1ª Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras (2014)

A SEMANA INOV-E – Empreender em Torres Vedras decorreu de 21 a 28 de março de 2014, com diversas sessões direcionadas a empreendedores, investidores, ao tecido empresarial, bem como ao público escolar.

 

Ao longo da semana, a adesão dos participantes foi bastante satisfatória, uma vez que recebemos um total de 181 inscrições. De salientar que mais de 50% dos inscritos, estiveram presentes em mais do que uma sessão, ou até mesmo em todas as sessões realizadas.

Dia 21

17h00 – Mesa redonda: Micro-Crédito, solução para novas empresas?

Participação de: BCP, CGD, BES, BPI, MG, Associação Nacional Direito Crédito.

18h30 – Apresentação do programa TORRES INOV-E, por Rui Estrela

18h45 – Intervenção do Presidente da CMTV, Carlos Miguel

19h00 – Assinatura de protocolos entre a Estufa e a CMTV

19h30 – Pastel de Feijão de honra

Dia 22

10h30 – Oficina de desenho (jovens e crianças)

11h00 – Workshop Design Thinking

15h30 – Mesa redonda: Incubadoras – o que são, como funcionam?
Participação de: ABC/Parque Tecnológico (Óbidos), Silos – Contentores Criativos (Caldas da Rainha); DNA Cascais (Cascais); Start Up Lx (Lisboa); Oliva Creative Factory (São João da Madeira), Fábrica de Santo Thyrso (Santo Tirso).

Dia 24
18h30 – Mesa redonda: Ecossistemas Empreendedores

Participação de: Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação, Rede Oeste Empreendedor (OesteCim), Câmara Municipal de Torres Vedras, ISPO.

Dia 25

18h30 – Mesa redonda: Financiamento – quais os apoios às PME?

Participação de: IAPMEI, IEFP, LeaderOeste, SGM Lisgarante, Estratégia 2020 OESTE (SPI)

Dia 26

18h30 – Mesa redonda: Financiamento Privado – Business Angels e Capital de Risco, o que são?

Participação de: Federação Nacional Business Angels, Fundo Bem Comum (ACEGE), Oxy Capital, empresários apoiados por BA ou CR

Dia 27

18h30 – Todas as empresas nascem de uma ideia
Participação de: ACIRO + empresários regionais
21h30 – Empreender na Coisa
Participação de: jovens empresários regionais

Dia 28

16h00 – Transformar uma ideia num negócio. Como? Por AUDAX-ISCTE

19h00 – Evento Ignite Portugal sob o tema “Inove no Oeste”

 

Foram também realizadas Sessões Especiais com as Escolas: Externato de Penafirme, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste e com o Agrupamento de Escolas Madeira Torres.

2ª Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras (2015)

Primeiro ano do “Torres INOV-E” foi assinalado com semana de atividades

Ideias simples mas criativas podem dar origem a excelentes iniciativas e negócios.

Tal foi demonstrado (a contra relógio…) no Ignite Torres Vedras, que teve lugar no dia 19 de março, no Edifício Transforma, sob o mote “Adeus Inverno… Olá Ideias!”.

Na ocasião foram apresentados os projetos:” DAR Um projeto de amor” (por um conjunto de voluntárias), “Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação” (por Cátia Bárbara Candeias), “Peixe Cozido ou a Dura Realidade?” (por Sérgio Rito), “Fait Divers – Uma história deliciosa…” (por Ana Duarte), “Projeto ‘Horta Viva’” (por Margarida Baptista), “From Kibera With Love” (por Marta Baeta), “Conservas a Oeste” (por Paula Sarreira), “Torres Toastmasters, porquê?” (por Armando Fernandes), “Quem tem um Belivro tem tudo!” (por Andresa Salgueiro), “O doce amargo açúcar” (por Paula Perdigão), “Medo! Medo de quê?” (por Joaquim Pinto) e “Torres Vedras Smart City!?” (por Carlos Bernardes).

Esta ação marcou a abertura da segunda Semana Torres Inov-E que decorreu entre os dias 16 e 21 de março.

Do programa da iniciativa fez ainda parte uma Mesa Redonda sobre “Financiamentos” no Edifício dos Paços do Concelho e um Workshop sobre “Inovação” nas instalações do Académico de Torres Vedras,  para além de atividades em escolas do concelho (Externato de Penafirme, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Secundária Madeira Torres e Escola Secundária Henriques Nogueira), que envolveram cerca de 120 alunos, os quais tiveram oportunidade de escutar experiências de empreendedores, nomeadamente Roberto Coelho (do Mais Fitness), Carolina Pereira (do projeto My Destiny) e Rute Bernardes (do Colégio Quinta do Mar).

De referir que no decorrer daquela segunda iniciativa foi assinado um protocolo com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação por meio do qual o Ministério da Economia reconheceu ao Torres INOV-E a distinção +E+I, o que permitiu ao mesmo a obtenção do “selo +e+i” (selo de reconhecimento a iniciativas de apoio ao empreendedorismo, desenvolvidas por empresas, entidades de I&D, universidades e outras entidades públicas e privadas). Nesse âmbito o Torres INOV-E passa a fazer parte de uma lista de entidades já reconhecidas pelo IAPMEI e a divulgar o referido selo nas suas comunicações, ao passo que o programa +E+I assumiu a responsabilidade de divulgar o Torres INOV-E.

Recorde-se que o TORRES INOV-E, criado há um ano pela Associação Estufa – Plataforma Cultural e pela Câmara Municipal, é um programa destinado ao centro histórico de Torres Vedras, orientado para o acolhimento de propostas de negócios assentes em ideias novas, diferenciadoras e capazes de reinventar negócios já existentes. Mais informações sobre este programa podem ser obtidas no respetivo site.

Refira-se ainda que no âmbito deste programa tem vindo a ser dinamizado o ciclo de conferências 9 é dia de INOV-E, tendo a mais recente sido apresentada por Pedro Vieira (CEO e Master Trainer LIFE Training) que falou sobre “Inspiração para uma vida mágica”.

3ª Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras (2016)

A terceira Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras, dedicada ao empreendedorismo, decorreu de 7 a 12 de março de 2016.

 

Iniciámos a semana com uma aproximação aos nossos futuros empreendedores, alguns alunos do 12º ano de quatro escolas do concelho (Externato de Penafirme, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Escola Secundária Madeira Torres e Escola Secundária Henriques Nogueira). No total foram 166 os participantes na ação Empreender – No percurso do Sucesso.

 

No dia 9 de março, abrimos as portas para receber quatro dias de sessões de interesse para empreendedores, investidores e para o tecido empresarial local.

 

No primeiro dia dedicado às “Oportunidades de Financiamento” contámos com a presença de Jaime Andrez, da Comissão Diretiva COMPETE 2020, que apresentou os desafios competitivos para Portugal, retratando a evolução dos fundos europeus e os instrumentos disponíveis no domínio da competitividade e internacionalização às empresas. Por sua vez André Macedo, primeiro secretário Oestecim, abordou os desafios e as oportunidades para o Oeste, com base na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) – “Estratégia 2020 Oeste Portugal”. Esta primeira sessão terminou com a intervenção de Pedro Domingos, do PPL Crowdfunding Portugal, uma plataforma de financiamento colaborativo onde doadores financiam iniciativas ou entidades com fins lucrativos ou não lucrativos.

 

No dia 10 de março, a Academia de PME do IAPMEI realizou uma ação de formação com a temática “Promoção do Negócio em Ambiente Digital”. Esta sessão contou com uma participação muito restrita de apenas doze projetos/negócios, com o objetivo de abordar a importância da presença do negócio no meio digital como fator de competitividade da empresa.

 

Do programa fez ainda parte uma sessão sobre “Empreender com Determinação e Sucesso”, realizado no dia 11 março e dinamizado pela palestrante Ana Sofia Leal.

 

A semana terminou no dia 12, sábado, com uma abordagem à Inovação. Vera Santos, da WINNING Scientific Management orientou um workshop sobre “Inovação Aberta, Experiência dos Clientes e Geração de Competitividade”. Na sessão foi patente a importância da inovação na gestão dos negócios, o conhecimento dos clientes e através deles a geração de novos e melhorados produtos e serviços, bem como a importância de selecionar as melhores ideias/projetos que conduzem a um maior retorno para a organização.

4ª Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras (2017)

A quarta Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras, dedicada ao empreendedorismo, decorreu de 9 a 12 de março de 2017.

 

A 9 é dia de INOV-E, e foi a dia 9 de março que a ESTUFA em parceria com a Câmara Municipal abriram as portas para quatro dias de sessões de interesse para empreendedores, investidores e para o tecido empresarial local.

 

No primeiro dia do evento realizou-se um seminário subordinado ao tema “Potencial Empreendedor: Oportunidades e Desafios”, dinamizado em parceria com o projeto PT Creative Village, que pretende potenciar o empreendedorismo qualificado e criativo, facilitando instrumentos e dinamizando iniciativas que visem a deteção, o estímulo e o apoio ao empreendedorismo.

 

Na sessão de abertura desta quarta Semana INOV-E esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, que abordou o papel da entidade que dirige na promoção do empreendedorismo no concelho.

 

De seguida Benedita Aguiar, consultora daquele projeto, realizou uma comunicação sobre o papel do PT Creative Village na promoção do empreendedorismo qualificado e criativo, contextualizando os seus objetivos, ações, resultados esperados e já alcançados. Fátima Silva, também consultora deste projeto, realizou posteriormente uma abordagem teórica ao empreendedorismo, desenvolvendo o tema “Empreendedorismo: noção, desafios e ameaças”. Após esta comunicação, Liliana Garcia, técnica do TORRES INOV-E, levou a cabo uma comunicação sobre o tema “Perfil do Empreendedor” e de seguida, Celina Claro, promotora da Efiacontece, apresentou esta empresa, especificando os passos inerentes à constituição da mesma, os constrangimentos existentes nesse âmbito, assim como a forma de os debelar até alavancar a empresa e a posicionar num mercado cada vez mais competitivo.

