STARTUP EM DESTAQUE | JUNHO 2023

Em Junho, damos destaque à PIXAIR, startup incubada no Torres Inov-e, através de uma conversa com o fundador, Pedro Brasil.

PIXAIR

Pedro Brasil, Fundador da PIXAIR, formado em Engenharia Aeroespacial, pela Universidade de Kingston, Reino Unido, 2001.

Como surgiu a ideia da PIXAIR?

A PIXAIR nasce depois de vários anos de experiência profissional na área da aeronáutica. Decidi fazer aquilo que gosto, independentemente de qual fosse o resultado, mas com a certeza que estava a surgir um novo mercado de serviços na utilização dos drones. O fascínio das imagens aéreas, por si só, era muito útil, mas começaram a surgir desenvolvimentos na área da sensorização com informações muito detalhadas. Decidi avançar e a PIXAIR nasce em setembro de 2019. Considero um resultado do esforço e trabalho e numa orientação muito focada nos objetivos a que me propus.

Quais as vantagens competitivas que a PIXAIR oferece?

Na PIXAIR dispomos de excelentes equipamentos e procuramos estar na vanguarda. Os serviços que vendemos prendem-se com a observação da terra, com a recolha do máximo de informações para diferentes tipos de mercados, como por exemplo floresta, monitorização da qualidade do ar, erosão costeira ou qualidade das águas. Mas acima de tudo com o desenvolvimento de soluções novas para os problemas da atualidade, relacionados com o impacto das alterações climáticas ( Erosão Costeira, projetos SIMEC e Simshore), Florestas (projeto SIMIV – Sistema Integrado de Monitorização dos índices vegetativos) e outros para o futuro apontados à neutralidade carbónica, mobilidade urbana, e aproveitamentos energéticos naturais para redução de consumo de energia gerada a partir de combustíveis fósseis.

Quais os principais desafios com que se deparou desde a ideia de negócio até à conquista de mercado?

A empresa surge no início de uma pandemia que, olhando agora para trás, acabou por ser estrategicamente determinante. Na dificuldade e ausência de trabalho, foi altura de aproveitar para estar à frente do computador e passar todas as ideias para o papel e estruturá-las. Daí resultaram dois projetos que foram aprovados e que deram uma maior estrutura ao negócio.

Como foi a sua experiência em criar uma Startup em Portugal?

De uma forma geral, positiva. As questões burocráticas ou administrativas na criação são ultrapassadas com a ferramenta da “Empresa na Hora”. A parte contabilística, essa sim mais preocupante, mas uma boa assessoria será um braço direito para o justo cumprimento das responsabilidades. Contudo, não posso deixar de referir que sinto que em Portugal, existe alguma falta de apoio no domínio fiscal e um excesso de carga fiscal.

Se tivesse que mudar alguma coisa no seu trajeto profissional, o que seria? O que teria feito de diferente?

Teria lançado muito mais cedo o meu próprio negócio. Fui demasiado cauteloso e não quis logo arriscar. Agora tenho a sensação que devia ter ido atrás da minha paixão mais cedo. Mas as coisas são como são, e se hoje o resultado é este… é porque foi no tempo certo e na maturidade certa.

Quais as vantagens e desvantagens de avançar com um projeto próprio?

Eu vejo muitas vantagens. Quem tiver uma ideia de negócio, avance. Costumo afirmar que “o pulsado da coisa está nas minhas mãos”. Outra coisa que valorizo bastante, é que sou o responsável pelos meus atos, é um trapézio sem rede por baixo, e isso tem muito que se lhe diga.

Quais a soft skills que considera essencial para se tornar um empreendedor de sucesso?

Acho que é importantíssimo termos um amadurecimento da ideia e a partir daí desenvolver uma estratégia. Este é um trabalho que muitas vezes não é quantificável e exige muita resiliência. Muitas vezes mesmo não estando a trabalhar. Dou por mim a fazer apontamentos de ideias de projetos para o futuro e a alinhar estratégias de desenvolvimento e isso é da maior importância, sabermos para onde queremos caminhar e que objetivos queremos atingir.

Que conselho/s daria a alguém que quer abrir o seu negócio?

Fazer uma avaliação muito séria do potencial da ideia. Quando há uma boa ideia, há que pensar, desenhar e a definir a estratégia. É claro que é importante ser versátil, ter brio no que fazem e nos compromissos que assumem.

