia da OUTCUBE Visuals?
A conceção da OUTCUBE Visuals foi pensada ao longo de vários anos. No meu percurso profissional, dediquei 15 anos da minha carreira, a trabalhar num estúdio dedicado à pré-visualização da arquitetura. Os primeiros anos foram incrivelmente enriquecedores em termos de conhecimento e experiência, mas à medida que o tempo avançava, a minha trajetória profissional crescia e estava focado em coordenar projetos e assumi diversas responsabilidades. No entanto, percebi que sentia falta do envolvimento prático e da oportunidade de colocar as “mãos na massa”.
Foi então que comecei a aprofundar a ideia de avançar por conta própria. A dissolução da empresa onde eu trabalhava na altura, coincidente com o período pandémico, serviu como catalisador para o passo decisivo na direção deste novo projeto. O momento desafiador que enfrentávamos globalmente foi, de certa forma, o empurrão que eu precisava para transformar a minha ideia numa realidade.
Quais as vantagens competitivas que a OUTCUBE Visuals oferece?
As vantagens competitivas oferecidas pela OUTCUBE Visuals são centradas na sua microescala. Isto é, neste projeto sou a peça fundamental, recorro a outsourcing apenas quando necessário. Essa abordagem confere-me um controlo direto em todas as fases do projeto, proporcionando uma significativa vantagem para os meus clientes. Eles sabem que podem contar com a minha dedicação e experiência a 100% ao longo de todas as etapas daquele trabalho. Cada projeto é abordado de forma única e personalizada, com atenção aos objetivos definidos.
Quais os principais desafios com que se deparou desde a ideia de negócio até à conquista de mercado?
O principal desafio é conseguir responder de forma eficiente e atempada aos clientes. Por outro lado, em vez de depender de estratégias massivas de marketing para atrair novos clientes, a minha abordagem centra-se em reter os clientes que procuram os serviços da OUTCUBE Visuals.
Quais foram as maiores dificuldades no ato de criação e no lançamento do negócio?
Uma das principais dificuldades durante o processo inicial foi estruturar o plano de negócios, uma vez que eu não possuía conhecimentos técnicos necessários. Foi importante colocar todos os detalhes no papel e pensar estrategicamente.
Se tivesse que mudar alguma coisa no seu trajeto profissional, o que seria? O que teria feito de diferente?
Teria iniciado o projeto OUTCUBE Visuals mais cedo, talvez uns seis ou sete anos antes, mas reconheço a importância da experiência adquirida ao longo do caminho, onde cada projeto em que trabalhei proporcionou aprendizagens valiosas.
Quais as vantagens e desvantagens de avançar com um projeto próprio?
Avançar com um projeto próprio implica uma diversidade de responsabilidades que, anteriormente, noutras experiências profissionais eram distribuídas por diversas pessoas, num trabalho de equipa. Agora, para além do design e visualização de arquitetura, assumo funções de comercial, responsável pela análise de orçamentos, pela aquisição de hardware, pela pesquisa de preços, entre outras responsabilidades cruciais que recaem inteiramente sobre mim.
Embora essa multiplicidade de funções exija um esforço significativo, há vantagens inegáveis. Talvez a principal seja a gestão do tempo e a flexibilidade que me permite escolher nos projetos que pretendo abraçar.
Quais as soft skills que considera essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso?
Destaco a empatia, não estou a falar apenas de empatia com os clientes e parceiros, falo de empatia com os próprios projetos, termos a preocupação e vontade de depositar o nosso melhor em cada projeto. Essa conexão permite entregar um trabalho de qualidade, resultando em produtos com os quais tanto o empreendedor quanto o cliente se sintam confortáveis e satisfeitos.
Além disso, uma gestão eficiente do tempo é outra característica crucial para o sucesso como empreendedor.
O equilíbrio entre a gestão do tempo e a empatia com os projetos é essencial para garantir que a dedicação aos projetos não se torne excessiva, permitindo ao empreendedor entregar produtos de qualidade sem sacrificar o seu bem-estar.
Que conselho/s daria a alguém que quer abrir o seu negócio?
Ter uma clara compreensão do que pretende fazer profissionalmente, de modo a que cada dia de trabalho se transforme numa experiência positiva e gratificante.
Quais as vantagens de estar associado a um programa de empreendedorismo como o Torres Inov-e?
A dinâmica de atividades e seminários proporciona uma oportunidade valiosa para aprender e fazer networking. Também a receção regular de informações sobre apoios, webinars e recursos relevantes é uma fonte valiosa de conhecimento.