 

Após uma pausa para café, o consultor Tiago Silva apresentou programas de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo e, por último, Jorge Dias, técnico do Torres Vedras LabCenter, desenvolveu o tema “Oportunidades e desafios do empreendedorismo na região de Torres Vedras: LabCenter – Um futuro de oportunidades”, dando a conhecer este espaço, enquanto importante estrutura de apoio ao empreendedorismo.

 

O dia 10 de março foi dedicado às “Indústrias Criativas – Que futuro?”, tendo contado com a presença de Sandra Primitivo, da Augusto Mateus & Associados, que apresentou os resultados do estudo “A Economia Criativa em Portugal – Relevância para a Competitividade e Internacionalização da Economia Portuguesa”, o qual visa atualizar o diagnóstico prospetivo sobre o desenvolvimento da economia criativa na sua interpretação com as atividades económicas. Esta temática foi enriquecida com a presença de uma incubadora de negócios cuja área de atuação são as Indústrias Criativas, o Centro de Inovação da Mouraria, que esteve representado por Carla Sancho, que apresentou esta incubadora e o respetivo processo de implementação. Um dos projetos incubados na mesma – a Blindesign, da área do design de produto, que desenvolve projetos e produtos com impacto social e ambiental – foi apresentado na ocasião, por Rita Melo e Nuno Mesquita, que deram a conhecer a empresa e partilharam a sua experiência dentro daquela incubadora, bem como as vantagens de se estar num espaço de partilha e de acompanhamento de ideias de negócio.

 

Do programa da iniciativa fez também parte a apresentação pública do já referido Torres Vedras LabCenter, tendo de seguida decorrido o IGNITE Portugal, sob o tema “Ignição em Torres Vedras”, onde foram apresentados 13 projetos sobre temas como inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia, com especial enfoque em Torres Vedras.

 

Esta Semana INOV-E terminou no dia 12, com o evento Associa-te, o qual tem como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações locais e nacionais que operam no domínio da cultura, e que foi subordinado ao tema “Pode uma organização sem fins lucrativos ser financeiramente sustentável?”.

5ª Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras (2018)

A quinta Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras, dedicada ao empreendedorismo e negócios, decorreu de 6 a 9 de março de 2018.

 

Teve início com um Open Day TORRES INOV-E, no dia 6 de março, onde alguns dos projetos do TORRES INOV-E estiveram de portas abertas e desenvolveram workshops e sessões de esclarecimento ao público.

 

No dia seguinte iniciou-se um ciclo de workshops que culminou no dia 9 de março com o tradicional dia “A 9 é dia de INOV-E!”.

 

Nesse âmbito abordaram-se diversas temáticas de interesse para empreendedores, investidores e para o tecido empresarial no geral.

Um deles intitulou-se “Como transformar a minha ideia num negócio?”, uma temática desenvolvida pelo Porta 20, que abordou os pontos chave para desenvolvimento de um projeto: produto/serviço, o mercado, fatores competitivos e riscos. O Porta 20 é um projeto desenvolvido pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), cofinanciado pelo Portugal 2020 e procura potenciar o apoio à geração de ideias inovadoras, a iniciativas empresariais e à criação de novas empresas.

 

Nesse mesmo dia, dia 7, foi também apresentado o Concurso de Negócios Oeste – Portugal 2018 que decorre de 6 de fevereiro a 23 de abril, com um valor monetário de 5.000€ em prémios.

 

Referência também para a sessão subordinada à temática “Qualificação e internacionalização de empresas”, realizada no dia 8, a qual foi dinamizada pela AIIE – Associação Internacionalização e Inteligência Económica. Tratou-se de uma sessão mais dedicada ao tecido empresarial já instalado no território, na qual se abordou os incentivos à qualificação e internacionalização de empresas, regulamento geral da proteção de dados e marketing digital.

 

Refira-se também a última sessão, que teve como temática “Viabilidade económica e financeira do meu projeto”, a qual foi dinamizada pelo Projeto Creative Village. Nesta sessão foram mais concretamente abordados temas como: finanças empresariais, tipos de investimento, programas e medidas de apoio, custo do capital, ciclo económico e ciclo financeiro, análise financeira, planeamento financeiro, avaliação de projetos e apresentações pitch.

 

Também no dia 9 a Associação Economia Solidária e Sustentável fez uma breve apresentação como agente local de Apoio Técnico à Criação de Emprego, por projetos desenvolvidos junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

6ª Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras (2019)

A sexta Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras, dedicada ao empreendedorismo e negócios, decorreu de 18 a 22 de março de 2019.

A iniciativa principiou com uma aproximação a futuros empreendedores, mais concretamente cerca de 25 alunos do 11.º ano de escolaridade do Curso de Gestão da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Os dias 21 e 22 de março foram destinados a empreendedores, investidores e ao tecido empresarial local, com a realização de várias sessões.

Neste primeiro dia, foi inaugurada a Agência Investir Torres Vedras, no Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste, que tem por missão acompanhar todas as formas de investimento no Concelho, sendo responsável pela dinamização do empreendedorismo local e atração de novos investimentos.

Após essa cerimónia de inauguração realizou-se uma conferência com o tema “Torres Vedras: Competitividade e Crescimento”, na qual foi apresentado o estudo “O Dinamismo do Setor Empresarial”, que se baseia em dados da Central de Balanços do Banco de Portugal. Seguiu-se uma mesa redonda, moderada por Paulo Simões, da OesteCIM, que contou com a participação de Isabel Vaz, do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, de Anabela Raposo, da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, de Ana Abrunhosa, da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e de João Vasconcelos, da CIP – Confederação Industrial de Portugal.

No dia 22 de março, Sofia Fernandes, responsável pela área de Marketing e Projetos na BGI – Building Global Innovators, dinamizou uma sessão com a temática “Scaling up with Building Global Innovators”, a qual teve lugar no Torres Vedras LabCenter, e foi realizada com o objetivo de apresentar a 10.ª edição do programa de aceleração da BGI (que já arrecadou perto de €181 milhões de investimento nas edições anteriores) e de explicar de que forma ajuda as startups a crescer.

No mesmo local, realizou-se de seguida a sessão “Capital de Risco – Portugal Ventures”, com a presença de Miguel Barbosa, diretor da Unidade de Negócio de Turismo da Portugal Ventures, que esteve à conversa com três projetos que integram o “TORRES INOV-E”: Djalmo Gomes, CEO da Live Electric Tours, Weronika Figueiredo, co-founder da DOINN, e Francisco Manso, founder da Trigger.Systems, que testemunharam sobre o que é ser investido por um capital de risco e quais os benefícios que retiram desta parceria/forma de financiamento.

A 6.ª Semana INOV-E terminou com o IGNITE Portugal, no decorrer do qual foram apresentados 13 projetos com ideias ligadas ao tema “Primavera Sustentável”, igualmente no Torres Vedras LabCenter.

7ª Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras (2022)

A “Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras” teve a sua sétima edição, entre os dias 14 e 21 de março de 2022.

Os primeiros dias da iniciativa foram destinados à comunidade escolar, tendo nesse âmbito se levado a temática do empreendedorismo a entidades de ensino, com uma aproximação ao tecido empresarial local, bem como a programas de apoio existentes para quem quer iniciar o negócio. As sessões de esclarecimento proporcionadas envolveram 140 participantes (da Escola Secundária Madeira Torres, da Escola Secundária Henriques Nogueira, da ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste e do núcleo de formação de Torres Vedras do Instituto Politécnico de Leiria).

Já nos dias 17, 18 e 21 de março, no âmbito da “Semana INOV-E”, foi dinamizado um conjunto de atividades destinado a empreendedores, investidores e ao tecido empresarial local.

Uma delas foi um workshop que decorreu no Espaço Primavera, neste primeiro dia, o qual teve como temática central “Criar uma Ideia de Negócio”, em que: Paulo Silva, da Escola Superior de Artes e Design (das Caldas da Rainha), numa abordagem a “Ideias de Negócios”, explicou o que ter em conta para o processo criativo de um produto/serviço e validação do mesmo; Maria João Santos e Pedro Sebastião (do AUDAX_ISCTE) focaram “O Modelo de Negócios”, através do Business Model Canvas; Marcos Henriques (do Instituto de Marketing Research) apresentou ferramentas de apoio relacionadas com a “Análise de Mercado”; e Homero Cardoso (da Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro) relevou a importância das “Redes de contactos e Transferência de Conhecimento”. Posteriormente, um momento de “Inspiração”, com partilhas de experiências de empreendedores locais: Pedro Brasil, da PIXAIR (projeto incubado no TORRES INOV-E), Ana Gonçalves (consultora de negócios de Saúde) e Sofia Catarino (da Pegada Verde). Esta conversa foi moderada por Francisco Ferraz (do Instituto Politécnico de Leiria). O inicio do negócio, a sua evolução e as constantes adaptações às necessidades do mercado foram alguns dos temas chave partilhados.

“De Ideia(s) a Empresa” foi o tema central do workshop realizado no dia 18 de março no âmbito da “Semana INOV-E”. No período da manhã as atividades desse workshop decorreram no Torres Vedras LabCenter, onde: Raquel Luz (da Agência Investir Torres Vedras) explicou como “Criar um negócio”; Silvana Silva (do TORRES INOV-E) apresentou algumas dicas para criar uma “Presença Digital Relevante”; e Filipe Lacerda (da empresa Lusolabs) realizou uma abordagem aos“Prós e Contras da presença Online”, focando o tema da cibersegurança e apresentando as vantagens e desvantagens de se ter presença online. No período da tarde tiveram lugar duas sessões online: uma em que João Mouga Vieira (consultor externo da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários) abordou “Planeamento e Gestão do Tempo” como ferramenta de trabalho; e uma outra em que João Rodrigues (da Área de Instrumentos Financeiros e Transmissão Empresarial do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação) apresentou “Boas Práticas de Gestão Financeira”.

A sétima edição da “Semana INOV-E” chegou ao seu término no dia 21 de março, com a realização, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, de uma conferência que teve como tema “Consolidar e Construir o Futuro”. Nesta atividade foram apresentadas as seguintes comunicações: “O papel dos novos negócios na dinamização dos territórios”, por Marta Miraldes (da SBI Consulting); “O desafio das empresas familiares”, por Miguel Dias Fernandes (da PWC Portugal); “Internacionalização e procura de novos mercados”, por Fernando Quintas (da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal); e “Iniciativas de Apoio ao Empreendedorismo e à Inovação Empresarial”, por José Vale (diretor de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação).

