Lab
Laboratório de Dança
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Sobre advanced dance program
O Advanced Dance Program da Escola de Dança MOVIMENTO é um projeto
completo e singular realizado em território português que combina uma formação de excelência em dança clássica e dança contemporânea com outras áreas performativas, culturais e artísticas adjacentes como o teatro, a história da arte e dos movimentos artísticos, a cenografia e o multimédia.
Destina-se a jovens entre os 10 e os 18 anos com especial aptidão para a dança mas que revelam interesse em desenvolver competências pessoais, artísticas e técnicas que vão para além do treino intensivo em dança clássica e contemporânea.
Definimos um Programa Avançado em Dança que olha para o bailarino numa perspetiva integradora, com uma inovadora flexibilidade curricular que nos permite acompanhar os seus talentos, a sua visão ou ajudá-lo a descobrir o seu percurso individual. O ADP olha o aluno como um Ser Humano Integral e não apenas como um corpo dançante, preparando-o e estimulando competências técnicas e artísticas.
Nesta formação com duração de 8 anos, os alunos do ADP têm oportunidade de desenvolver as seguintes áreas integradas no plano curricular: dança criativa; teatro; artes visuais e cenografia; sociologia da arte e da cultura; estudo das práticas e movimentos artísticos (história da arte); multimédia; marketing; planificação, gestão e orçamentação de projetos artísticos.
Os alunos do ADP crescem numa envolvente de estímulos e conteúdos programáticos adequados ao ano letivo que frequentam na escola, à sua idade e aos seus interesses e aptidões pessoais. A cada ano são estabelecidas metas a alcançar (em articulação com o aluno e a sua família) e será elaborado um plano individual de trabalho.
Esta formação destina-se a todos os que pretendem fazer da dança o seu futuro profissional, mas também a todos os que não tendo essa ideia definida, gostam de dançar 2 a 3 horas por dia (3 a 6 x por semana) e encontram nesta formação uma forma de desenvolver uma visão mais ampla do Mundo, complementando de forma excecionalmente enriquecedora e abrangente a sua formação escolar.
Áreas de ensino
Dança Clássica
Do 1º ao 8º ano
Dança Criativa
Do 1º ao 5º ano
Dança Contemporânea
Do 3º ao 8º ano
Barra de Chão
Do 1º ao 8º ano
Cenografia
Do 1º ao 8º ano
Estudos dos Movimentos Artísticos
Do 6º ao 8º ano
Oficina de Teatro
Do 1º ao 8º ano
Sociologia de Arte e da Cultura
Do 6º ao 8º ano
Gestão de Projetos Artísticos
Do 6º ao 8º ano
Multimédia
Do 1º ao 8º ano
Áreas de ensino
- 16 horas semanais de aulas com professores credenciados de dança, bem como aulas com encenadores, coreógrafos, artistas plásticos, ociólogos, historiadores e produtores culturais;
- 1 sábado por mês com 1,5h / 2h de técnica dança clássica ou técnica dança contemporânea (total 3h ou 4 horas);
- masterclasses mensais (1 sábado por mês, à tarde) de técnica dança clássica ou contemporânea, teatro ou outras artes performativas com prestigiados professores de dança e teatro, bailarinos, actores ou outros profissionais ligados à área artística ou ensino artístico;
- 3 deslocações por ano a escolas superiores e de ensino integrado ou profissional de dança, de teatro e de artes plásticas do país (parceiras do ADP);
- desconto direto de 15% nos Cursos de Dança Associação, dirigidos por Paula Alvarez e Pedro Carneiro;
- participação em 2 Concursos de Dança anuais (alunos selecionados para o efeito e em representação do ADP da Movimento);
- possibilidade de acesso às disciplinas que integram o horário 2019/2020 da Escola de Dança MOVIMENTO, desde que estas se encontrem fora do horário
estipulado para o ADP (técnica de dança clássica, repertório clássico, repertório contemporâneo, composição coreográfica, hip hop, barra de chão,
lyrical dance, dança jazz e oficina coreográfica), limitado à disponibilidade e prévia inscrição na(s) disciplina(s) pretendidas; - Oficina de Teatro 2019/2020 dirigida pelo actor e encenador Raimundo Cosme;
- acompanhamento de fisioterapia por parte do Centro Ortopédico Traumatológico FISIOESTE Dr José Traguedo.
Condições de acesso
Duração
O Advanced Dance Program tem duração de 10 meses (ano lectivo de set. a jun).
Pagamento
- O curso é pago mensalmente ou anualmente (nesta opção com 5% dedesconto).
- O aluno tem a possibilidade de desistência até Dezembro de 2019;
- A partir de janeiro de 2020 qualquer desistência obriga ao pagamento da totalidade do programa (podendo o aluno participar apenas nas masterclasses, se assim o pretender).
