TORRES INOV-E
EMPREENDE XXI

A incubadora Torres Inov-e é credenciada pelo IEFP como Entidade de Acompanhamento (EA), para prestar apoio aos promotores e respetivas empresas, no âmbito da medida Empreende XXI.
EMPREENDE XXI é um programa que ajuda a criar, desenvolver e financiar o teu novo projeto empresarial, desenvolvido pela Startup Portugal e pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.
STARTUP PORTUGAL

STARTUP VOUCHER
O StartUP Voucher dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial.

STARTUP VISA
A incubadora TORRES INOV-E é certificada pelo IAPMEI no âmbito do Programa StartUp Visa, que se destina ao acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal.

VALE INCUBAÇÃO
A incubadora TORRES INOV-E é acreditada para acolher as startups que beneficiarão dos Vales Incubação, medida de apoio criada pelo Governo, os quais se inserem na estratégia nacional para o empreendedorismo.
Os projetos têm acesso a um apoio financeiro de 7.500 euros e serão instalados no espaço Torres Vedras LabCenter, local de incubação física do TORRES INOV-E.

TORRES INOV-E ADERE À REDE NACIONAL DE INCUBADORAS
TORRES INOV-E adere à Rede Nacional de Incubadoras, promovendo a cooperação e a partilha de recursos e de conhecimento.
A Rede Nacional de Incubadoras é uma iniciativa integrada na estratégia “Startup
Portugal”, que tem como objetivo identificar, mapear e interligar as incubadoras e aceleradoras existentes no País, criadas por iniciativa de universidades, polos científicos e tecnológicos, autarquias, empresas privadas ou entidades estrangeiras.
Visa também identificar e suprir lacunas a nível regional e sectorial e promover a cooperação e partilha de recursos físicos e de know-how, de redes de mentores e investidores, promover a formação dos seus gestores, a profissionalização dos serviços oferecidos a empreendedores e empresas incubadas e um aumento da competitividade das incubadoras portuguesas, a nível nacional e internacional.
O TORRES INOV-E é uma das 19 incubadoras que constituem a RIERC – Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro, um fórum regional de reflexão estratégico no contexto do empreendedorismo, bem como motor para a promoção de dinâmicas de interação e articulação entre os diferentes membros da Rede.
+ INFO https://rierc.pt/home

SELO +E+I
A iniciativa TORRES INOV-E recebeu o “Selo +e +i” concedido pelo Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i) pela importância da sua contribuição para o estímulo da cultura e das práticas de empreendedorismo e inovação em Portugal.
TORRES INOV-E - O QUE É?
TORRES INOV-E é um programa orientado para o acolhimento de propostas de negócios assentes em ideias novas e diferenciadoras ou capazes de reinventar negócios já existentes, criado pela Associação Estufa – Plataforma Cultural e pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
O TORRES INOV-E faz uma clara aposta na Economia Baseada no Conhecimento, isto é, numa economia pós-industrial em que o capital tem base intelectual (capital humano), que a prazo se tornará numa nova indústria estratégica da Região e contaminará positivamente o restante tecido empresarial e a sua dinâmica, acrescentando competitividade ao Concelho de Torres Vedras.
Sustentado na Qualidade de Vida do concelho (mar e campo), na sua proximidade geográfica à capital (apenas 30 minutos) e no facto de sermos o primeiro concelho a norte de Lisboa na zona de convergência do Portugal 2020, o TORRES INOV-E quer atrair e reter conhecimento, criatividade e talento na região e potenciar e diversificar os seus motores de desenvolvimento socioeconómico.
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO TORRES INOV-E SÃO:
- Estimular o ecossistema empreendedor no Concelho de Torres Vedras;
- Motivar o aparecimento de novos negócios no Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras, proporcionando aos investidores que ali se queiram instalar condições favoráveis ao desenvolvimento do seu negócio, com custos controlados para as start-up’s;
- Contribuir para a criação de um cluster estratégico na região, assente no conhecimento, na criatividade e no talento das pessoas e que potencialmente se venha a constituir como um dos seus motores de desenvolvimento socioeconómico;
- Acrescentar competitividade ao ecossistema empresarial do Concelho de Torres Vedras por via do potencial envolvimento dos sectores económicos tradicionais com as indústrias culturais e criativas, as TIC’s e a I&D.
O TORRES INOV-E SUBDIVIDE-SE EM 3 EIXOS DE ATUAÇÃO:




TORRES INOV-E CENTRO CRIATIVO
O TORRES INOV-E Centro Criativo é uma incubadora de negócios, que pretende dinamizar e revitalizar o Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras, com negócios que assentem no conhecimento, no talento e na criatividade das pessoas.
O TORRES INOV-E Centro Criativo pretende estimular o empreendedorismo, proporcionando um conjunto de ferramentas para o aparecimento de novos negócios com custos controlados para as start up’s.
Este eixo dirige-se a novos negócios, ou a negócios constituídos há menos de um ano, que revelem características inovadoras e diferenciadoras, enquadradas no campo da economia do conhecimento e da criatividade.
O TORRES INOV-E Centro Criativo dispõe de 2 modelos de incubação física:
- Incubação física tradicional no Torres Vedras LabCenter (Espaço com as seguintes valências: gabinete de gestão, salas de formação, sala de reuniões, salas de trabalho/salas com postos de trabalho, auditório, sala de convívio, copa, átrios e zonas de circulação)
- Incubação a céu aberto no Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras com rendas crescentes e controladas, promovendo a ponte entre os proprietários de imóveis desocupados e os empreendedores, com o objetivo de motivar o aparecimento de novos negócios com custos controlados para as start-up’s.
Disponibiliza ainda os seguintes benefícios para os empreendedores:
- Consultadoria de gestão e acompanhamento do negócio;
- Mentoria dinamizada por rede de parceiros universitários;
- Acesso à Rede de Apadrinhamento de novos negócios;
- Apoio e informação sobre candidaturas e financiamentos;
- Benefícios nos serviços prestados pela rede de parceiros, em diferentes áreas: Contabilidade, Design, Jurídica, Seguros, Formação profissional, etc.;
- Apoio à instalação do negócio;
- Dinamização de eventos/workshops que potenciem o networking;
- Agilização no processo de licenciamentos.

TORRES INOV-E NEGÓCIOS
O TORRES INOV-E + Negócios tem como objetivo apoiar a criação de novos negócios ou a relocalização de negócios já existentes para o Concelho de Torres Vedras.
Este eixo do programa TORRES INOV-E apoia-se numa relação de proximidade com as freguesias do concelho.
O TORRES INOV-E + Negócios agrega os seguintes benefícios:
- Consultadoria de gestão e acompanhamento do negócio;
- Apoio à (re)localização do negócio;
- Mentoria dinamizada por rede de parceiros universitários, para projetos com menos de um ano;
- Acesso à Rede de Apadrinhamento de novos negócios;
- Apoio e informação sobre candidaturas e financiamentos;
- Benefícios nos serviços prestados pela rede de parceiros, em diferentes áreas: Contabilidade, Design, Jurídica, Seguros, Formação profissional, etc;
- Dinamização de eventos/workshops que potenciem o networking;
- Agilização no processo de licenciamentos.

TORRES INOV-E NUVEM
O TORRES INOV-E Nuvem destina-se a apoiar empresas que querem localizar a sua sede social no Concelho de Torres Vedras.
O TORRES INOV-E Nuvem agrega os seguintes serviços:
- Domiciliação fiscal da sede social da empresa;
- Serviço de gestão do correio domiciliado;
- Consultadoria de gestão e acompanhamento do negócio;
- Apoio e informação sobre candidaturas e financiamentos;
- Benefícios nos serviços prestados pela rede de parceiros, em diferentes áreas: Contabilidade, Design, Jurídica, Seguros, Formação profissional, etc.;
- Dinamização de eventos/workshops que potenciem o networking;
- Agilização no processo de licenciamentos.

ATELIER SUZANA BASTOS
Plataforma de ensino de cursos de profissionalização nas áreas de Gastronomia e afins.

ENJOY OMNY
Quiosques inteligentes 24/7 para um rápido e confortável acesso a comida saudável.

GREEN DETERMINATION
Desenvolve tecnologias para prolongar a vida útil dos produtos agrícolas.

NTPE
Investigação, desenvolvimento e comercialização de transístores e de biossensores eletrónicos de papel.

RLM INTERNATIONAL
Empresa especializada na criação de produtos/marcas FMCG diferenciados e inovadores destinados aos Mercados Internacionais.