8ª Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras (2023)

A “Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras” teve a sua oitava edição, entre os dias 9 e 16 de março de 2023, com várias sessões destinadas a empreendedores, investidores e para o tecido empresarial.

 

O arranque deu-se no dia 9, com uma sessão direcionada para quem pretende “Iniciar um negócio”, numa sessão online com a presença de dois oradores,  Dulce Forte, da DSolutions que abordou a importância do desenho de um  “Modelo de Negócio” coerente e completo, um aspeto chave para a transformação de uma boa ideia num negócio, e os advogados José Maria Sardinha e Teresa Mota Lourenço, do escritório Sardinha Advogados Associados, que destacaram os “Aspetos Legais” respeitantes à criação de uma empresa, com uma análise às questões jurídicas mais relevantes e os procedimentos a adotar quanto à atividade a desenvolver.

 

A “Marca” foi a tema central do dia 14 de março. Nuno Rodrigues, da DUAL UP Consulting, realizou o “Workshop de Branding e Gestão de Marca”, sintetizando os conceitos base de branding e sua gestão estratégica. Márcia Malvina, da HUBWEB, deu dicas importantes para “Aprender a Comunicar a Marca” e abordou o plano de comunicação da marca. De seguida a temática “Registo de Marcas”, Raquel Mota de Campos, do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial,  apresentou as vantagens da proteção da marca e as diferentes vias para a sua obtenção (a nível nacional e internacional) e Frederico Carvalho Pinto, destacado no INPI pelo EUIPO – Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia, apresentou o “Fundo PME 2023”, um regime de subvenções concebido para ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a proteger os seus direitos de propriedade intelectual.

 

A “Semana INOV-E” terminou no dia 16 de março com a realização, no auditório do Torres Vedras LabCenter, da sessão “Produtividade Consciente”, dinamizada por Luís Gonzaga, Productivity Consultant & Executive Coach, na Full Fill. Os participantes tiveram acesso a dicas práticas para melhorar a sua produtividade, aumentando os seus resultados e o seu bem-estar.

 

Esta iniciativa contou ainda com três dias destinados à comunidade escolar, com uma aproximação aos futuros empreendedores que envolveu cerca de 380 participantes de diversas entidades escolares: Escola Secundária Madeira Torres, Escola Secundária Henriques Nogueira, ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Núcleo de Formação de Torres Vedras do Instituto Politécnico de Leiria. Estes alunos tiveram a possibilidade de conhecerem o testemunho de empreendedores locais (com projetos incubados no Torres Inov-e), que partilharam a sua experiência: Pedro Brasil da PIXAIR, Thiago Barelli Bet da F-Dreams, Márcia Malvina da HUBWEB e Carlos Couto da OutCube Visuals.

Atelier de Educação Financeira para Famílias

Data: 9 de novembro de 2014
Horário: 10h30 às 12h00
Local: Auditório do Centro de Educação Ambiental | Torres Vedras

Realizou-se no dia 9 de novembro 2014, pelas 10h30, o Atelier de Educação Financeira para Famílias, no sentido de fornecer informação e competências necessárias que permitem às famílias investir de forma sensata o seu rendimento e, assim, equilibrar as necessidades e os desejos, realçando a importância de desmistificar o tabu do dinheiro e a importância da família na transmissão dos valores do dinheiro e das noções a ele associados.

Este atelier destinou-se a famílias com ou sem filhos e/ou jovens casais que pretendiam adquirir conhecimentos acerca da literacia financeira de forma a melhorar a sua estabilidade económica.

Ministrado por: Dulce Forte e Célia Pereira | AESS - Associação Economia Solidária e Sustentável

Workshop Marketing Digital

Data: 9 de dezembro de 2014
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Cooperativa de Comunicação e Cultura

O tema da sessão foi Como iniciar a minha empresa no marketing digital?”, com o objetivo de iniciar e introduzir o marketing digital nas empresas/organizações.

Ministrado por:Ricardo Alencastre | Alencastre.net

Empreenda por Favor!

Data: 9 de janeiro de 2015
Horário: 15h00 às 17h30
Local: CAERO

O ciclo de Conferências “Empreenda por favor!” é totalmente gratuito e realizado em vários pontos do país. Aos comentários e análise dos intervenientes habituais no programa “A  Cor  do  Dinheiro”,  juntam-se  também as opiniões de entidades  de  apoio ao empreendedorismo local e nacional.

Programa:

14.30h – Check in

15.00h – Sessão de Abertura | Sérgio Galvão – C. M. Torres Vedras

15.10h – Acções para empreender | Pedro Santos – Grupo Onebiz

15.30h – Inovação – (Re)Inventar das empresas já existentes | Casimiro Ramos – ISPO

15.45h – Indústrias Criativas | Luísa Albuquerque – ESAD Caldas da Rainha

16.00h – Centro histórico – que futuro? | Jorge Martins – C. M. Torres Vedras

16.15h- Intervalo

16.30h – Apoio ao empreendedorismo: Torres Inov-e | Liliana Garcia – Torres Inov-e

16.40h – Apoio ao empreendedorismo: Torres Vedras Negócios | Raquel Luz – C. M. Torres Vedras

16.50h – Licenciamento Zero | César de Deus – C. M. Torres Vedras

17.00h – Soluções para empreender – apoios, planos de negócio e financiamento | Ana Correia – Teamvision

17.30h – Encerramento e Debate

Complementarmente a este workshop realizou-se o Consultório do Empreendedorismo, onde um consultor do Empreenda por favor! esteve reunido individualmente com empreendedores, de uma forma personalizada e totalmente gratuita.

Parceiro: Grupo Onebiz

Economia do Conhecimento

Data: 9 de fevereiro de 2015
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

Análise da sociedade do conhecimento na Europa e no Mundo, capitalizando a informação quantitativa e qualitativa disponível acerca dos indicadores chave de caracterização e competitividade da mesma, como a intensidade das despesas em I&D, o emprego adstrito a atividades de I&D, o número de doutorados, mas também dos indicadores de resultados amplamente aceites como são o número de publicações em revistas científicas ou o número de patentes, para avaliar o nível de produção de conhecimento mais abstrato e conceptual e a produção de conhecimento mais aplicado e próximo do mercado, respetivamente.

Ministrado por: Hermano Rodrigues | Augusto Mateus & Associados

Inspiração para uma vida mágica

Data: 9 de março de 2015

Horário: 21h00 às 22h30
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

Através de uma abordagem multidisciplinar foram apresentados os níveis da magia da vida: uma estrutura organizada para aumentar o nível de compreensão daquilo que nos acontece, e ajudar a ultrapassar obstáculos! Sempre rumo a uma vida… mágica!

Ministrado por:Pedro Vieira | Life Training

(Re)Começar

Data: 9 de abril de 2015
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Fórum das Associações Culturais de Torres Vedras

Neste workshop abordou-se a temática do (re)começar – falhanços e reinvenção das indústrias e inovação de modelos de negócio, em torno de novas oportunidades de negócio. Diversos estudos demonstram que os empresários que aproveitam uma segunda oportunidade são mais bem sucedidos e criam mais postos de trabalho, uma vez que aprenderam com os seus erros e conseguem avaliar melhor os riscos e as oportunidades.

Ministrado por: Filipe Castro Soeiro | Universidade Europeia

Indústrias Criativas

Data:9 de maio de 2015
Horário: 11h00 às 12h30
Local: Cooperativa Cowork

Num mundo onde inovação e criatividade são palavras de ordem, que definem o sucesso ou insucesso das empresas, vai ser possível neste workshop por as mãos na massa. Através de um conjunto de dinâmicas de grupo e exercícios com base em ferramentas criativas vai ser possível compreender a importância de uma abordagem sistemática da criatividade como fator de sucesso para a inovação.

Ministrado por: Grupo de Investigação IDEAS(R)EVOLUTION (Prof. Américo Mateus e investigadores: Sofia Martins, Susana Leonor e Tiago Correia) | IADE – Creative University

Economia Social - O Terceiro Setor

Data: 9 de junho de 2015
Horário: 16h00 às 17h30
Local: ESPAÇO JUNTAR

Apresentação da caracterização do setor da Economia Social em Portugal, nomeadamente a sua diversidade quanto às organizações que o integram e aos bens e serviços que produzem para a sociedade, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento socioeconómico do país. É um sector constituído por organizações de pessoas e para pessoas, orientadas por princípios e valores de atuação consagrados.

A Economia Social é o espaço privilegiado para a criação e operacionalização de iniciativas de empreendedorismo social, e para a promoção da inovação social.

Ministrado por: Tiago Dias | CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

Registo de Marcas e Patentes

Data:9 de outubro de 2015
Horário: 16h30 às 18h00
Local: ESPAÇO JUNTAR

Nesta sessão, foram abordadas as vantagens da proteção e as diferentes vias para a sua obtenção (a nível nacional e internacional), os requisitos para concessão e manutenção de direitos, bem como as formas de reação a eventuais violações, entre outros aspetos relativos às marcas e patentes.

Ministrado por: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Construção do Plano de Negócios – Análise de Mercado

Data: 9 de novembro de 2015
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Auditório do ISPO

A análise de mercado é uma peça fundamental na elaboração de um plano de negócios. Só através deste processo é possível entender o ambiente externo em que a empresa se insere, conhecer as suas ameaças e oportunidades, através do estudo dos concorrentes, dos clientes e demais agentes que podem interferir no negócio.

É através dessa análise que também é possível definir um perfil de consumidor e a partir daí criar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Assim, partindo da “anatomia” do empreendedor, serão abordadas as principais técnicas e ferramentas do Marketing Research e Business Inteligence: o problema da investigação no âmbito da função comercial, estudos de mercado, natureza, pertinência e metodologias e os Sistemas de Informação em Marketing.

