Escola de Dança Movimento
ESCOLA DE DANÇA MOVIMENTO
A MOVIMENTO é um projecto da ESTUFA – Plataforma Cultural, inserido no seu Serviço Educativo. Aqui, o corpo é expressão, a dança é linguagem, e a aprendizagem acontece em movimento.
Entre os seus membros existem gestores e produtores culturais experientes, bem como bailarinos com formação e prática acumulada em diferentes projectos desenvolvidos com coreógrafos de referência na dança a nível nacional e internacional.
A MOVIMENTO centra a sua actuação na área da dança clássica e contemporânea oferecendo um quadro de professores de excelência. O Yoga e os Pilates surgem, neste enquadramento, como complemento à formação-base de um bailarino mas são também disciplinas frequentadas por outros alunos que não os provenientes da área da dança.
Situada em pleno centro histórico de Torres Vedras, no nº 7 do Largo Dr. Justino Freire (junto à Igreja de Santiago), a escola é um espaço de descoberta, disciplina e criatividade.
Programa Formativo de Disciplinas
Ballet
– Pré-Ballet 3/5 anos
– Ballet Iniciação
– Ballet Intermédio
– Ballet Avançado
Técnica de Dança Clássica
– Técnica de Dança Clássica I >10 anos
– Técnica de Dança Clássica II
– Técnica de Dança Clássica III
– Técnica de Dança Clássica IV
– Técnica de Dança Clássica V
– Barra de Chão
– PBT (Progressing Ballet Technique)
– Ballet Adultos
– Oficina Coreográfica
Dança Criativa
– Dança Criativa nível I 4/6 anos
– Dança Criativa nível II 7/9 anos
Dança Contemporânea
– Dança Contemporânea Kids 7/11 anos
– Dança Contemporânea Iniciação >12 anos
– Dança Contemporânea Intermédio
– Dança Contemporânea Avançado
– Dança Contemporânea Adultos
– Oficina Coreográfica
Danças Urbanas
– Hip Hop Kids 4/7 anos
– Hip Hop nível iniciação
– Hip Hop nível intermédio
– Hip Hop nível avançado
– Hip Hop competição
– Hip Hop adultos
Complementares
– Yoga
– Pilates
– Meditação
A tua oportunidade para dançar começa aqui!
Para mais informações:
secretariado@estufa.pt
936 408 775 (chamada para rede móvel nacional)
SÉRGIO NOÉ QUINTELA
Conhecido artisticamente como Noé, é bailarino, coreógrafo e director artístico. Natural do Porto (1991), formou-se pelo Balleteatro Escola Profissional e é actualmente mestrando na Escola Superior de Dança. Desenvolve trabalho nas áreas da criação coreográfica, pedagogia e direcção artística. Fundador da NO é Artes Performativas e da Noé Dance Studios, lidera projectos com forte componente artística e educativa. Colabora com artistas como Martim Pedroso, Marlyn Ortiz e Benvindo da Fonseca, tendo também experiência em caracterização para televisão (RTP e Porto Canal).
Iniciou o seu percurso na dança aos 13 anos, através de competições de dança de salão. Em 2009, ingressou no Balleteatro Escola Profissional, onde aprofundou a sua formação em dança contemporânea. Trabalhou com coreógrafos como Mathieu Hocquemilher, Cyril Viallon, Inês Bernardo, Gonçalo Lobato, Nicolas Cantillon e Laurence Yadi.
A sua trajectória artística destaca-se pela criação de obras com forte enfoque social e comunitário. Entre os seus projectos mais relevantes encontram-se Djelem (2015), com comunidades ciganas; ser (2018), sobre prostituição e identidade; além de RUIN[ED], confiança, Texturas, frágil, GINGKO e ONIRUS. Em 2022, assinou a coreografia do espectáculo 5,6,7,8 and One, em colaboração com Martim Pedroso e Marlyn Ortiz.
Desde 2015, dirige a Noé Dance Studios e a associação NO é Artes Performativas, mantendo um compromisso firme com a educação artística e a inclusão cultural. Em 2017, fundou também o Noé de Couture, atelier dedicado à criação e aluguer de figurinos para as artes performativas.