Numa fase inicial de arranque de um projeto, destaco a possibilidade de usufruir de um espaço de trabalho com custos reduzidos, equipado com todas as infraestruturas necessárias. Essa oferta não apenas otimiza os recursos financeiros, mas também cria um ambiente propício para a colaboração e troca de ideias entre empreendedores.
STARTUPS EM DESTAQUE | ANTERIORES
Em Novembro, demos destaque à COOPRATIVA, startup incubada no Torres Inov-e, através de uma conversa com os 3 fundadores: Tiago Pimenta, André Moreira e Simão Dias.
Conversa completa:
Em Julho, demos destaque à HUBWEB – Smart Ideas & Solutions, startup incubada no Torres Inov-e, através de uma conversa com a fundadora, Márcia Malvina.
Conversa completa:
Em Junho, demos destaque à PIXAIR, startup incubada no Torres Inov-e, através de uma conversa com o fundador, Pedro Brasil.
Conversa completa:
EMPREENDE XXI https://empreendexxi.pt/
A incubadora TORRES INOV-E é credenciada pelo IEFP como Entidade de Acompanhamento (EA), para prestar apoio aos promotores e respetivas empresas, no âmbito da medida Empreende XXI. Este é um programa que ajuda a criar, desenvolver e financiar o teu novo projeto empresarial, desenvolvido pela Startup Portugal e pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A medida de apoio à criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais por pessoas inscritas no IEFP, através das seguintes modalidades de apoio:
- Apoio financeiro ao investimento elegível para a criação de empresas;
- Apoio financeiro à criação do próprio emprego;
- Mentoria e consultoria especializada na área do empreendedorismo para reforço de competências e para a estruturação e consolidação do projeto;
- Possibilidade de instalação em incubadoras, sempre que necessário, bem como de acesso a outras atividades complementares, nomeadamente materiais didáticos, bootcamps e seminários.
São destinatários da medida as pessoas que apresentem uma ideia de negócio económico-financeiramente viável, inscritas no IEFP.
O Apoio financeiro é até 85 % do total do investimento elegível, nas seguintes modalidades:
- Subsídio não reembolsável, até ao limite de 40% do investimento elegível, com possibilidade de majorações.
- Empréstimo sem juros, até ao limite de 45% do investimento elegível.
Informação mais detalhada: https://empreendexxi.pt/, ou contactar o Torres Inov-e através do email: torres.inov-e@estufa.pt.
PORTUGAL 2030
Brevemente mais informações.
LOCALIZAÇÃO
No mapa estão sinalizadas as zonas de localização dos espaços. Consulte abaixo as diferentes lojas/escritórios dentro de cada zona.
ZONA 1
Rua Paiva de Andrada, nº 13 A r/c
2560-357 Torres Vedras
88 m2
ZONA 3
Rua Dr. José Eduardo César nº 4 2º Andar Letra C
2560-706 Torres Vedras
31 m2
Rua Dr. José Eduardo César nº 4 2º Andar Letra D
2560-706 Torres Vedras
47 m2
Rua José Eduardo César, nº 4 E
2560-706 Torres Vedras
30 m2
ZONA 4
Rua Miguel Bombarda nº 2 C Loja 3
2560-353 Torres Vedras
15 m2
Rua Miguel Bombarda nº 2 Sala 1º C
2560-353 Torres Vedras
14 m2
UMA INICIATIVA DE:
PARCEIROS:
PRÓXIMO(S) EVENTO(S):
9 NOV | NO-CODE Portugal
EVENTOS DECORRIDOS
SEMANA INOV-E – EMPREENDER EM TORRES VEDRAS
A 9 É DIA DE INOV-E!
9 MAI 2024
9 ABR 2024
9 SET 2023
9 SET 2022
9 MAI 2022
9 FEV 2022
9 SET 2021
9 DEZ 2020
9 NOV 2020
9 OUT 2020
9 SET 2020
9 JUN 20
9 SET 19
9 MAI 19
9 ABR 2019
9 FEV 2019
9 JAN 2019
9 ABR 2018
9 JAN 2018
9 DEZ 2017
9 NOV 2017
9 JUN 17
9 JAN 2017
9 DEZ 2016
9 NOV 16
9 JUN 2016
9 ABR 2016
9 JAN 2016
9 DEZ 2015
9 OUT 15
9 JUN 2015
9 MAI 2015
9 ABR 2015
9 MAR 2015
9 FEV 15
9 JAN 15
9 DEZ 2014
9 NOV 2014