Ministrado por: Doutor António Esteveira |ISPO - Instituto Superior Politécnico do Oeste

 Construção do Plano de Negócios – Estratégia

Data:9 de dezembro de 2015
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Auditório do ISPO

O Plano de Negócios é um instrumento base de gestão, fundamental para a estruturação e defesa de uma nova ideia de negócios e também uma ferramenta de gestão de uma empresa já em atividade, assumindo desta forma uma importância enorme em termos da definição da estratégia que queremos implementar e que é a alma da nossa empresa.

Também é importante definir o fundamento do nosso Plano de Negócios, que poderá passar por estabelecer objetivos, candidatar a empresa a financiamentos, definir o valor da venda da nossa empresa e avaliar novos conceitos dentro da empresa.

Ministrado por: Prof. Doutor Rui Frade |ISPO - Instituto Superior Politécnico do Oeste

Produtividade com Inteligência

Data: 9 de janeiro de 2016
Horário: 10h30 às 12h00
Local: Auditório do Centro de Educação Ambiental

Vivemos num mundo onde estamos sempre ligados, com um número crescente de tarefas para realizar, mais projetos para concretizar e mais solicitações para satisfazer. A nossa perceção de controlo do que fazemos, perspetiva dos objetivos que queremos atingir, e foco para nos concentrarmos no que é realmente importante é frequentemente posta em causa pelas interrupções e urgências do dia-a-dia. Este workshop teve como objetivo geral tornar os seus participantes mais produtivos, com menor esforço, menos stress, e com um nível de organização pessoal adequado.

Ministrado por:Luís Gonzaga (Productivity Consultant & Executive Coach)

Plano de Marketing

Data: 9 de abril de 2016
Horário: 10h30 às 12h30
Local: Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

Um Plano de Marketing não é somente a definição de uma timeline de atividades tendo como objetivo o retorno em vendas. Encontra-se sim, enquadrado dentro de uma estratégia, com a definição clara do modelo de negócios incorporado no business plan da empresa. Estas duas peças de comunicação, descrevem a lógica de como uma organização cria, proporciona e obtém valor.

Este será o ponto de partida para uma discussão sobre inovação de modelos de negócio revolucionários, na qual o Plano de Marketing é uma peça fundamental. O desafio será numa primeira análise determinar qual a visão ou posicionamento de uma empresa, para de seguida se efetuar o primeiro “rascunho” do plano.

Ministrado por: SUNO Revolution - Consulting, Lda.

Gestão do Tempo - Uma questão de atitude

Data:9 de junho de 2016
Horário: 16h00 às 18h00
Local: Associação Estufa – Plataforma Cultural

O facto da gestão do tempo implicar na mobilização dos vários níveis de competências (técnica, conceptual e comportamental), mostra-nos que é possível aprender e colocar em prática esta gestão. Assim, nesta sessão abordámos os saberes mais relevantes para uma gestão do tempo que leve em conta a alta performance dos empreendedores, respeitando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional – Work Life Balance.

Ministrado por: Maria Albertina Nogueira, consultora da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários.

Workshop - Criar filhos financeiramente saudáveis

Data: 9 de outubro de 2016
Horário: 11h00 às 12h30
Local: Centro de Educação Ambiental

Os objetivos foram:

– Ajudar os pais a refletir sobre como podem auxiliar os seus filhos na construção de uma relação saudável com o dinheiro;

– Realçar a importância da família na transmissão dos valores do dinheiro e das noções a ele associados;

– Compreender o papel da família na prática da poupança e orçamento e solidariedade no mundo das finanças.

Ministrado por: Dulce Forte da AESS - Associação Economia Solidária e Sustentável

A comunicação que vende

Data: 9 de novembro de 2016
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Efiacontece, Lda

As empresas existem com um objetivo comercial, para vender produtos e/ou serviços. A Comunicação Empresarial existe para fazer com que estes cheguem aos públicos-alvo e sejam comprados. Na maioria das vezes as empresas não necessitam de estratégias complexas e budgets milionários, precisam sim de ser orientadas, em matéria de comunicação, para o seu negócio crescer de forma sustentada. Todos sabemos a importância do logótipo, das instalações de uma empresa, um anúncio ou artigo numa revista da especialidade, criar motivação junto dos colaboradores, estar presente em feiras do setor, ter um bom site. Tudo isto é Comunicação. Mas a Comunicação é muito mais. É o parceiro por excelência do Marketing e da Estratégia Empresarial.

Ministrado por: Susana Mira, formadora da Efiacontece, Lda.

Design Thinking

Data: 9 de dezembro de 2016
Horário: 18h30 às 20h00
Local: Cooperativa Cowork

Esta sessão permitiu aos participantes compreenderem o modo como o design pensa estrategicamente, adequando meios a finalidades, mas a partir das suas próprias condições, ou seja, materiais e tecnologias, organização do trabalho e, claro, negócio. Por outro lado, pretendeu-se familiarizar os participantes com algumas das diferentes estratégias de design de produto (e de Design Thinking) praticadas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (sobretudo ao nível do mestrado).

Ministrado por: Fernando Poeiras e Isabel Barreto Fernandes, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha

Finanças para Empreendedores

Data: 9 janeiro 2017
Horário: 15h00 às 17h00
Local: Auditório Paços do Concelho

No âmbito da candidatura da Promoção do Espírito Empresarial da Região Oeste, o Município de Torres Vedras em parceria com a OesteCIM e a AIRO promoveram uma Sessão de Sensibilização e Informação, subordinada ao tema ”Finanças para Empreendedores”, dinamizada pela D. Dinis Business School.

PROGRAMA:

15h00 – Abertura

Dr. Carlos Bernardes | Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

15h15 – Finanças para Empreendedores e Pequenos Negócios

Doutor Vitor Ferreira | D. Dinis Business School

16h30 – Concurso de Negócios Oeste Portugal

Dr. Sérgio Félix | AIRO

16h45 – Debate

17h00 – Encerramento

Ministrado por: D. Dinis Business School

Segredos da Linguagem Corporal - Como ler o seu cliente

Data:9 fevereiro 2017
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Auditório da CMTV

Esta sessão foi desenvolvida por Alexandre Monteiro, especialista em Decifrar Pessoas©, palestrante, autor, comentador de televisão, coach, com um propósito especial de preparar pessoas e equipas, empresas e executivos a saber decifrar pessoas e otimizar comportamentos não verbais e que com este conhecimento consigam antecipar comportamentos e assim alterar estratégias, para alcançarem melhores resultados tanto na vida pessoal e profissional.

Durante a ultima década aprendeu tudo sobre como decifrar pessoas com os maiores especialistas do mundo, desde especialistas em linguagem corporal, inteligência não verbal, ex agentes FBI, espiões, terapeutas, psicólogos, neurocientistas e investigadores do comportamento humano.

Domina a arte de Decifrar Pessoas, o poder de saber mais sobre as pessoas, quais as suas motivações, medos, intenções e os seus segredos mais profundos através da leitura dos sinais não-verbais. Descobrir mais sobre os outros, conseguir antecipar comportamentos, alterar estratégias de comunicação de acordo ao contexto, proteger de relações tóxicas com o objetivo de melhorar os resultados do meu dia a dia é o seu objetivo.

Através do seu trabalho estuda, aperfeiçoa, simplifica e aplica a ciência da comunicação não-verbal de modo a que todas as pessoas possam usar este super poder de imediato para o seu dia-a-dia.

Ministrado por:Alexandre Monteiro, especialista em Decifrar Pessoas

Compreender a importância do Business Model Canvas Inauguração Torres Vedras LabCenter

Data: 9 maio 2017
Horário: 18h30 às 19h30
Local: Torres Vedras Lab Center

No dia 9 de maio (terça-feira), foi inaugurado um novo espaço na cidade, um laboratório de fabricação digital e centro de conhecimento, investigação, desenvolvimento de projetos e protótipos.

No Torres Vedras LabCenter, funciona a incubadora de negócios do TORRES INOV-E. A cerimónia de inauguração decorreu às 17h30 e contou com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

Pelas 18h30, deu início a sessão do dia 9 – “Compreender a importância do Business Model Canvas no desenvolvimento do projeto”, desenvolvida pelo AUDAX – Centro de Empreendedorismo do ISCTE-IUL.

Foram abordados os seguintes temas:

– O que é um business model e como surgiu o Business Model Canvas

– Por onde começar e como usar esta ferramenta

– Alguns exemplos de empresas que usam o Business Model Canvas

Nesta sessão foi apresentado o Concurso de acesso à incubadora de negócios do TORRES INOV-E.

Ministrado por: Maria João Santos, do AUDAX - Centro de Empreendedorismo do ISCTE-IUL

Linkedin para Negócios

Data: 9 junho 2017
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Torres Vedras Lab Center

Como utilizar o LinkedIn para gerar mais negócio para si e para sua empresa?

Ricardo Alencastre (CEO, Alencastre.net) explicou em 90 minutos, como poderiam aprender a otimizar o perfil, implementar e otimizar a página da sua empresa e gerar novas oportunidades de negócio, dentro e fora da sua rede de contatos.

Ministrado por: Ricardo Alencastre, da Alencastre.net

Liderança - Criação de Impacto Positivo

Data:9 outubro 2017
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Espaço JUNTAR

A liderança é uma das competências mais procuradas em tempos de mudança. E só se pode liderar outros a partir do momento em que aprendemos a liderar-nos a nós próprios. Assim, a auto-liderança é o primeiro passo para uma liderança eficaz.

Hoje em dia, as condições sociais, políticas e económicas mudam a uma velocidade vertiginosa, criando verdadeiros desafios na forma como conduzimos as nossas vidas pessoais e profissionais. Ser bom não basta, e é necessário desenvolver a eficiência e a eficácia na forma de fazer e atingir resultados extraordinários. Esta necessidade torna-se especialmente importante agora, porque nos encontramos perante um ponto de viragem social e tecnológico, em que as vidas não mais serão as mesmas.

Aqui, criámos uma abordagem de responsabilidade pessoal, orientada à exploração posterior de metodologias criativas que verdadeiramente impactam a forma como entendemos e operamos no mundo, criando laços e capacidade de influência entre aqueles que seguem rumo à excelência.

