EcoCampus Torres Vedras

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO
De 2 de outubro a 21 de novembro de 2025.
EMPREENDE XXI
A incubadora EcoCampus é credenciada pelo IEFP como Entidade de Acompanhamento (EA), para prestar apoio aos promotores e respetivas empresas, no âmbito da medida Empreende XXI.
EMPREENDE XXI é um programa que ajuda a criar, desenvolver e financiar o teu novo projeto empresarial, desenvolvido pela Startup Portugal e pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.
RNI – PORTUGAL INCUBATORS

ECOCAMPUS É ACREDITADO PELA RNI – PORTUGAL INCUBATORS
A RNI – Portugal Incubators é o elo de ligação da comunidade de incubação, desenvolvendo iniciativas de capacitação sempre com foco no fim último das comunidades – o suporte das startups incubadas. Ao integrar a RNI, as incubadoras são parte ativa na construção do futuro da incubação em Portugal.
STARTUP VISA

A incubadora EcoCampus é certificada pelo IAPMEI no âmbito do Programa StartUp Visa, que se destina ao acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal.
ECOCAMPUS - O QUE É?
O EcoCampus Torres Vedras, dinamizado pela Associação Estufa – Plataforma Cultural em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, é uma plataforma de empreendedorismo com reabilitação de património público já existente e desocupado para Incubação de empresas/startup’s na área da Economia Verde, Economia Circular e Sustentabilidade Ambiental, visando o desenvolvimento sustentável territorial e simultaneamente atrair capital humano qualificado para zonas de menor densidade. Fomentar as boas práticas e a inclusão de ações de responsabilidade social das empresas beneficiará toda a comunidade. Criar a base empreendedora que valorize e crie valor económico para gerações vindouras a par da necessária qualidade de vida, proveniente de uma economia que protege o meio ambiente e ao mesmo tempo consegue ser competitiva, estável e próspera.
Utilizar o melhor que Torres Vedras possui e desenvolver e transformar este conceito num pilar de transformação económica para a Economia Verde é a ideia base do EcoCampus.
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO ECOCAMPUS SÃO:
– Promover o empreendedorismo nas áreas da economia verde, economia circular e sustentabilidade ambiental, através de ideias inovadoras e que possam complementar o tecido empresarial do Concelho de Torres Vedras e da Região, proporcionando aos empreendedores condições favoráveis ao desenvolvimento e crescimento do projeto;
– Apoiar a criação de emprego e riqueza na área da sustentabilidade ambiental;
– Apoiar negócios com potencial de expansão internacional;
– Valorizar a tecnologia com impacto favorável na economia verde, circular e ambientalmente sustentável;
– Diversificar a economia regional;
– Incrementar a comunidade empreendedora da região;
– Atrair e reter talento e conhecimento científico;
– Trabalhar em rede com a comunidade empresarial e académica, que defendam e promovam princípios de sustentabilidade ambiental.
O EcoCampus permite a incubação de projetos em duas modalidades: incubação física e incubação virtual.
INCUBAÇÃO FÍSICA
O EcoCampus dispõe de um modelo de incubação física, através de espaço de trabalho, localizado num dos 3 polos de incubação:
- Polo 1 – Cadriceira;
- Polo 2 – Casal Barbas;
- Polo 3 – Figueiredo.
Dirige-se a atividades empresariais, constituídas há menos de 1 ano, nas áreas da economia verde, economia circular e sustentabilidade ambiental.
INCUBAÇÃO VIRTUAL
Destina-se a apoiar empresas que querem localizar a sua sede social no Concelho de Torres Vedras, através da domiciliação fiscal da sede social da empresa.
APOIOS E INCENTIVOS
A incubadora EcoCampus está situada na Região Centro, no distrito de Lisboa. As empresas que realizem investimentos no concelho de Torres Vedras podem beneficiar de fundos europeus com taxas de cofinanciamento até 85%.
PORTUGAL 2030
O Portugal 2030 põe em prática o Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia para aplicar 23 mil milhões de euros dos fundos europeus em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027.
Consulte toda a informação aqui.
CENTRO 2030
O Programa Centro 2030 destina-se a promover a competitividade da economia, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território e das pessoas na região.
Consulte o plano anual de avisos aqui.
COMPETE 2030
Programa temático Inovação e Transição Digital para o próximo período de programação 2021-2027.
O programa assume uma agenda temática de promoção da competitividade da economia nacional, quer através da aposta na I&I, quer através da promoção da sustentabilidade e da autonomia energética, constituindo a qualificação dos ativos empresariais um instrumento nesta estratégia.
Consulte o plano anual de avisos aqui.
Consulte os diversos programas de apoio e incentivo ao investimento que existem no concelho de Torres Vedras, aqui!