Tendo em conta a experiência da PIXAIR ao nível de candidaturas a fundos comunitários, gostaríamos que partilhasse a sua experiência. Qual a melhor estratégia?

A melhor estratégia é não pensar que estes fundos e apoios são apenas para os “outros”. Temos de pôr “mãos à obra” e acreditar que é possível, o não é a única coisa que está garantida à partida, por isso o que vier será ganho, e quanto mais não seja ganha-se aprendizagem e a exposição a erros para serem corrigidos noutras tentativas. As candidaturas podem não ser aprovadas, mas toda a experiência e o trabalho que fazemos até ali não é perdido. A questão é se estamos para isso ou não? E aí, como se costuma dizer… “mais vale quem quer do quem pode”, e é preciso muito querer! Devemos encarar tudo como um aprendizado e não olhar às dores de crescimento. Ouvir um “sim” a uma candidatura aprovada, é então naturalmente muito gratificante.

Quais as vantagens de estar associado a um programa de empreendedorismo como o Torres Inov-e?

São imensas, começando com o espaço onde a PIXAIR está neste momento, onde os custos são reduzidos, o que ajuda no arranque de uma nova empresa, e um espaço com dignidade empresarial onde posso receber pessoas. E depois há uma outra vantagem, que é o acesso à informação, questão fundamental hoje em dia. São muito importantes várias comunicações que recebo do Torres Inov-e, seja de aberturas de calls, avisos de concursos, seminários, webinars, ações de formação que vão acontecendo, entre outros.

Contactos:PIXAIR | Facebook
Rua Serpa Pinto, 7A, Sala 1 - Torres Vedras
Email: pixair@outlook.com
Tlm.: 919 995 561

STARTUP EM DESTAQUE | JULHO 2023

Em Julho, damos destaque à HUBWEB – Smart Ideas & Solutions, startup incubada no Torres Inov-e, através de uma conversa com a fundadora, Márcia Malvina.

HUBWEB - Smart Ideas & Solutions

Márcia Malvina, empreendedora e especialista em Marketing Digital. Doutorada na NOVA FCSH e fundadora da HUBWEB – Smart Ideas & Solutions.

Como surgiu a ideia da HUBWEB?

No Brasil eu já trabalhava há vários anos na área de marketing digital. Em 2018, quando cheguei a Portugal percebi que existiam muitas empresas portuguesas que ainda não usavam marketing digital. Na altura, identifiquei uma oportunidade de negócio em duas vertentes, por um lado mostrar às empresas a importância do digital e dar-lhes as ferramentas para criarem uma estratégia e, por outro lado, organizar formações para outros profissionais ou para colaboradores das empresas para poderem criar as estratégias digitais.

O arranque do negócio coincidiu com a inscrição num concurso de empreendedorismo e a HUBWEB foi o projeto vencedor do Prémio Melhor Ideia de Negócio FCSH/Santander Universidades 2019, que me facultou algumas bases para continuar a desenvolver este novo projeto.

Quais as vantagens competitivas que a HUBWEB oferece?

O nosso modelo de negócio é diferenciado da maioria das agências e julgo que, por isso, conseguimos ser mais competitivos. A HUBWEB é 100% online e 100% colaborativa, e a equipa é alocada consoante as necessidades de cada projeto. Além disso, estamos focados nos pequenos negócios pois, com a experiência que acumulo com esse segmento, conseguimos ter um preço mais competitivo.

Quais os principais desafios com que se depararam desde a ideia de negócio até à conquista de mercado?

O principal desafio foi a minha nacionalidade. Por ser estrangeira, sinto que gerou uma certa desconfiança e foi crucial realizar eventos e parcerias para vencer este obstáculo e poder ganhar clientes. Depois, outro desafio foi ultrapassar a ideia de muitos empresários de que o marketing digital “não funciona” ou que “é caro”.

Se tivesse que mudar alguma coisa no seu trajeto profissional, o que seria? O que teria feito de diferente?

Como eu tenho muita energia, muita vontade de fazer coisas novas, se eu pudesse fazer alguma coisa de diferente seria, sem dúvida, abrir um negócio próprio mais cedo.

Quais as vantagens e desvantagens de avançar com um projeto próprio?