Ministrado por: Sérgio Rito e Graça Martinho, da Clik

Recrutamento e Seleção de colaboradores

Data: 9 novembro 2017
Horário: 18h00 às 19h30
Local: Saber Transmitir

O Recrutamento e Seleção é uma ferramenta estratégica e diferenciadora, uma verdadeira ferramenta de gestão em contextos empresariais e organizacionais, que efetivamente contribui para uma maior produtividade humana e para uma crescente rentabilidade de processos de trabalho. Uma empresa ou organização que recruta e seleciona bem, tem a capacidade de captar os melhores colaboradores ou colaboradoras, pessoas com elevado profissionalismo e potencial, com performances capazes de trazer valor acrescentado à empresa e que procuram na função profissional, um profundo sentido de propósito. Por conseguinte, um adequado Recrutamento e Seleção é sinónimo de economia para as empresas ou organizações, na medida em que evitará custos com inadaptações aos postos de trabalho.

Neste sentido, um processo de Recrutamento e Seleção deverá ser conduzido com a máxima eficiência e conhecimento de causa, devendo passar por várias etapas que possibilitem uma correta identificação e triagem dos perfis mais ajustados às funções. Não falamos apenas de análise curricular ou de entrevistas, mas de um processo integrado que, com base num perfeito conhecimento dos requisitos da função e dos/as candidatos/as, vai conseguir captar pessoas que assumirão uma postura de verdadeiros parceiros da empresa ou organização.

Não podemos esquecer que os objetivos empresariais ou organizacionais são atingidos com pessoas e através de pessoas, pelo que é essencial alinhá-las com a estratégia das empresas.

Ministrado por: Sílvia Costa, da Saber Transmitir – Escola de Negócios e das Profissões Globais

Saber Vender

Data: 9 dezembro 2017
Horário: 11h00 às 12h30
Local: Torres Vedras Lab Center

A área comercial é uma área vital para qualquer empresa e é cada vez mais exigente. Os resultados das vendas são construídos com base nas atitudes, competências e comportamentos de cada profissional nas diferentes fases do processo comercial.

Atualmente, os profissionais de vendas têm que responder com eficácia e rapidez a clientes e prospetos cada vez mais bem preparados, conseguir avaliar adequadamente as necessidades e insatisfações de cada cliente, adequar e apresentar as soluções e negociar com elegância e respeito até à conclusão do processo de venda.

Como se entende o objetivo é naturalmente vender mas não a qualquer preço, nem de qualquer maneira.

A forma como se vende e a clareza de tratar cada situação como distinta e única levam a equacionar a necessidade de preparação e treino regular de cada pessoa com responsabilidade comercial sobre atitudes, competências comerciais e comportamentos a desenvolver no seu dia a dia.

Ministrado por: João Mouga Vieira, da Feed - Business Performance

A Humanização da Publicidade

Data: 9 janeiro 2018
Horário: 16h00 às 18h00
Local: Torres Vedras Lab Center

Numa economia de bens indiferenciados, com baixo valor agregado, qual a forma mais simples e imediata de gerar inovação para as empresas?

Poderá a publicidade, como face visível das marcas, desempenhar um papel primordial como motor de inovação?

Em que sentido caminha a comunicação das marcas?

Neste workshop respondemos a estas perguntas, analisámos os novos paradigmas do marketing e as razões que estão na base dessa mudança.

Compreendemos quais são os novos elementos de valor para o ‘consumidor’ e como estes exercem pressão sobre as marcas, que começam a optar por um novo tipo de linguagem publicitária: uma publicidade mais humana.

Ministrado por: Ana Coelho, publicitária com mais de 15 anos de experiência na gestão de marcas, especialista na área de Insights. Fundadora da agência Human Insight - seeing beyond the surface (www.humaninsight.pt).

Sustentabilidade é Competitividade

Data: 9 abril 2018
Horário: 15h00 às 18h00
Local: Auditório LabCenter

Qual a relação entre sustentabilidade e competitividade?

Como responder aos requisitos do mercado provenientes da nova legislação?

Como potenciar a presença no mercado externo?

– Diretiva 2014/95/UE | Decreto-Lei N.º 89/2017

– Relatório de Informação Não Financeira

– Sustentabilidade – Motor de Competitividade para as PME

– Oportunidades emergentes na Economia Verde para as empresas

– Ferramentas e Instrumentos de Implementação

– Agenda 2030 da ONU | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Porquê participar?

  1. Conhecer a legislação e os requisitos que se colocam às empresas, com destaque para os novos normativos de reporte de informação não financeira.
  2. Adquirir ferramentas para dar resposta às exigências dos seus clientes.
  3. Integrar um motor de busca internacional de procurement que confere visibilidade às práticas da empresa e reforça a sua presença no mercado externo.
Ministrado por:Eng. Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal, a rede portuguesa da iniciativa das Nações Unidas para a sustentabilidade empresarial United Nations Global Compact

Social Engagement – Social Selling e Inbound Marketing

Data:9 de junho 2018
Horário: 10h30
Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

Agenda:

– Introdução ao Microsoft Social Engagement

– Ligação às Redes Sociais

– Audiências

– Anatomia de uma Pesquisa

– Social Center e Analítica

– Processos, Sentimentos e Posts

– Automatização e os seus Benefícios

– O que é o Marketing Digital

– O que mudou do tradicional para o novo marketing:

– Inbound Marketing

– Outbound Marketing

– O que é e significa Inbound Marketing

– Passos do Inbound Marketing

– Os cinco passos do Inbound Marketing

– Inbound Marketing na prática – como implementar

– Que resultados obter com o Marketing Digital

Ministrado por: Pedro Custódio

Oficina de Empreendedorismo // Programa de Aceleração Turismo e Valorização de produtos Endógenos

Data: 9 de outubro 2018
Horário: 15h30 às 18h30
Local: Torres Vedras Lab Center

Programa

Abertura, Entidade Anfitriã [10’]

Apresentação do Tourism Up, Territórios Criativos [10´]

Sessão How To Make a Pitch [30’]

Intervalo [10’]

Teamwork [45’]

Pitch & Demo [60´]

Anúncio do finalista e encerramento [15’]

 

Objetivos:

Apresentar e divulgar o programa

Avaliar os projetos participantes

Capacitar participantes

Divulgar rede de empreendedorismo local

Selecionar o projeto finalista

Ministrado por: Territórios Criativos | Turismo de Portugal

A importância da informação financeira/fiscal na tomada de decisões

Data: 9 de novembro 2018
Horário: 15h00 às 18h30
Local: Cowork Torres Vedras

Fazer uma empresa crescer de forma consistente ao longo de muitos anos é um grande desafio para qualquer empreendedor. Nos primeiros anos da empresa, o esforço é concentrado em sobreviver, o que significa vender, vender e vender!

Porém, apenas vender já não resolve todos os problemas. Ter a certeza de que estamos a receber em tempo oportuno, ou que temos recursos em caixa para suportar o crescimento, são assuntos que passam a ganhar importância com passar do tempo.

Estas atividades que pertencem ao cenário financeiro e são extremamente estratégicas. Que informação financeira devemos ter sempre presente e próxima do momento da tomada de decisão, como lidar com a complexidade fiscal e como obter informação financeira valiosa de profissionais experientes e competentes são desafios diários que o empreendedor tem de saber gerir.

Agenda:

  • O que é informação financeira relevante?
  • Gestão de tesouraria
  • Como lidar com a complexidade fiscal
  • Importância da proximidade da informação
  • Como ter informação financeira relevante
  • A experiência como facto diferenciador
Ministrado por: Jorge Martins, da Beyond CFO

Liderança Consciente

Data: 9 janeiro 2019
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Centro de Educação Ambiental

Quando hoje olhamos para o mundo dos negócios, assistimos a cada vez mais a existência de dicotomias. Lucro ou propósito? Acionistas ou empregados? Competição ou colaboração? O Capitalismo Consciente vem desafiar encararmos os negócios com objetivo de maximizar a proposta de valor para todo o ecossistema. Recentrando o foco no “Nós” em vez do foco no “Eu”. Sabendo pela experiência que as empresas que aplicam estes princípios têm clientes mais satisfeitos, colaboradores mais felizes, e mais rentáveis.

Ministrado por: Luís Gonzaga, da FULL FILL, primeiro coach certificado em Inteligência Espiritual em Portugal.

Falar em Público

Data: 9 fevereiro 2019
Horário: 11h00 às 12h30
Local: Torres Vedras LabCenter

Num ambiente de aprendizagem positivo e de suporte mútuo, cada participante tem a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de comunicação, que por sua vez permitem o aumento da auto-confiança e o crescimento pessoal.

Através de uma metodologia própria, cada participante aprende com a prática, sempre num ambiente de apoio mútuo. Esta sessão é composta por uma estrutura concebida para fornecer a oportunidade de praticar diversas técnicas numa variedade de situações e divide-se em três momentos distintos:  discursos preparados, discursos de improviso e avaliação.

Ministrado por: Torres Toastmasters, referência na arte de comunicar (falar, ouvir e pensar) e na formação de líderes

AutoEmprego ou Empreendedorismo

Data: 9 de abril de 2019
Horário: 18h00 às 19h30
Local: CAERO

Muitas pessoas sonham com um novo projeto de vida profissional, outras são empurradas para criarem o seu próprio projeto!

Qual a solução:

– Criar o seu próprio emprego!

– Ou, tornarem-se empreendedores!

É neste quadro que o workshop “Autoemprego ou Empreendedorismo” foi uma breve reflexão sobre os desafios para as decisões que iremos tomar!

Na sessão serão abordados os seguintes temas:

– Procuro ou crio o meu próprio emprego!

– Quero um trabalho ou um negócio?

– Como criar o seu próprio negócio?

– A armadilha do empreendedorismo!

– O segredo está na atitude!

– Como criar um negócio rentável?

Ministrado por: Armando Fernandes, Business Coach/Consultor de Negócios

Comércio Digital

Data: 9 de maio de 2019
Horário: 15h00 às 17h30
Local: Torres Vedras LabCenter

No dia 9 de maio realizou-se uma sessão oficial do Roadshow do Programa “ComércioDigital.pt” – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital, uma iniciativa conjunta entre a ACEPI – Associação da Economia Digital e a CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal. Nesta sessão abordámos a importância do comércio digital e mostrar como o mercado online permite captar novos clientes e expandir negócios.