Paralelamente ao trabalho artístico, tem investido em formação contínua nas áreas de gestão cultural, caracterização, pedagogia e produção. Leciona desde 2010 em diversas escolas e projectos educativos, orientando aulas de Dança Contemporânea, Criação Coreográfica, Técnica Clássica, Dança Criativa e Partnering.
Colaborou ainda com a RTP e o Porto Canal como profissional de caracterização. Desde 2020, é membro do CID – International Dance Council.
MÓNICA FIGUEIREDO
Natural de Lisboa. Frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional entre 1988 e 1993, donde destaca como principais professores Ana Caldas, Carlos Caldas, Ulrike Caldas, Miguel Lizarro, Cristina Graça e Gabriela Cugumbreiro. Durante o mesmo período, e complementando a formação clássica, frequenta a Escola de Dança Espanhola «Xuventud de Galicia». Sob a direcção das mestras Célia Neves, Teresa Marcelino e Maria João Flor, foi bolseira no Estúdio Sétima Posição.
Entre 2000 e 2013 trabalha como bailarina freelancer em vários projectos de Flamenco com Jorge Marin, Salvador Martínez, Raul Morales e a Companhia de Dança Ai a Dança!.
Leccionou neste período ballet em várias escolas públicas e privadas. Foi bailarina do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) na ópera Carmen e O Gato das Botas (2011-2013); no Festival das Artes em Macau, pela companhia Stella & Artists; e na Companhia de Dança Contemporânea Amálgama. Em 2011 licencia-se pela Escola Superior de Dança / Instituto Politécnico de Lisboa, relevando neste contexto as professoras Vera Amorim, Vanda Nascimento, Barbara Griggi, Teresa Ranieri, Ana Silva Marques, José Grave, Guilherme Dias e Pascale Mosselmans Ismayli.
Participou em acções de Formação de Dança Inclusiva dirigidas por Rafael Alvarez, e em formações de Flamenco com Salvador Martínez, Jesus Ortega, Nacho Blanco e António Castro «Antoñette».
Ainda em 2011, obtém formação como Aluna de Excelência pelo IPD – Instituto Português de Desporto, em Fitness – Aeróbica e Ginástica Localizada. É convidada a leccionar no Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado, estando envolvida em projectos no âmbito das actividades extracurriculares de Dança Criativa e Educação do Movimento (necessidades especiais) em escolas públicas e privadas.
Participou na projecto «Identidade», com direcção artística de Marta Chasqueira, apresentado no Savoy Teattieri, Finlândia, em 2019.
Frequentou formações e seminários para professores, entre eles Metodologia da Escola Cubana, por Martha Iris Fernandes, no Conservatório Internacional de Ballet de Leiria (2018); Metodologia de John Byrne Classical Dance Australia – Programa para Ensino Vocacional em Dança, dirigido por Gyllian Anthony em Lisboa (2018); Música para Aulas de Dança, por Humberto Ruaz (2019); O Treino em Dança, pelo professor Luís Xarez (2019). Realizou em 2019 o Seminário para Professores Dança Clássica – Método Vaganova (5.° e 6.° anos), ministrado por Pedro Carneiro. Concluiu em Julho de 2020 o Seminário para Professores Dança Clássica – Método Vaganova (1.° e 2.° anos), ministrado pelo professor Pedro Carneiro.
Actualmente lecciona vários níveis de Ballet e Estudo Coreográfico na Escola de Dança Movimento. Como bailarina faz parte do Projeto Universus Ensemble (dança fusão) e acompanha audições de formação musical com a pianista Mercedes Cabanach.
Assume, em Maio de 2019, a convite da coordenadora do Serviço Educativo da Associação ESTUFA – Plataforma Cultural, a coordenação técnica do Advanced Dance Program, um programa inovador de ensino artístico com duração de oito anos desenhado para jovens entre os 10 e os 18 anos, onde implementa a Metodologia de John Byrne Classical Dance
Australia – Programa para Ensino Vocacional em Dança, e está a tirar um mestrado em Ensino de Dança.