A principal vantagem é conseguirmos delinear o nosso propósito e fazermos com que a nossa empresa tenha a nossa “cara”. Umas das maiores dificuldades é formar uma equipa, pessoas que estejam na mesma sintonia que nós, que tenham um objetivo similar e que estejam dispostos a enfrentar alguns desafios.

Quais a soft skills que considera essencial para se tornar um empreendedor de sucesso?

Para ser empreendedor é necessário querer fazer diferente, conseguir transformar um sonho numa realidade. Todos nós sonhamos, mas é necessária muita coragem e ousadia para passar do papel para a realidade.

O empreendedor tem de estar preparado para aceitar “nãos”, para pedir ajuda, não querer fazer tudo sozinho. Podemos ser especialistas numa área, mas devemos de estar sempre à procura de novos conhecimentos.

A coragem, organização, disciplina e a humildade de saber receber opiniões foram as chaves para a minha jornada empreendedora.

Quais as vantagens de estar associado a um programa de empreendedorismo como o Torres Inov-e?

Para mim foi fundamental, porque enquanto empreendedora estrangeira, foi mais fácil entrar dentro do ecossistema, contar com uma equipa técnica que está ali para ajudar, que mostra caminhos e apoia em determinadas ações. Foi importante também o apoio na divulgação. Enfim, dá conforto e segurança para o empreendedor saber que a iniciativa pode não dar certo, mas, quando estamos cercados de condições que podemos usar para minimizar os problemas ou para poder encontrar soluções, o processo torna-se mais tranquilo.

*A incubadora TORRES INOV-E é certificada pelo IAPMEI no âmbito do Programa StartUp Visa, que se destina ao acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal.

Para terminar a nossa conversa, para a Márcia qual é a importância para os projetos terem uma marca associada?

A imagem que a empresa procura construir é fundamental para que ela seja reconhecida no mercado. Isso pode ser um processo demorado, mas é absolutamente necessário. Ao fim de 3 anos de existência, as pessoas já falam e reconhecem a HUBWEB porque fizemos questão de criar uma marca e trabalhar a nossa comunicação desde o início. Mantemos o propósito que idealizamos para a empresa e pretendemos que ela seja uma referência, tanto em serviços, como em formação na área do marketing digital.

A marca, é um reforço do propósito da empresa e ajuda a posicioná-la no mercado.

Contactos:HUBWEB | Website
Email: mmalvina@hubwebnet.com
Tlm.: 919 642 046

STARTUP EM DESTAQUE | NOVEMBRO 2023

Em Novembro, damos destaque à COOPRATIVA, startup incubada no Torres Inov-e, através de uma conversa com os 3 fundadores: Tiago Pimenta, André Moreira e Simão Dias.

COOPRATIVA® - Especialistas em ideias com zero parra, muita uva

Tiago Pimenta | Managing Director & Partner

André Moreira | Creative Director & Partner

Simão Dias | Creative & Partner

Como surgiu a ideia da COOPRATIVA?

Somos três torrienses que já se conheciam e a ideia da COOPRATIVA nasceu da vontade partilhada de fazer algo genuinamente diferenciador daquilo que já existe. Reunimos as melhores skills de cada um de nós e contribuímos com a nossa experiência em áreas específicas.

Na COOPRATIVA, valorizamos a ideia de que a cooperação e o trabalho em rede são essenciais no mundo atual dos negócios. Foi por isso que escolhemos o nome “COOPRATIVA”, que reflete a importância da cooperação, da sinergia e da criação conjunta.

Acreditamos que a verdadeira inovação emerge quando pessoas com visões e habilidades diferentes se unem em prol de um objetivo comum. A COOPRATIVA é a materialização desse princípio e é assim que continuamos a fazer a diferença nos nossos projetos.

Quais as vantagens competitivas que a COOPRATIVA oferece?

A COOPRATIVA oferece uma série de vantagens competitivas distintas. A nossa abordagem abrange a gestão completa de marcas, cria todo o conceito de marca e dessa forma, assegura que elas perduram ao longo do tempo.

Além disso, contamos com uma equipa especializada, capaz de se adaptar às necessidades específicas de cada projeto, através da nossa rede cooperativa com outras empresas. A nossa experiência permite-nos simplificar os processos, tornando-os mais eficazes e eficientes, incluindo um acompanhamento dedicado na conquista da marca.