TERRAFERRO
Engenharia e gestão de obra.
STARTUP EM DESTAQUE | JUNHO 2023
Em Junho, damos destaque à PIXAIR, startup incubada no Torres Inov-e, através de uma conversa com o fundador, Pedro Brasil.
PIXAIR

Pedro Brasil, Fundador da PIXAIR, formado em Engenharia Aeroespacial, pela Universidade de Kingston, Reino Unido, 2001.
Como surgiu a ideia da PIXAIR?
A PIXAIR nasce depois de vários anos de experiência profissional na área da aeronáutica. Decidi fazer aquilo que gosto, independentemente de qual fosse o resultado, mas com a certeza que estava a surgir um novo mercado de serviços na utilização dos drones. O fascínio das imagens aéreas, por si só, era muito útil, mas começaram a surgir desenvolvimentos na área da sensorização com informações muito detalhadas. Decidi avançar e a PIXAIR nasce em setembro de 2019. Considero um resultado do esforço e trabalho e numa orientação muito focada nos objetivos a que me propus.

Quais as vantagens competitivas que a PIXAIR oferece?
Na PIXAIR dispomos de excelentes equipamentos e procuramos estar na vanguarda. Os serviços que vendemos prendem-se com a observação da terra, com a recolha do máximo de informações para diferentes tipos de mercados, como por exemplo floresta, monitorização da qualidade do ar, erosão costeira ou qualidade das águas. Mas acima de tudo com o desenvolvimento de soluções novas para os problemas da atualidade, relacionados com o impacto das alterações climáticas ( Erosão Costeira, projetos SIMEC e Simshore), Florestas (projeto SIMIV – Sistema Integrado de Monitorização dos índices vegetativos) e outros para o futuro apontados à neutralidade carbónica, mobilidade urbana, e aproveitamentos energéticos naturais para redução de consumo de energia gerada a partir de combustíveis fósseis.
Quais os principais desafios com que se deparou desde a ideia de negócio até à conquista de mercado?
A empresa surge no início de uma pandemia que, olhando agora para trás, acabou por ser estrategicamente determinante. Na dificuldade e ausência de trabalho, foi altura de aproveitar para estar à frente do computador e passar todas as ideias para o papel e estruturá-las. Daí resultaram dois projetos que foram aprovados e que deram uma maior estrutura ao negócio.
Como foi a sua experiência em criar uma Startup em Portugal?
De uma forma geral, positiva. As questões burocráticas ou administrativas na criação são ultrapassadas com a ferramenta da “Empresa na Hora”. A parte contabilística, essa sim mais preocupante, mas uma boa assessoria será um braço direito para o justo cumprimento das responsabilidades. Contudo, não posso deixar de referir que sinto que em Portugal, existe alguma falta de apoio no domínio fiscal e um excesso de carga fiscal.
Se tivesse que mudar alguma coisa no seu trajeto profissional, o que seria? O que teria feito de diferente?
Teria lançado muito mais cedo o meu próprio negócio. Fui demasiado cauteloso e não quis logo arriscar. Agora tenho a sensação que devia ter ido atrás da minha paixão mais cedo. Mas as coisas são como são, e se hoje o resultado é este… é porque foi no tempo certo e na maturidade certa.
Quais as vantagens e desvantagens de avançar com um projeto próprio?
Eu vejo muitas vantagens. Quem tiver uma ideia de negócio, avance. Costumo afirmar que “o pulsado da coisa está nas minhas mãos”. Outra coisa que valorizo bastante, é que sou o responsável pelos meus atos, é um trapézio sem rede por baixo, e isso tem muito que se lhe diga.
Quais a soft skills que considera essencial para se tornar um empreendedor de sucesso?
Acho que é importantíssimo termos um amadurecimento da ideia e a partir daí desenvolver uma estratégia. Este é um trabalho que muitas vezes não é quantificável e exige muita resiliência. Muitas vezes mesmo não estando a trabalhar. Dou por mim a fazer apontamentos de ideias de projetos para o futuro e a alinhar estratégias de desenvolvimento e isso é da maior importância, sabermos para onde queremos caminhar e que objetivos queremos atingir.