JOÃO CABAÇA
Conhecido como Bboy Sissone, João Cabaça é formado pela Escola de Dança do Conservatório Nacional (1996 a 2005) e licenciado pela Escola Superior de Dança (2005 a 2008).
Trabalhou em companhias de dança como Kamu Suna Ballet Company, Amálgama Companhia de Dança e Companhia Nacional de Bailado. Tem sido convidado para a criação de novas peças de dança para festivais como Fringe Festival e Macau Arts Festival

No mundo do Hip Hop criou a Funky Flex Crew e faz parte da Crew Dance Forever, GoRealUs e Zulu Nation Portugal.
Durante muitos anos participou em inúmeras competições de dança Hip Hop, entre as quais destaca a Eurobattle, LxShowdown, Jazzy Battle, Lets Battle, Doble K.O., Convenção Internacional Hip Hop Dance Algarve e Street Dance Awards. Foi convidado a integrar o corpo docente dos Cursos de Primavera da Escola de Dança do Conservatório Nacional.
Trabalhou regularmente com a Câmara Municipal de Cascais na criação de espectáculos de Dança Hip Hop na Geração C. (programa de desenvolvimento da comunidade mais jovem de Cascais), assim como na inauguração da Biblioteca de Marvila, onde orientou workshops de Break Dance para toda a comunidade.
Tem sido convidado a integrar o palco em vários festivais: STREET DANCE do Rock In Rio, Festival Ink Vibrations, Lisboa Mistura, Cascais Geração Stage, entre outros. Nos últimos anos também se dedicou às competições coreográficas de Hip Hop, em grupo e a solo, onde os seus alunos obtiveram excelentes classificações a nível nacional e mundial.
Há alguns anos demonstra uma grande paixão pelo ensino e pela transmissão dos seus conhecimentos junto da próxima geração, colaborando com várias escolas da zona de Lisboa.
Criou a música e o conceito e coreografou o vídeo de dança Duas Gotas, para o programa Emergência Cultural do Teatro-Cine de Torres Vedras, em colaboração com a Escola de Dança Movimento.
Integrou o quadro de professores da Movimento em 2015. Inicia o ano lectivo de 2020 na Movimento com aulas de Dança Contemporânea Iniciação, Hip Hop nível Iniciado, Intermédio e Avançado. Lecciona também as disciplinas de Técnica de Dança Clássica (rapazes) e Pas de Deux.
INÊS GOMES

Inês Gomes, natural de Lisboa, inicia a sua formação em dança na Academia de Dança de Lisboa aos 4 anos de idade (2004), passando mais tarde para a formação de bailarinos da escola de dança Dance Spot, onde desenvolve competências técnicas e artísticas de
dança Clássica (método Vaganova), Contemporânea e Jazz (2012-2018), da qual destaca os professores Rita Galo, Ângela Clemente, Rui Reis, Benvindo da Fonseca, Patrícia Henriques, Daniel Cardoso e Gabriel Fratian.
Com 18 anos ingressa no Curso Integral 2018/2020 da FOR Dance Theatre da Companhia Olga Roriz. Ao longo do curso teve a oportunidade de trabalhar com Olga Roriz, Miguel Moreira, Cláudia Dias, Lígia Soares, Bruno Alexandre, Catarina Câmara, Sara Carinhas, Félix Lozano, Vítor Hugo Pontes, Magalie Lanriot, Beatriz Batarda, Rafael Alvarez e Teresia Björk, entre outros.
É através deste curso que é convidada a participar numa videodança de Miguel Moreira, celebrando o Dia Mundial da Dança em tempo de quarentena.
Mais recentemente, trabalhou com a Ordem do O no espectáculo «Corpo Anímico», colaborou com a revista More or Less enquanto modelo (número 5), e realizou o cenário da 10.ª edição do Laboratório de Dança da Associação Estufa.
Actualmente é professora de dança na Escola Movimento em Torres Vedras. Frequenta a Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança. Desenvolve, em simultâneo, a sua primeira criação com o bailarino Hugo Cabral Mendes, «A Maior Flor do Mundo», que se estreou em Fevereiro de 2022.