Somos especialistas em publicidade e garantimos que os nossos processos são mais ágeis e eficazes.

Quais os principais desafios com que se depararam desde a ideia de negócio até à conquista de mercado?

No nosso percurso, aquele que consideramos o nosso principal desafio é a comunicação eficaz do valor dos nossos serviços. É fundamental que os nossos potenciais clientes compreendam plenamente o que estão a adquirir, o valor que tem e como isso pode beneficiá-los.

Alguns dos nossos clientes, já têm experiência de trabalho com agências que seguem procedimentos estabelecidos e estão relutantes em mudar. Felizmente, com a nossa experiência e o nosso histórico de colaboração com estruturas empresariais maiores permite-nos focar nas nossas habilidades criativas. No entanto, quando lidamos com empresas menores, muitas vezes enfrentamos a perceção de que todas as agências são iguais. Esse equívoco torna desafiante explicar que não pretendemos substituir as agências com as quais já trabalham. Pelo contrário, o nosso objetivo é complementar e enriquecer os serviços existentes.

Quais as vantagens e desvantagens de avançar com um projeto próprio?

Seguramente, avançar com um projeto próprio tem vantagens e desvantagens distintas. A grande vantagem reside na oportunidade de seguirmos as nossas paixões, fazermos o que gostamos e desfrutar de uma maior liberdade. No entanto, é uma escolha que também vem com alguns desafios.

Entre as desvantagens, a carga tributária que as empresas enfrentam, que muitas vezes são significativamente mais altas do que as de empresas estrangeiras. Isso pode levar a uma concorrência mais agressiva, uma vez que empresas estrangeiras podem operar com uma carga fiscal menor, o que pode ser desafiante para a competitividade.

Além disso, é fundamental gostar genuinamente do que estamos a fazer ao avançar com um projeto próprio, pois diariamente somos colocados “à prova”. A motivação pessoal e a resiliência são cruciais para enfrentar esses obstáculos e encontrar o sucesso.

Quais as soft skills que consideram essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso?

Na nossa opinião, destacamos duas que consideramos fundamentais: a capacidade de saber lidar com pessoas e, como já referimos anteriormente, a resiliência.

Que conselho/s daria a alguém que quer abrir o seu negócio?

É crucial gostar muito do seu projeto e estar completamente comprometido com ele. Abrir uma empresa apenas com a expetativa de ganhar dinheiro, é um grande erro. Aliás, se não gostar do que faz, ao deparar-se com as primeiras adversidades, fecha as portas.

O empreendedor tem de estar disposto a investir tempo, energia e esforço para superar os desafios que possam surgir.

Na vossa opinião, qual é a importância da publicidade para um negócio?

A importância da publicidade para um negócio é significativa nos dias de hoje, mesmo em setores aparentemente saturados, ainda é possível crescer se a estratégia for bem executada. A competição não se resume a ser o primeiro no mercado, mas sim o melhor.

E se as marcas não transmitem isso, deixam-se estar só à espera que as pessoas venham ter com elas, nunca conseguem atingir o objetivo.

As marcas devem ser vistas como pessoas. Têm medos, ambicionam conquistas e, acima de tudo, têm a necessidade de comunicar com o seu público. Na publicidade, pedimos a atenção das pessoas e é crucial oferecer alguma coisa em troca. A publicidade deve ser vista como uma troca equivalente, onde, ao solicitar a atenção do público, proporcionamos algum retorno, como humor, informação, entretenimento, etc. Essa troca equitativa beneficia ambas as partes, reforçando a relação entre a marca e o público.

Para terminar a nossa conversa, quais as vantagens de estar associado a um programa de empreendedorismo como o Torres Inov-e?

No nosso caso, proporcionou uma localização estratégica com a possibilidade de nos instalarmos num espaço em pleno centro histórico da cidade de Torres Vedras e também o acesso à rede de parceiros da incubadora foi de grande relevância.

Em resumo, o Torres Inov-e permitiu ultrapassar alguns obstáculos que as startups têm no seu arranque, nomeadamente a redução de entraves e custos numa fase de arranque do projeto.

Contactos:COOPRATIVAhttps://cooprativa.pt/Email: geral@cooprativa.ptTlm.: 912 085 174