PROGRAMA

15h00 – Receção aos participantes

15h15 – Sessão de Abertura – Câmara Municipal de Torres Vedras

15h30 – Colocar o negócio das PME do Comércio e Serviços mais próximo do futuro | António Teixeira – Coordenador do Programa Comércio Digital

15h45 – Porque é importante a presença digital nas empresas de comércio e serviços? | Tomás Capela Martins – Formador Comércio Digital (1ª Parte)

16h00 – Pausa para Café

16h30 – Como captar novos clientes e aceder a novos mercados com o digital? | Tomás Capela Martins – Formador Comércio Digital (2ª parte)

17h00 – Comércio Digital: Oportunidades para as PME Portuguesas | Debate com Parceiros

17H30 – Encerramento

Ministrado por: ACEPI

Livro de Reclamações

Data: 9 de setembro de 2019
Horário: 16h00 às 17h30
Local: CAERO

O Livro de Reclamações tem desde o dia 1 de julho de 2017 dois formatos: o físico (livro de capa vermelha) e o eletrónico que consta de uma plataforma com o seguinte acesso: www.livroreclamacoes.pt

Até 31 de dezembro de 2019, os operadores económicos terão de realizar a sua adesão a esta plataforma digital do Livro de Reclamações, de forma a evitar a instauração de processos de contraordenação por parte das respetivas entidades reguladoras e/ou fiscalizadoras.

De forma a esclarecer os operadores económicos, ajudando-os a cumprir melhor as suas obrigações legais em prol dos consumidores e utentes, a Direção-Geral do Consumidor em conjunto com o Torres Inov-e organizaram uma sessão de esclarecimentos acerca do Livro de Reclamações.

Ministrado por: Direção-Geral do Consumidor

Programas de Aceleração TOURISM UP e TASTE UP

Data: 9 de outubro de 2019
Horário: 16h00 às 18h00
Local: CAERO

Torres Vedras acolheu uma Oficina do roadshow dos Programas de Aceleração Tourism UP e Taste UP, no dia 09 de outubro, entre as 16h e as 18h, no Mercado Municipal, na qual foram apresentados os programas de aceleração e dinamizadas sessões de formação sobre Oportunidades e Tendências no Turismo, Turismo Gastronómico e Enoturismo, Empreendedorismo e Proposta de Valor.

O Tourism UP é um programa de aceleração no sector do Turismo, que tem como objetivo apoiar startups no desenvolvimento de negócios neste sector, potenciando a inovação e a criação de redes empreendedoras, e o Taste UP é um programa de aceleração em Turismo Gastronómico e Enoturismo, que tem como objetivo promover a inovação e a experiência turística nas áreas da Gastronomia e Vinhos.

Estes programas são desenvolvidos pelos Territórios Criativos em parceria com o Turismo de Portugal e disponibilizaram 5000€ em prémio monetário e 500€ em SEO (Search Engine Optimization) para o 1º lugar, 1000€ para o 2º lugar e 500€ para o 3º lugar.

Ministrado por: Territórios Criativos | Turismo de Portugal

Encontro dos Projetos/Empresas Incubadas no TORRES INOV-E

Data: 9 de novembro de 2019
Horário: 16h00 às 18h00
Local: CAERO

No dia 9 de novembro de 2019, o TORRES INOV-E organizou um encontro de Projetos/empresas incubados, que se realizou nas instalações do Torres Vedras LabCenter, espaço da incubadora física.

O encontro, em que participaram 12 projetos/empresas, iniciou-se com a intervenção do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, e do presidente da Estufa – Plataforma Cultural, Rui Estrela, em representação das entidades que, em parceria, lançaram, em 2014, o “TORRES INOV-E”.

Nesta sessão foi possível aos projetos/empresas incubados no âmbito deste programa apresentarem os seus serviços e conhecerem-se mutuamente, numa ótica de partilha e interação, fomentando-se a coesão e ligação entre os mesmos.

Refira-se também que, naquele dia, o TORRES INOV-E comemorou cinco anos de realização do ciclo de conferências “A 9 é dia de INOV-E!”, sendo que, no âmbito do mesmo, foram, até ao momento, realizadas 42 sessões, nas quais se contabilizaram mais de 1300 participantes.

Ministrado por: Territórios Criativos | Turismo de Portugal

Como elaborar o Plano Financeiro da minha empresa

Data: 9 de dezembro de 2019
Horário: 14h30 às 18h30
Local: Torres Vedras LabCenter

Realizou-se no dia 9 de dezembro, em Torres Vedras, o workshop “Como elaborar o plano financeiro da minha empresa”, uma iniciativa do IAPMEI e do Turismo de Portugal integrada no Plano Nacional de Formação Financeira.

O objetivo desta ação foi dar a conhecer aos formandos as fontes de financiamento mais adequadas aos seus projetos empresariais e salientar a importância do plano de negócio na negociação do financiamento.

Ministrado por: IAPMEI | Turismo de Portugal | Ricardo Vergas

Como calcular o preço do meu produto/serviço?

Data: 9 de fevereiro de 2021
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Online

Antes da entrada no mercado:

– Modelação de negócio

– Encaixe proposta de valor/segmento-alvo

– MVPs e Customer Development

– Planeamento

– Objetivos estratégicos e de rentabilidade

– Concorrência e posicionamento.

 

Depois da entrada no mercado:

– Centros de custos e imputação

– Business Intelligence e tendências do mercado

– Inquéritos de satisfação e notoriedade

– Como subir e descer preços

Ministrado por: Jorge Pimenta e por Luís Andrade dos Santos, Gestores de Projetos na IPN-Incubadora.

A criação de uma empresa - Análise de alguns aspetos jurídicos relevantes

Data: 9 de janeiro de 2020
Horário: 15h00 às 19h00
Local: CAERO

A presente acção de formação teve como objectivo analisar as mais relevantes questões jurídicas respeitantes à criação de uma empresa. A concepção de uma ideia de negócio e a criação de uma empresa implicam o necessário conhecimento não só dos direitos e deveres dos agentes económicos, mas também dos procedimentos a adoptar quanto à actividade a desenvolver.

Pelo que, dotámos os formandos de conhecimentos práticos para uma melhor tomada de decisões na criação de uma empresa e na adopção das necessárias formalidades.

Programa:

I -Da ideia de negócio, motivações e viabilidade

II – O conceito de empresa

III – Das decisões prévias à constituição de uma empresa

IV – Das formalidades a adoptar na criação de uma empresa

 

Destinatários: Empresários, Empreededores e gestores de empresas

Ministrado por: Teresa Mota Lourenço e José Maria Sardinha  (Advogados na Sardinha Advogados Associados)

10 Dicas para aumentar as suas vendas

Data: 9 de março de 2020
Horário: 14h30 às 17h30
Local: ACIRO

Neste workshop, os empresários aprenderam e praticaram algumas técnicas de Estratégia, Marketing e Comunicação, ainda pouco divulgadas, mas fáceis de aplicar, que os farão aumentar as suas vendas em poucos meses.

Programa:

  1. Os desafios dos negócios em construção: resistir e acreditar ativamente no futuro
  2. Registar para mais tarde recordar …e fazer-se recordar também: princípios de gestão e CRM para pequenos negócios
  3. Fazer o Outro sentir que está em primeiro lugar: abordagens para cativar e fidelizar clientes
  4. Ouvir mais e falar menos: dicas de negociação e venda
  5. Mostrar apreço e gratidão: o caminho para o regresso dos clientes
  6. Quem vê corações também quer ver caras: personalize e conte a sua história
  7. As boas notícias correm depressa: importância de fomentar o passa-a-palavra no seu negócio
  8. Quem responde, ganha a corrida: como lidar com pedidos de informação e orçamentos
  9. Há vida para além do preço: descubra a sua proposta de valor
  10. Há comunicação para além do online: crie o seu website, publique nas redes sociais, mas fortaleça também o seu atendimento e serviço.
Ministrado por: Raquel Ribeiro, da empresa Querer Além

Webinar Comunicação Digital

Data: 9 de junho de 2020
Horário: 14h30 às 17h30
Local: ACIRO

Neste Webinar sobre Comunicação Digital, obtivemos uma visão global do ponto de vista de negócio: pensar e-commerce e e-business no novo cenário de pandemia global.

Foram abordadas diversas técnicas e ferramentas de marketing digital, distinguindo as situações em que cada uma pode ser usada e em que combinações.

Programa:

  1. O mundo digital – alguns dados e estatísticas para conhecermos o panorama
  2. Negócio digital: e-business e e-commerce. Perceber e pensar o processo de ecommerce, ajustando-o à realidade dos nossos processos de negócio.
  3. Tecnologia: Perceber quais as opções possíveis, do ponto de vista tecnológico.
  4. Ferramentas de marketing digital
  5. Caso prático
  6. Perguntas e respostas
Ministrado por: Pedro Castro, da Brandability (www.brandabilityagency.com)

Melhores líderes, para melhores organizações

Data: 9 de setembro de 2020
Horário: 14h00 às 16h00
Local: Online

Hoje é consensual que o tema da liderança é fraturante, mas crítico para o futuro e sucesso das organizações.

Num momento em que a retenção de talento é tão crítica para a adaptabilidade à mudança vertiginosa da gestão 4.0, saber que as pessoas não se demitem das organizações, mas dos seus líderes, coloca a liderança num plano estratégico sem precedentes.

Neste workshop o objetivo foi pensar coletivamente o que é a Liderança enquanto conceito filosófico, subjetivo e executivo, num exercício que promete surpreender, com a aplicação da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®.

Este workshop pretendemos dotar os participantes de reflexões e ferramentas que lhes permitam produzir melhor liderança.

