CURSOS DE VERÃO 2021 | DANÇA CRIATIVA & LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO | SEMANA DE 23 A 27 DE AGOSTO

IDADES
6 aos 12 anos
HORÁRIO GERAL
9h – 18h | 13h – 14h » Almoço
HORÁRIO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
»10h – 13h – 5 dias, 5 histórias, 5 danças
ORIENTADORA: Teresa Prima
SINOPSE
A que sabe a lua? de Michael Grejniec Os amigos de Eric Carle
A manta de Isabel Minhós Martins Uma história de Mariana Coppo
Ao longo de cinco sessões iremos abordar várias histórias que falam de cooperação, amizade, memórias e afetos e o poder de iniciativa e, explorá-las através do movimento em ligação com a narrativa e o desenho. No final haverá uma partilha do trabalho desenvolvido. Que história nascerá da imaginação do Grupo?
Objetivos:
Descobrir o instrumento que é o corpo e suas capacidades expressivas.
Contatar com os elementos da Dança: Peso, Tempo, Espaço e Fluência.
Desenvolver a sensibilidade na relação para consigo e para com o (s) outro (s).
Promover um pensamento e ação transversais e interdisciplinares.
BIOGRAFIA
Teresa Prima é intérprete, coreógrafa e educadora artística.
Os seus estudos incluem Dança, Dança para a Comunidade, Dança Clássica e Artes Marciais Indianas e Artes Expressivas tendo estudado no Balleteatro, Forum Dança, Attakalari Centre for Performing Arts, Meera Dance Academy e Tamalpa Institute. Encontra-se em formação no Ingle Institute for Somatic Education.
»14h – 17h – LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO para o espetáculo A MAIOR FLOR DO MUNDO
ORIENTADORES: Hugo Mendes e Inês Gomes
SINOPSE
Numa aldeia distante, morava um menino muito curioso e brincalhão
que todos os dias gostava de ir brincar para um jardim cheio de flores e pequenos animais.
Certo dia, distraído na brincadeira, o menino afastou-se um pouco mais da aldeia e, pelo caminho, encontrou uma pequena flor. A flor estava murcha e quase morta. Precisava de alguma coisa…O que seria? Será que o menino a conseguiria salvar?
“A Maior Flor do Mundo” é um espetáculo imersivo para crianças e
graúdos baseado no livro de José Saramago, que nos ensina a
importância de preservar e cuidar da Natureza.
Com cenários criados com a ajuda de crianças e do seu imaginário, esta peça atende ao desejo que Saramago expressa no livro – “Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?…”
Mas, “e se as histórias para crianças passassem a ser de leitura
obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender
realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”. Talvez esta
peça não seja só para os mais pequenos…
BIOGRAFIAS
Hugo Cabral Mendes, nascido em 1999, natural de Vila Franca de Xira,
Portugal, iniciou a sua formação em dança no Projeto Quorum da Academia Quorum Ballet em 2016, onde trabalhou com Luís Marrafa, Daniel Cardoso, Cláudia Nóvoa, Bruno Duarte, entre outros, e em 2017 entra na Escola Superior de Dança.
Frequentou a oficina coreográfica de Rui Lopes Graça e vários workshops, entre os quais, “Gaga” com Idan Porges, “Floorwork” com Piny, Michael de Haan e ainda Cristina Planas Leitão. Colaborou no projeto P.E.D.R.A , desenvolvido pela Culturgest, com Clara Andermatt e Amélia Bentes (Lisboa) . Mais recentemente participou no Summer Intensive, um workshop onde teve a oportunidade de trabalhar com Rakesh Sukesh, Thi-Mai Nguyen , Luke Jessop, Francisco Cordova , Vitoria de Ferrari , entre outros. Participou também no Kick Off, iniciativa promovida pelos Estúdios Vitor Córdon, onde trabalhou com Roberto Olivan e Hélder Seabra.
Profissionalmente, trabalha com Raimund Hoghe em ‘’Momentos of Young People’’, tendo já apresentado no Teatro Municipal do Porto em 2018, e no Festival Montpellier Danse em 2020. Em 2019 integra em “Num Vale do Aqui”, de Daniel Matos, e em “Pistris o tubarão sou eu?” de Adriana Sá Couto. Ainda em 2020, trabalhou com Rodrigo Teixeira em ‘’Voyage, Voyage’’, participou num video-dança realizado por Miguel Moreira e fez assistência de ensaio em “Perfil Perdido” de Marco Martins.
Atualmente é um dos intérpretes de Aldara Bizarro e Fernanda Fragateiro em “A Caixa para Guardar o Vazio”, de Diana Niepce em “Dueto” e “T4” e irá integrar a nova criação da CAMA “Limoeiro #55”. Encontra-se também a desenvolver a sua primeira criação com a bailarina Inês Gomes.
Inês Gomes, natural de Lisboa, inicia a sua formação em dança na Academia de Dança de Lisboa aos 4 anos de idade (2004), passando mais tarde para a formação de bailarinos da escola de dança Dance Spot, onde desenvolve competências técnicas e artísticas de dança Clássica (método Vaganova), Contemporâneo e Jazz (2012-2018), da qual destaca os professores Rita Galo, Ângela Clemente, Rui Reis, Benvindo da Fonseca, Patrícia Henriques, Daniel Cardoso e Gabriel Fratian.
Com 18 anos ingressa no Curso Integral 2018/2020 da FOR Dance Theatre (Formação Olga Roriz) da Companhia Olga Roriz. Ao longo do curso teve a oportunidade de trabalhar com Olga Roriz, Miguel Moreira, Cláudia Dias, Lígia Soares, Bruno Alexandre, Catarina Câmara, Sara Carinhas, Félix Lozano, Vítor Hugo Pontes, Magalie Lanriot, Beatriz Batarda, Rafael Alvarez, Teresia Björk, entre outros.
É através deste curso que é convidada a participar num vídeo-dança de Miguel Moreira, celebrando o Dia Mundial da Dança em tempo de quarentena.
Atualmente, encontra-se a iniciar a Escola Superior de Dança e, simultaneamente, a desenvolver a sua primeira criação com o bailarino Hugo Cabral Mendes. É também uma das intérpretes da nova criação “Corpo Anímico” da Ordem do O.

 

Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDrrEqHDwcOhEZ-nvP5Qar2oJOBSqVJD9YvstEUw1wzvR34g/viewform?usp=sf_link

 

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