As incubadoras TORRES INOV-E e ECOCAMPUS lançam a 2ª Edição do Programa de Aceleração, uma iniciativa inovadora baseada numa metodologia de capacitação para o empreendedorismo e inovação. Integrado na medida Empreende XXI, o programa é constituído por três bootcamps e oito workshops de capacitação que visam apoiar a criação e o desenvolvimento de projetos empresariais com carater inovador.
O programa é destinado a empreendedores que pretendem desenvolver ideias de negócio, startups, empresas em fase inicial ou já estabelecidas que queiram adquirir novos conhecimentos, com o objetivo de preparar os participantes para superarem os desafios e desenvolverem competências fundamentais para acelerarem o crescimento dos seus projetos.
PROGRAMA:
BOOTCAMPS
BOOTCAMP START DAY | 2 e 3 Outubro (10h às 17h)
O 1º Bootcamp é dedicado à estruturação e validação da ideia de negócio e à sua viabilidade económica. Vamos recorrer a uma ferramenta colaborativa de inovação, que irá permitir estruturar todo o negócio. Além de workshops práticos, vamos ter sessões de mentoria especializada.
BOOTCAMP DEMO DAY | 6 e 7 Novembro (10h às 17h)
O 2º Bootcamp é um Demo Day, composto por Pitch dos participantes e Q&A com a audiência. Neste bootcamp vamos ter um workshop prático de como fazer um pitch, seguido de uma sessão de treino de pitch. No segundo dia, iremos ter o Demo Day, onde cada empreendedor irá apresentar o seu projeto e responder a questões do júri.
BOOTCAMP FOLLOW-UP | 20 e 21 Novembro (10h às 17h)
O 3º Bootcamp é assente num formato de Speed Mentoring, em que vários mentores apoiam os participantes nas suas dúvidas e obstáculos. Este bootcamp serve para as startups esclarecerem dúvidas e ultrapassarem obstáculos com a ajuda de uma equipa de mentores. Antes do bootcamp, cada empreendedor irá responder a um questionário de diagnóstico que irá servir para personalizar as mentorias.
WORKSHOPS
9 Outubro
– Testar a viabilidade do negócio – o meu negócio é rentável? (10h às 13h)
Neste workshop os empreendedores vão poder validar se os pressupostos que têm para o negócio são viáveis, ou seja, se o negócio irá ser rentável ou não.
– Criar um traction roadmap – o meu negócio é exequível? (14h30 às 17h30)
Um traction roadmap permite perceber quantos clientes precisamos de ter para atingir o nosso objetivo a 3 anos. Além disso, vamos calcular diferentes cenários com diferentes taxas de crescimento.
16 Outubro
– Análise de Mercado – quem é o meu público-alvo e quem é a minha concorrência? (10h às 13h)
Neste workshop vamos definir quem é o ICP (Ideal Customer Profile). Vamos também identificar e analisar quais são os principais concorrentes e qual a nossa diferenciação (vantagem competitiva).
– Validação da Solução – como é que a minha solução resolve o problema e é melhor que a concorrência? (14h30 às 17h30)
Neste workshop vamos perceber que benefícios estamos a entregar aos nossos clientes e que resultados os estamos a ajudar a atingir. Vamos perceber diferentes formas de validar a nossa solução e quais os primeiros passos para desenvolver a nossa solução.
23 Outubro
– Validação de Negócio – qual é o meu modelo de negócio e como vou chegar ao público-alvo? (10h às 13h)
Neste workshop vamos explorar os principais modelos de negócio adotados pelas empresas mais bem-sucedidas. Vamos também definir as principais uniteconomics da nossa solução de forma a calcular a rentabilidade do nosso negócio.
– Criar um plano financeiro – ferramenta de projeção de vendas e de custos (14h30 às 17h30)
Neste workshop vamos perceber as bases de criar um P&L e quais os conceitos financeiros que todos os empreendedores devem saber.
30 Outubro
– Criar um plano de marketing – plano detalhado de marketing (10h às 13h)
Neste workshop vamos falar de como a Inteligência Artificial pode ser um forte aliado na automatização de campanhas de marketing e como os empreendedores podem alavancar o seu potencial.
– Criar um plano de vendas – criação e estruturação de um plano de vendas (14h30 às 17h30)
Neste workshop vamos falar de estratégias de Go-to-market, ou seja, como preparar o lançamento e arranque do nosso negócio. Vamos ainda falar de estratégias de vendas e algumas dicas práticas sobre como criar um pipeline de vendas.
O programa é destinado a empreendedores que pretendem desenvolver ideias de negócio, startups, empresas em fase inicial ou já estabelecidas que queiram adquirir novos conhecimentos, com o objetivo de preparar os participantes para superarem os desafios e desenvolverem competências fundamentais para acelerarem o crescimento dos seus projetos.
As sessões serão realizadas presencialmente (local a definir), entre 2 de outubro e 21 de novembro, oferecendo aos participantes ferramentas práticas e estruturadas para criarem negócios sustentáveis.
A participação é gratuita, sujeita a inscrição.
Brevemente mais informações.