JOANA DOMINGOS

Joana Domingos licenciou-se em Dança na Escola Superior de Dança com média global de 16 valores, em 2018.
Realizou o curso de Progressing Ballet Technique, para monitores de Dança Inclusiva, e uma formação em Dança Inclusiva com Adam Benjamin. Ao longo deste percurso trabalhou com coreógrafos como Marco da Silva Ferreira e Madalena Vitorino.
Participou no programa Erasmus na Escola de Arte Dramática de Múrcia, em Espanha, onde pôde fortalecer a sua técnica artística e capacidade de interpretação.
No decorrer da licenciatura foi descobrindo o seu caminho ao contactar com a Dança Inclusiva, tendo colaborado com a CiM/Vo’Arte, prestigiada companhia de dança portuguesa com trabalho apoiado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Gulbenkian na área da Dança Inclusiva.
Frequentou o Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social, na Universidade da Beira Interior e na Universidade de Salamanca, na tentativa de fazer uma ponte entre o Empreendedorismo, a Inovação Social e a Dança.
Terminou em 2021 uma Pós-Graduação em Treino da Dança, na Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, orientada pelo professor Luís Xarez.
Actualmente é professora de dança e integra o quadro docente do Serviço Educativo da Associação Estufa/Escola de Dança Movimento, e está a tirar o Mestrado de Ensino de Dança.
PATRÍCIA ROSADO
Foi bem cedo, e através do desporto, que Patrícia Rosado percebeu que a Fisioterapia era a carreira que queria seguir. Licenciada em Fisioterapia em 2010 pelo Instituto Politécnico de Setúbal, é professora de Pilates Clínico desde 2011.
Estudante para a vida e sempre à procura de mais respostas, é osteopata certificada pela Escola Internacional de Terapia Física (ESITEF) e encontra-se neste momento a realizar o Curso de Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid. Entre cursos de correcção postural e Pilates Clínico, foi-lhe possível perceber que, mais do que restabelecer a saúde, é preciso prevenir e educar, e o Pilates veio dar essa ponte e responder a essa necessidade, sendo uma modalidade de acesso e proximidade a toda a população.
Trabalha como fisioterapeuta no Centro Hospital do Oeste e exerce clínica privada no centro Biofisio.

RICARDO AMBROZIO
Nascido no Sul do Brasil, Ricardo Ambrozio viveu no Rio de Janeiro. Frequentou a Faculdade Angel Vianna durante dois anos. Com a idade de 20 anos deixou o Brasil para ir para Lisboa, para frequentar a Escola Superior de Dança e trabalhar com algumas companhias (Companhia de Dança de Almada, Companhia Instável). Nessa época também começou a desenvolver o seu próprio trabalho como coreógrafo e professor, através da mistura de todas as influências que tinha experimentado na dança, com a energia e a força que o caracterizam.

GALA FINAL 2022/2023
O SONHO DE PETER PAN
Ao longo destes dois dias, centenas de bailarinos — crianças, jovens e adultos — transportam todos os seus sonhos para o palco, convidando-nos a sonhar com eles.
Dois espectáculos distintos, inspirados na obra original de Sir James Matthew Barrie e com música de Silvio Amato, dão vida à história de Peter Pan, o menino rebelde que se recusava a crescer. Através desta viagem mágica, o público é conduzido a um mundo onde tudo é possível, desde que se tenha coragem para imaginar.
Entre fadas, piratas, índios e muito pó mágico, embarcamos neste sonho à procura de um espaço de partilha e amor, onde os valores da amizade e do respeito se revelam essenciais para nos ajudar a crescer — mesmo que só um bocadinho.
GALA FINAL 2023/2024
ENTRE VÉUS E ODALISCAS
Durante dois dias, mais de duas centenas de bailarinos trazem ao palco todos os seus sonhos e convidam-nos a mergulhar na mágica e misteriosa Pérsia Antiga.