Que conselho/s daria a alguém que quer abrir o seu negócio?
Fazer uma avaliação muito séria do potencial da ideia. Quando há uma boa ideia, há que pensar, desenhar e a definir a estratégia. É claro que é importante ser versátil, ter brio no que fazem e nos compromissos que assumem.
Tendo em conta a experiência da PIXAIR ao nível de candidaturas a fundos comunitários, gostaríamos que partilhasse a sua experiência. Qual a melhor estratégia?
A melhor estratégia é não pensar que estes fundos e apoios são apenas para os “outros”. Temos de pôr “mãos à obra” e acreditar que é possível, o não é a única coisa que está garantida à partida, por isso o que vier será ganho, e quanto mais não seja ganha-se aprendizagem e a exposição a erros para serem corrigidos noutras tentativas. As candidaturas podem não ser aprovadas, mas toda a experiência e o trabalho que fazemos até ali não é perdido. A questão é se estamos para isso ou não? E aí, como se costuma dizer… “mais vale quem quer do quem pode”, e é preciso muito querer! Devemos encarar tudo como um aprendizado e não olhar às dores de crescimento. Ouvir um “sim” a uma candidatura aprovada, é então naturalmente muito gratificante.
Quais as vantagens de estar associado a um programa de empreendedorismo como o Torres Inov-e?
São imensas, começando com o espaço onde a PIXAIR está neste momento, onde os custos são reduzidos, o que ajuda no arranque de uma nova empresa, e um espaço com dignidade empresarial onde posso receber pessoas. E depois há uma outra vantagem, que é o acesso à informação, questão fundamental hoje em dia. São muito importantes várias comunicações que recebo do Torres Inov-e, seja de aberturas de calls, avisos de concursos, seminários, webinars, ações de formação que vão acontecendo, entre outros.
Contactos:PIXAIR | FacebookRua Serpa Pinto, 7A, Sala 1 - Torres VedrasEmail: pixair@outlook.comTlm.: 919 995 561

EMPREENDE XXI https://empreendexxi.pt/
A incubadora TORRES INOV-E é credenciada pelo IEFP como Entidade de Acompanhamento (EA), para prestar apoio aos promotores e respetivas empresas, no âmbito da medida Empreende XXI. Este é um programa que ajuda a criar, desenvolver e financiar o teu novo projeto empresarial, desenvolvido pela Startup Portugal e pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A medida de apoio à criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais por pessoas inscritas no IEFP, através das seguintes modalidades de apoio:
- Apoio financeiro ao investimento elegível para a criação de empresas;
- Apoio financeiro à criação do próprio emprego;
- Mentoria e consultoria especializada na área do empreendedorismo para reforço de competências e para a estruturação e consolidação do projeto;
- Possibilidade de instalação em incubadoras, sempre que necessário, bem como de acesso a outras atividades complementares, nomeadamente materiais didáticos, bootcamps e seminários.
São destinatários da medida as pessoas que apresentem uma ideia de negócio económico-financeiramente viável, inscritas no IEFP.
O Apoio financeiro é até 85 % do total do investimento elegível, nas seguintes modalidades:
- Subsídio não reembolsável, até ao limite de 40% do investimento elegível, com possibilidade de majorações.
- Empréstimo sem juros, até ao limite de 45% do investimento elegível.
Informação mais detalhada: https://empreendexxi.pt/, ou contactar o Torres Inov-e através do email: torres.inov-e@estufa.pt.
PORTUGAL 2030
Brevemente mais informações.
LOCALIZAÇÃO

No mapa estão sinalizadas as zonas de localização dos espaços. Consulte abaixo as diferentes lojas/escritórios dentro de cada zona.
ZONA 1

Rua Paiva de Andrada, nº 13 A r/c
2560-357 Torres Vedras
88 m2
ZONA 3

Rua Dr. José Eduardo César nº 4 2º Andar Letra C
2560-706 Torres Vedras
31 m2

Rua Dr. José Eduardo César nº 4 2º Andar Letra D
2560-706 Torres Vedras
47 m2

Rua José Eduardo César, nº 4 E
2560-706 Torres Vedras
30 m2
ZONA 4

Rua Miguel Bombarda nº 2 C Loja 3
2560-353 Torres Vedras
15 m2

Rua Miguel Bombarda nº 2 Sala 1º C
2560-353 Torres Vedras
14 m2
UMA INICIATIVA DE:
PARCEIROS:

A “Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras” teve a sua oitava edição, entre os dias 9 e 16 de março de 2023, com várias sessões destinadas a empreendedores, investidores e para o tecido empresarial.
O arranque deu-se no dia 9, com uma sessão direcionada para quem pretende “Iniciar um negócio”, numa sessão online com a presença de dois oradores, Dulce Forte, da DSolutions que abordou a importância do desenho de um “Modelo de Negócio” coerente e completo, um aspeto chave para a transformação de uma boa ideia num negócio, e os advogados José Maria Sardinha e Teresa Mota Lourenço, do escritório Sardinha Advogados Associados, que destacaram os “Aspetos Legais” respeitantes à criação de uma empresa, com uma análise às questões jurídicas mais relevantes e os procedimentos a adotar quanto à atividade a desenvolver.
A “Marca” foi a tema central do dia 14 de março. Nuno Rodrigues, da DUAL UP Consulting, realizou o “Workshop de Branding e Gestão de Marca”, sintetizando os conceitos base de branding e sua gestão estratégica. Márcia Malvina, da HUBWEB, deu dicas importantes para “Aprender a Comunicar a Marca” e abordou o plano de comunicação da marca. De seguida a temática “Registo de Marcas”, Raquel Mota de Campos, do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, apresentou as vantagens da proteção da marca e as diferentes vias para a sua obtenção (a nível nacional e internacional) e Frederico Carvalho Pinto, destacado no INPI pelo EUIPO – Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia, apresentou o “Fundo PME 2023”, um regime de subvenções concebido para ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a proteger os seus direitos de propriedade intelectual.
A “Semana INOV-E” terminou no dia 16 de março com a realização, no auditório do Torres Vedras LabCenter, da sessão “Produtividade Consciente”, dinamizada por Luís Gonzaga, Productivity Consultant & Executive Coach, na Full Fill. Os participantes tiveram acesso a dicas práticas para melhorar a sua produtividade, aumentando os seus resultados e o seu bem-estar.
Esta iniciativa contou ainda com três dias destinados à comunidade escolar, com uma aproximação aos futuros empreendedores que envolveu cerca de 380 participantes de diversas entidades escolares: Escola Secundária Madeira Torres, Escola Secundária Henriques Nogueira, ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Núcleo de Formação de Torres Vedras do Instituto Politécnico de Leiria. Estes alunos tiveram a possibilidade de conhecerem o testemunho de empreendedores locais (com projetos incubados no Torres Inov-e), que partilharam a sua experiência: Pedro Brasil da PIXAIR, Thiago Barelli Bet da F-Dreams, Márcia Malvina da HUBWEB e Carlos Couto da OutCube Visuals.
Recorde-se que a realização da “Semana INOV-E” decorre da dinamização do Torres Inov-e, um programa de empreendedorismo com enfoque nos novos negócios assentes em ideias novas e diferenciadoras. Este programa foi criado e é dinamizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Associação Estufa – Plataforma Cultural, agrega atualmente 37 empresas nos seus diferentes eixos de atuação.
Ainda no âmbito deste programa tem vindo a ser dinamizado o ciclo de conferências “A 9 é dia de INOV-E”, que pretende ajudar o empreendedor na sua ideia de negócio. Marcamos encontro no próximo dia 9… consulte a agenda aqui e participe!

24 MAIO 2023 | quarta-feira
APRESENTAÇÃO MEDIDA EMPREENDE XXI
Das 10:00h às 11:30h
Local: Torres Vedras LabCenter [Rua José Eduardo César n.6, Edifício Serpa Pinto | 2560-680 Torres Vedras]
No âmbito da Semana do Empregador, iniciativa associada ao evento “Dias Europeus do Empregador” promovido pela Comissão Europeia (CE) por via da Rede Europeia de Serviços Públicos de Emprego, no próximo dia 24 de maio, numa organização conjunta do IEFP, IP / Centro de Emprego de Torres Vedras, a Agência Investir | Município de Torres Vedras e a Associação Estufa, vai ser levada a cabo uma sessão de informação sobre a medida “Empreende XXI” (apoio ao empreendedorismo).
A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer junto de eventuais empreendedores da região o apoio à criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais por pessoas inscritas no IEFP, IP.
Nesse sentido, vimos convidá-lo(a) a participar na iniciativa em causa, das 10:00h às 11:30h, no Torres Vedras Labcenter (Rua José Eduardo César, nº 6 Torres Vedras).