Ministrado por: DOTS TRAINING e Business Focus

Transformação Digital – O novo paradigma

Data: 9 de outubro de 2020
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Online

A Transformação Digital está na ordem do dia e é um tema incontornável para qualquer empresa que se pretenda manter competitiva nos próximos anos. O recurso ao digital é indispensável para assegurar a máxima eficiência do negócio a vários níveis. O digital tem assim vindo a alterar as empresas e os seus processos, das vendas ao apoio ao cliente, da investigação e desenvolvimento à administração, passando pela área financeira e claro, pelo marketing.

 

Os principais objetivos da sessão foram:

  • Compreender os desafios da transformação digital para as empresas;
  • Levar os participantes a perceberem a importância da transformação digital no contexto da nova economia;
  • Apresentar as vantagens da transformação digital;
  • Apresentar um roadmap da transformação digital.

 

Os temas abordados na sessão foram:

  • Analisar as tendências de uma economia em mudança acelerada;
  • Compreender os desafios colocados pela transformação digital;
  • Esclarecer o papel das tecnologias digitais: móvel, redes sociais, análise de dados com Business Inteligence (através da Business Analysis), computação em nuvem (Cloud computing), a Internet das coisas (Internet of Things – IoT).
  • O fundamental da condução de um projeto de transformação digital;
  • Os novos comportamentos dos clientes;
  • O papel do marketing: compreensão, acompanhamento de clientes e big data.
Ministrado por: Márcia Malvina, da empresa HUBWEB

Comunica-te: tu és a marca

Data: 9 de outubro de 2020
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Online

Nesta palestra abordámos de uma forma interativa e dinâmica como cada empreendedor pode comunicar a sua marca ao mundo, usando o maior recurso que tem, o facto de ser ÚNICO.

Os clientes conectam com uma marca pela sua história. No mundo atual as pessoas procuram cada vez mais pessoas e não negócios.

Estamos na era da Comunicação Human to Human e quem não utilizar isto a seu favor, irá ficar para trás.

As redes sociais são uma ferramenta incrível para mostrar ao mundo o poder da nossa marca a conquistar novos clientes, então vamos utilizá-las da melhor forma.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns casos práticos de marcas mundiais e as estratégias utilizadas por estas na promoção da sua “história”.

 

Tópicos:

-Qual o teu porquê?

-O que difere a tua marca?

-Com quem falas?

-Como geras valor?

Ministrado por: Ana Rosa, da empresa NOVA VITA

Quero, posso e mudo de carreira

Data: 9 de dezembro de 2020
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Online

Lourdes Monteiro, autora do livro “Quero, Posso e Mudo de Carreira”, partilhou aspetos fundamentais a considerar por quem quer percorrer o caminho da realização profissional, nomeadamente:

− Sintomas dos profissionais quando se sentem insatisfeitos: o que pensam, o que fazem e em especial o que não fazem;

− Importância de valorizar esses sintomas em oposição a permanecer numa zona de conforto cada vez mais desconfortável;

− Perigos iminentes em torno dos que refletem superficialmente sobre o tema, como sejam os ‘falsos conselheiros’ e as receitas rápidas para o sucesso;

− Desconstrução de paradigmas que nos mantém agarrados ao estado de insatisfação profissional;

− Criação das condições adequadas para se refletir sobre carreira;

− Ferramentas para programar o ‘GPS’ de cada um com vista a alcançar o potencial e a realização profissional.

Tudo isto com referências a situações reais que Lourdes Monteiro acompanhou.

Ministrado por: Lourdes Monteiro, autora do livro “Quero, Posso e Mudo de Carreira”

Assessor de imprensa por um dia - Como fazer acontecer a notícia

Data: 9 de janeiro de 2021
Horário: 11h00 às 12h30
Local: Online

  • Como gerar conteúdos para fazer acontecer uma notícia;
  • Porquê comunicar com os jornalistas: o seu papel e efeitos na opinião pública;
  • A relação entre um jornalista e uma fonte de informação: a diferença entre o que eles querem e o que nós temos para dizer;
  • Técnicas e instrumentos de comunicação com os jornalistas (documentos escritos, follow-up e eventos);
  • Métricas de Avaliação de resultados.
Ministrado por: Andreia Garcia, docente da Escola Superior de Comunicação Social

Desenhar parcerias estratégicas para fazer crescer o seu negócio

Data: 9 de março de 2021
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Online

Numa economia em que a maior parte das empresas são pequenas ou muito pequenas, é vital usar o poder das parcerias estratégicas para fazer crescer essas empresas e torná-las sustentáveis ao longo do tempo.  Mas sendo isso óbvio, porque será que boa parte dos empresários portugueses resistem a usar esta estratégia para desenvolver os seus negócios? Quais as questões a ponderar antes de formalizar uma parceria de sucesso?

Neste workshop falámos das melhores práticas para desenvolver parcerias de negócio e compreender os passos a tomar nesse processo. Ajudámos a desbloquear ideias para inovar através de parcerias no modelo de negócio da sua empresa.

Ministrado por: Rui Varela Morte, da VM Consulting

Principais erros legais a evitar no lançamento de uma startup

Data: 9 de abril de 2021
Horário: 14h30 às 15h30
Local: Online

  1. Enquadramento da temática
  • Conceito e principais características
  1. Aspetos a ponderar no âmbito da constituição da empresa e desenvolvimento da atividade empresarial
  • Avançar sozinho ou partilhar o risco
  • A natureza jurídica da empresa
  • Aspetos laborais
  1. A Propriedade Intelectual/Industrial
  • A inovação como fator distintivo
  1. A ligação entre empreendedores/investidores
  • Fontes de financiamento alternativas à banca
  1. Incentivos Fiscais: breves notas
Ministrado por: Dra. Mónica Veloso, Coordenadora da Área Jurídica da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários

Como criar um produto digital do zero

Data: 9 de setembro de 2021
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Online

Os negócios digitais ganharam nova dinâmica nos tempos atuais, onde até as pessoas mais resistentes passaram a utilizar a internet para realizar compras, participar de eventos, estudar, fazer cursos e muito mais. Esse é um mercado em expansão em todo o mundo e saber aproveitar as potencialidades do universo digital é mais que uma oportunidade, é uma necessidade.

Programa:

  • O que são produtos digitais;
  • Os tipos de produtos digitais;
  • Como criar um produto digital;
  • Como construir autoridade e audiência;
  • Como vender um produto digital.

Destinatários: para todas as pessoas que desejam escalar o seu conhecimento por meio do Marketing Digital

Ministrado por:Márcia Malvina da empresa HUBWEB - Smart Ideas & Solutions

Modelo de negócios canvas – ferramenta estratégica de gestão inovadora

Data: 9 de outubro de 2021
Horário: 10h30 às 13h00
Local: CAERO

O Mundo mudou, os clientes mudaram os seus hábitos de consumo e a forma de fazer negócios alterou, fazendo crescer a incerteza.

Identificar a proposta de valor de uma organização é crucial para alcançar o sucesso!

A elaboração do modelo de negócios permite ter uma visão integrada do processo de identificação e utilização de recursos, competências e parcerias, para criar e entregar valor aos seus clientes e acionistas. Assim, o Modelo de Negócios Canvas é uma ferramenta bastante útil para quem já tem ou está planeando o seu negócio.

Programa:

– A importância do tema

– O que é um Modelo de Negócios Canvas

– Fases do processo de elaboração do Modelo de Negócios Canvas

– Como Elaborar Um Modelo de Negócios Canvas

– Análise detalhada dos 9 blocos que compõem o Modelo de Negócios Canvas

– Dinâmica de Grupo – elaboração de um Modelo de Negócios Canvas

Destinatários: Novos empreendedores e empresários em qualquer fase de maturidade do seu negócio

Ministrado por: Sónia Grazina Santos, Diretora Executiva da Finance4You Oeste

Encontro dos Projetos/Empresas Incubadas no TORRES INOV-E

Data: 9 de novembro de 2021
Horário: 15h30 às 18h30
Local: CAERO

Ainda no âmbito dos eventos organizados pelo TORRES INOV-E aos dias 9 de cada mês, realizou-se no dia 9 de novembro de 2021, um “Encontro entre projetos/empresas Incubadas”.

Os projetos e empresas incubadas no TORRES INOV-E juntaram-se para uma partilha de ideias, com o objetivo de criar sinergias. Neste encontro esteve presente a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues e participaram 14 projetos/empresas.

Os projetos/empresas incubados no âmbito deste programa apresentaram os seus serviços e puderam conhecer os outros projetos, num momento de partilha e interação, fomentando-se a coesão e ligação entre os empreendedores.

A contabilidade como ferramenta de gestão para a eficiência fiscal

Data: 9 de dezembro de 2021
Horário: 15h00 às 17h00
Local: Online

A eficiência fiscal de uma empresa depende dos recursos e das ferramentas certas para otimizar resultados e aproveitar os benefícios. Para tal é de extrema relevância, entender a importância da contabilidade como ferramenta de gestão e colocá-la ao serviço do empresário, assim como conhecer as ferramentas para a poupança de impostos.

Nesta sessão, foram abordados os seguintes temas:

A Contabilidade como ferramenta de gestão

. O que é a Contabilidade e para que serve

. O que é a Fiscalidade e para que serve

. Principais demonstrações financeiras

. Informação fornecida pelas principais demonstrações financeiras

A importância das boas práticas empresariais na poupança de Impostos

. Perdas por imparidade fiscalmente dedutíveis

. Tributações autónomas e quais as despesas sujeitas

. Incobráveis fiscalmente dedutíveis

. Provisões fiscalmente dedutíveis

Breve abordagem aos incentivos fiscais e a sua importância na poupança de impostos.

Ministrado por:Sónia Grazina Santos, Diretora Executiva da Finance4You Oeste

Novos Consumidores

Data: 9 de fevereiro de 2022
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Online

“Todos nós mudamos com o aparecimento da pandemia, disso não existem muitas dúvidas.”

E enquanto consumidores, como nos vamos comportar, onde vamos comprar, quem são afinal os nossos novos clientes? Como manter a distância de segurança mas ser mais relacional, este é um paradigma que assusta muitos negócios.

Nesta sessão ficaram a conhecer o novo modelo de consumo e a encontrar ferramentas para comunicar com eles e fideliza-los.