Inspirados pelo bailado La Bayadère, com música de Ludwig Minkus, dançamos entre véus e odaliscas uma história encantada do Oriente, onde serpentes e feiticeiras nos deslumbram com cor, mistério e magia. No coração do antigo reino da Pérsia, celebra-se o festival Sepandârmazgân — uma homenagem ao Amor.
O sultão Shah Zaman apresenta as suas filhas ao povo, celebrando a sua beleza, sabedoria, criatividade e coragem. Desde então, esta festividade é dedicada às mulheres, um dia em que os homens as devem honrar com presentes e gestos de respeito. Que comecem os festejos!
DANCE WORLD CUP - MARÇO DE 2025
Em Março de 2025 rumámos até ao norte do país para participar no Dance World Cup.
A competição começou a sorrir para a nossa pequena Íris Martins que obteve um incrível 3° lugar com a variação Raddish do ballet Cipollino.
A aluna Rosa Antunes dançou numa das categorias mais difíceis do evento, repertório clássico, no escalão sénior, obtendo o 5° lugar com a variação Cisne Negro.
A primeira coreografia de hip-hop apresentada no Dance World Cup pelas alunas Íris Martins e Diana Covas (Super Super) levou a melhor na categoria de Children Duet/Trio em Street Dance, ficando em primeiro lugar.
Chegou a vez dos Junior Duet/Trio em Street Dance no qual Lara Dias e Dalila Inácio (A Joke On You) ficaram classificadas em 3° lugar e Mariana Martins e Eduarda Teotónio (Big Girl Connection) em 4° lugar.
Destaque também para o 3° lugar de Inês Ferreira, Patrícia Alfaia e Susana Pereira (Bounce Queens) na categoria de Senior Duet/Trio em Street Dance.
Todos estes alunos ficaram classificados para o Europeu em Burgos, Espanha em Julho de 2025.
As coreografias apresentadas no Dance World Cup são da autoria dos coreógrafos e João Cabaça, Mónica Figueiredo e Ricardo Ambrozio, professores da Escola de Dança Movimento.
ADÁGIO - ENCONTRO NACIONAL DE DANÇA - ABRIL 2023
Tomé Ferreira
O bailarino torriense Tomé Ferreira, de 18 anos, foi premiado este mês de Abril com uma bolsa de 3 anos para prosseguir os seus estudos superiores de dança em Munique, na Alemanha.
Tomé participou no ADAGIO – Encontro Internacional de Dança e conquistou o 1º prémio a solo em Dança Contemporânea com a coreografia “Desilusão” de João Cabaça.
Para além da atribuição de Bolsa de Estudos pela IWANSON INTERNACIONAL SCHOOL OF CONTEMPORARY DANCE, classificou-se em primeiro lugar na categoria sénior de dança contemporânea, no Dance Open Miami, nos Estados Unidos. Ganhou o People’s Choise Award e recebeu uma bolsa de verão para estudar dança em Denver. Foi ainda nomeado Ambassador pela Organização do Dance Open America. O Tomé recebeu dois “Diamonds”, a classificação máxima obtida nas duas coreografias que lhe valeu o convite para atuar na gala do Miami Grand Prix Finals, junto de grandes nomes do bailado clássico do American Ballet Theatre.
Rosa Antunes
A nossa aluna Rosa Antunes foi premiada com uma bolsa de estudos de um curso de Verão pela IWANSON INTERNACIONAL SCHOOL OF CONTEMPORARY DANCE, em Munique – Alemanha
Júlia Santos
A nossa aluna Julia Santos foi premiada com uma bolsa de estudos de um curso de Verão pela IWANSON INTERNACIONAL SCHOOL OF CONTEMPORARY DANCE, em Munique – Alemanha
ALL DANCE PORTUGAL 2023
Escola de Dança Movimento abre temporada de competições de dança com 3º lugar em Contemporâneo
Um grupo de 13 pequenas bailarinas da Escola de Dança Movimento, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, receberam o 3º lugar em Dança Contemporânea no escalão Open Júnior, na Competição All Dance 2023.
O concurso de dança, que se realizou em Santa Maria da Feira entre 31 de março a 6 de abril, recebeu 2.800 bailarinos de 120 escolas e companhias de dança de todo o país, no que constitui o maior evento nacional de dança do ano tanto em número de participantes como em termos de público.
Sob a direção artística da Professora Inês Gomes, o grupo de dança contemporânea apresentou-se no grande palco do Europarque com a coreografia “Valquírias”. Representaram a Região Oeste as alunas Sara Correia, Diana Santos, Neuza Veloso, Amélie Caetano, Madalena Quintans, Rita Brito, Clara Cardoso, Catarina Policarpo, Camila Nolan, Maria Jorge, Lara Silva, Inês Correia e Érica Oliveira, que partiram cheias de energia do centro histórico de Torres Vedras às 5h da manhã do dia 4 de abril, rumo ao All Dance Portugal.
Mónica Figueiredo, coordenadora técnica da Escola de Dança Movimento / Associação ESTUFA, destacava na primeira experiência destas alunas tão novas, não só “a força e a beleza da coreografia criada e os detalhes dos figurinos produzidos mas, sobretudo, e a sensibilidade e carinho com que a professora responsável pelo grupo o dirigiu”.
E porque no dia seguinte, a 5 de Abril, partia a maior delegação da Escola de Dança Movimento para a modalidade de Hip-Hop, grupo de 21 alunos dirigidos pelo Professor João Cabaça que recebeu 8 premiações em 11 coreografias apresentadas, a ida ao Porto para este pequeno grupo de alunas da modalidade de contemporâneo só se fez possível com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. Os bailarinos da Escola de Dança Movimento foram também apoiados pela Associação de Socorros de Dois Portos e pela empresa Tecauto – Volkswagen.
A coreografia “Valquírias” foi apresentada pela primeira vez no palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, na gala final da Escola de Dança Movimento, em Julho de 2022. A gala, intitulada !Solo Goya! recebeu o mote nas cores e temáticas deixados pelos quadros do pintor Francisco de Goya. A obra de Goya, considerado o mais influente artista espanhol do final do século XVIII e começo do séc. XIX, serviu de inspiração aos quadros coreográficos apresentados no espectáculo e inspirou também a coreografia “Valquírias”.
Goya é um dos primeiros artistas a retratar em “A Maja desnuda”, uma mulher nua, com toda a sua força, beleza e sensualidade. Um acto revolucionário à época uma vez que projeta uma imagem de uma mulher despida, desvinculada de qualquer referência mitológica ou religiosa, os únicos nus permitidos e conhecidos à época. Nas palavras de Magda Matias, Diretora Artística da Associação ESTUFA, esta coreografia eleva-se como “um hino às Mulheres, um grito que nos convoca para a sua Força, Sensibilidade e Beleza”, constituindo-se também como “um hino às nossas alunas. Para que sejam sempre umas guerreiras”.
A Associação ESTUFA tem parceria institucional com a Câmara Municipal de Torres Vedras e recebe apoio das empresas A3 – Artes Gráficas, Alencastre.net, Publicorte, KMP, Magna – Sociedade de Advogados, Querida Sofias Dias, Fisioeste, Rascunho Design, e Cyclopnet.
Dança Contemporânea - All Dance - Professor Cabaça
Dueto – 1º lugar Adriana Matos e Maria Inês Bernardes – Pré-Jovens (11-14 anos)
Solo de Hip Hop 1º lugar Diana Tobias Pré-Jovens (11-14 anos)
Competição Grupo B 2º lugar na categoria de grupos de Hip Hop Pré-Jovens (11-14 anos)
Hip Hop Trios Tomé Ferreira Yara Rosário Leonor Malhado 2º lugar e Carolina Pinto Susana Pereira Dalila Inácio 3º lugar Open Jovens e Adultos (15 em diante)
Hip Hop Competição Grupo A 1º lugar na categoria de grupo grande de Hip Hop Open Jovens e Adultos (15 em diante)
Duetos Hip Hop 2º lugar Ângela Silva e Joana Silva Open Jovens e Adultos (15 em diante)
Duetos Hip Hop 3º lugar Sara Cardoso e Dalila Inácio Jovens (15-17 anos)