Ministrado por: Ana Lopes, da empresa It Is Marketing

Estratégia de criação de uma nova marca

Data: 9 de maio de 2022
Horário: 14h30 às 16h00
Local: CAERO

A marca encarna simbolicamente a essência da proposta de valor do seu negócio.

É uma mensagem curta que – através de um nome, de imagens, de elementos audiovisuais e de experiências – cria expectativas, memórias, histórias e relações com os consumidores.

Os laços emocionais estimulados pela marca permitem “atalhar” a complexidade da escolha e orientar a preferência de quem compra.

A marca é, por isso um dos principais argumentos de quem tem algo para oferecer para convencer os seus consumidores de que estão a fazer a opção certa.

Nesta sessão, foram abordados os seguintes temas:

– Identificar um nome de marca promissor

– Criar a promessa e a proposta de valor representadas pela sua marca

– Construir a identidade física e psicológica da sua marca

– Conhecer os procedimentos legais para obter proteção legal para a sua marca.

Ministrado por: Raquel Barbosa Ribeiro, Empresária na QA – Estratégia, Marketing e Comunicação e Professora Universitária no ISCSP-U.Lisboa

A importância da literacia financeira para as empresas

Data: 9 de junho de 2022
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Espaço JUNTAR

As empresas e os empresários são diariamente confrontados com a necessidade de tomarem decisões financeiras que se tornam cada vez mais complexas devido à maior diversidade e sofisticação dos produtos e serviços financeiros disponíveis, mas também aos desafios do mercado, às mudanças inerentes à globalização e à digitalização dos negócios. Neste contexto, é essencial que os empreendedores, empresários e gestores adquiram e desenvolvam competências de natureza económica e financeira que lhes permitam tomar as opções mais ajustadas à sua realidade e necessidades.

A formação financeira ou literacia financeira, é o processo através do qual se desenvolvem conhecimentos económicos e financeiros e adequam comportamentos e atitudes de gestão na resposta às necessidades e às condicionantes económicas. A literacia financeira apoia no acesso e utilização de produtos e serviços financeiros, desenvolvendo a capacidade de fazer escolhas informadas e tomarem decisões adequadas na gestão financeira dos negócios.

Nesta sessão pretendeu-se sensibilizar para a importância da Literacia Financeira para os empresários e para a gestão das empresas: o plano de negócios como ferramenta de gestão.

Ministrado por:Dulce Forte, da empresa DSolutions

Estratégias de Vendas Online

Data: 9 de setembro de 2022
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Online

Nesta sessão foram abordados os seguintes aspetos:

– Importância da Comunicação Online

– Website

– Redes Sociais

– Anúncios

– E-commerce: vantagens e funcionalidades

– Definição de persona

– Dicas & Estratégias para aumentar as suas vendas

Ministrado por: Marco Gouveia (www.marcogouveia.pt), Digital Marketing Trainer & Consultant.

A contabilidade como apoio à tomada de decisão

Data: 9 de dezembro de 2022
Horário: 11h00 às 12h30
Local: Online

O contexto macroeconómico atual exige às empresas um processo de tomada de decisão cada vez mais célere e eficaz.  Neste processo é vital a existência de uma contabilidade capaz de proporcionar informação financeira completa e atualizada sobre o desempenho da empresa, e sobretudo capaz de proporcionar informação previsional.

Nesta sessão abordámos a forma como a Gestão das Empresas pode converter o seu departamento de contabilidade (interno ou externo) numa ferramenta útil e decisivo no processo de tomada de decisão.

Ministrado por: Jorge Martins, fundador da BeyondCFO https://www.bcfo.online/.

A importância do Marketing Digital na Internacionalização: ferramentas e dicas

Data: 9 de janeiro de 2023
Horário: 14h30 às 16h00
Local: Online

Este webinar visou contribuir para a capacitação de empresários, empreendedores e colaboradores das empresas, para o Marketing Digital e Ecommerce em processos de Internacionalização.

No final desta sessão, os participantes terão adquirido conhecimentos e competências básicas que lhes permitem ter uma maior noção das oportunidades de internacionalização através das plataformas digitais e conseguir alavancar os processos de internacionalização das suas empresas, tornando-as mais competitivas no mercado global.

Ministrado por: Henrique Paranhos – CEO da WEbrand Agency e co-fundador da WEbrand Academy.

Análise Comportamental como Ferramenta para melhores resultados pessoais e empresariais

Data: 9 de fevereiro de 2023
Horário: 14h30 às 16h00
Local: LabCenter

No centro de uma evolução tecnológica muito rápida, as pessoas são as grandes protagonistas.

O conhecimento sobre si mesmo, a formação das equipas, sobre os clientes e o mercado representa a certeza de que está a seguir na direção certa do empreendedorismo.

O tema “comportamento” há muito deixou de ser de uso exclusivo dos Recursos Humanos e hoje pode marcar a diferença na gestão do negócio.

Ministrado por:Barroso Júnior – Guia de Talentos e Diretor da Northear.

Oportunidades europeias de financiamento para empresas inovadoras – Ferramentas para o sucesso de startups e pme

Data: 9 de maio de 2023
Horário: 10h00 às 12h00
Local: LabCenter

Neste workshop pretendeu-se apresentar as linhas de orientação para uma melhor gestão de inovação e desenvolvimento das empresas e dar a conhecer instrumentos de financiamento europeu para projetos inovadores como o Horizon Europe e a Creative Europe, entre outros.

Após o Workshop, os participantes tiveram ainda a possibilidade de realizar uma reunião personalizada com a equipa da AAVANZ.

Ministrado por: Nuno Cunha, CEO da AAVANZ – Innovation Consulting Services.

Novas lideranças na era digital

Data: 9 de setembro de 2023
Horário: 11h00 às 12h00
Local: online

Empreendedorismo, Posicionamento Digital, e Liderança. Como podemos conjugar estes três conceitos (e a sua prática) nos dias de hoje? Através de uma mentalidade forte, que nos permita manter o foco naquilo que realmente interessa: resultados, crescimento, sucesso.

 

Este webinar tratou exatamente disso mesmo. Nele foram abordados vários conceitos práticos da atualidade, que permitirão elevar os negócios a um novo nível de sucesso!

 

Esta sessão foi desenvolvida por Mafalda Almeida, Executive Coach & Mentor, CEO e fundadora do Rising Group.

A Importância do networking e do marketing pessoal nos negócios

Data: 9 de outubro de 2023
Horário: 15h00 às 16h30
Local: Auditório CAERO (Rua António Leal Da Ascensão 2560-309 Torres Vedras)

Numa época tão desafiante e imprevisível, em que por vezes sentimos que a vida e os negócios não correm exatamente como gostávamos, o Networking e o Marketing Pessoal são ferramentas de gestão de negócios que temos de passar a considerar como fundamentais para alcançar os resultados esperados.

Quando pensamos em Networking temos tendência a associar a encontros de empresários. Esta reflexão do dia 9 de outubro pretende ir mais longe, explicando a importância do networking, como o desenvolver de forma ativa, como desenvolver estratégias com resultados práticos e como ser INTERESSANTE e não INTERESSANDO no Networking.

Para alcançarmos os resultados é preciso potenciarmos o conhecimento que temos de nós mesmos, o Marketing Pessoal, é um conjunto de estratégias de marketing, que retiradas do meio empresarial e aplicadas na nossa vida, de forma estruturada e focado em resultados, leva a uma tomada de consciência das estratégias que determinam os melhores resultados.

Esta sessão será desenvolvida por Luis Abreu, CEO da Mais Negócio Portugal e por Teresa Leal, pivot no Oeste do CRINOVE, um projeto da CCDRC e Diretora Regional da Mais Negócio Portugal. Ambos colaboram ativamente com a AFBM – Association For Business and Management.

Novos modelos de negócio com recurso à inteligência artificial

Data: 9 de novembro de 2023
Horário: 10h00 às 11h30
Local: Centro de Educação Ambiental (Parque Verde da Várzea 2560-581 Torres Vedras)

No âmbito do mês da Ciência & Tecnologia, a 9 de novembro realizámos um seminário com a temática Novos Modelos de Negócio com Recurso à Inteligência Artificial. A Inteligência Artificial (IA) está a evoluir rapidamente e a transformar os negócios e a sociedade. Com a capacidade de “pensar” e aprender, a IA é uma ferramenta essencial para impulsionar novos negócios, com a possibilidade de automatização de tarefas, personalização de produtos e serviços e em especial na análise de dados/informação muito valiosa. Este poderá ser um trunfo para startups e empresas em crescimento, e pode ser uma ferramenta para ajudar a competir no mercado de maneira mais eficaz e eficiente.

Mas, algumas questões colocam-se em especial a segurança de dados e a ética.

A sessão foi dinamizada pelo AUDAX – ISCTE, pelos professores António Raimundo e Pedro Sebastião.

Produtividade e Bem-Estar: O espaço de trabalho para melhores resultados

Data: 9 de janeiro de 2024
Horário: 15h00 às 16h30
Local: Torres Vedras LabCenter

Os modernos ritmos de vida cada vez mais acelerados e contínuas mudanças que as atividades profissionais solicitam, requerem desenvolver novas competências pessoais, que nos apoiem a lidar com o acréscimo de adaptações quotidianas. É, por isso, de grande valor aprender técnicas de produtividade, e práticas que aumentem o nosso Bem-estar ao longo do dia.

E se um dos maiores apoios que pode contar para melhorar a sua capacidade de foco mental e Bem-estar emocional e físico diário for o seu ambiente de trabalho? – Foi o que aprendemos nesta sessão que lhe permite tomar contacto com a prática inspiradora oriental de Feng-Shui, uma técnica de organização de espaços humanos, com elevados benefícios para os profissionais modernos. A inspiração estava garantida e não deixou ninguém indiferente quanto à importância de organizar o seu espaço de trabalho, e que permite melhorar a sua qualidade de vida quotidiana.

Esta sessão foi desenvolvida por Fernanda Helena, mentora e coach de inspiração e especialista em mudança positiva. Ensina a desenvolver a competência de inspiração através de Programas de Liderança Inspiradora, Bem-estar e Produtividade para líderes e comunidades profissionais.