Máximo de alunos (sujeitos a audição)
16 vagas, 2 vagas para bolsas de estudo parciais ou integrais atribuídas por candidatura dirigida à Direcção da Associação ESTUFA – Plataforma Cultural
Datas das audições
1 e 15 de julho, 13 de julho e 7 de setembro
Audição
- 20 eur (seguro)
- Comparticipação ADP: 150 eur/mês
- Taxa de inscrição: 100 eur/ano
Corpo directivo e pedagógico, tutores e corpo docente
Direção
Magda Matias
Coordenação técnica e pedagógica
Mónica Figueiredo
Tutoria metodológica dança clássica
Gillian Sarah Anthony
Tutoria práticas contemporâneas
João dos Santos Martins
Tutoria artes visuais e cenografia
Gabriela Raposo
Tutoria multimédia
Ana Nunes
Corpo docente
Ana Nunes
Cátia Reixa
Daniela Gandra
Dário Pacheco
Elisabete Santos Silva
Gabriela Raposo
Gillian Sarah Anthony
João dos
Santos Martins
Magda Matias
Maria Borges
Mónica Figueiredo
Raimundo
Cosme
Rui Matoso
Tânia Clímaco
Laboratório de dança criativa com Tânia Carvalho - 2013
"Coral"
Sendo um espaço de criação na área da dança contemporânea, o 3º Laboratório de Dança é financiado e produzido anualmente pela ESTUFA com o objectivo de promover e divulgar a dança contemporânea, garantindo em simultâneo a alocação de uma bolsa a criadores ou coreógrafos nacionais.
Na 3ª edição, foi convidada a coreógrafa Tânia Carvalho que trabalhará num formato de residência artística aberto a todos os cidadãos que com ela queiram trabalhar nesta criação.
Informações
Coreógrafa
Tânia Carvalho
Local
Sede ESTUFA e Teatro-Cine
Workshop
15 e 16 de Junho
Residência / Crianção
17 a 30 de Junho
máx. 30 participantes, inscrições abertas, gratuito
Estreia
5 de JULHO | 21.30h
Sinopse
Todos os dias o dia todo, mover mexer abanar chocalhar. Agitar o corpo e suas entranhas sem as ver, os ossos estalar e fazer ranger. Rodopio com os olhos as vezes que eu quiser, e de tonturas me encho, o meu mundo está a mexer. Giro sobre os pés as vezes que me apetecer, até cair no chão sentindo-o desaparecer. Daqui para ali, descoloco-me então, numa dança sem fim que é ter a vida em ação. E dormindo os gestos continuam em mim, sonhando reajo movendo-me sim. E todos somos movimento, movimentos que não param e que nos fazem mudar de lugar, agir e passar do início ao fim. Todos diferentes decerto, o meu rosto não é o teu, aquilo que sou é mesmo só meu. Mas movemo-nos todos assim e assim, esticamos um pé e a cabeça diz que sim, eu abro a porta e viras-te para mim. De cá para lá e de lá para cá tombamos o corpo conforme o vento está, num sobe e desce e mesmo a direito, ou até num blá blá blá, onde braços e cabeça falam connosco, e o corpo fala, fala assim, fala fala, claro que sim, ele fala, ele move-se, ele diz-te sempre algo de mim.
Bruna Carvalho
Quem é a Tânia Carvalho?
Nasceu 1976 (Portugal). Vive e trabalha entre Viana do Castelo e Lisboa.
Começou a ter aulas de dança clássica aos cinco anos de idade. Em 1991 fez o primeiro ano da Escola Superior de Dança (Lisboa, Portugal). Em 1997 ingressou no Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea Fórum Dança (Lisboa, Portugal). Em 2004 foi convidada a participar no encontro “Pointe to Point”, inserido no Third Asia – Europe Dance Fórum, Tóquio (JP). Em 2005 realizou o Curso de Coreografia da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal).
Tem participado em vários trabalhos tanto a nível interpretativo como criativo onde colaborou com os seguintes coreógrafos: Francisco Camacho, Carlota Lagido, David Miguel, Filipe Viegas, Luís Guerra de Laocoi e Vera Mantero. Como actriz trabalhou com o Projecto Teatral.
Como coreógrafa e intérprete criou, entre outras, as seguintes peças: Mulher à beira de um contrabaixo (1997), A corte (2000), Inicialmente Previsto (2000), New Tan (2001), Um privilégio característico (2002), Direcção Oposta (2003), O melhor delas todas (2003), Os segredos do meu dormir em Nottingham (2004), Como se pudesse ficar ali para sempre (2005), Explodir em Silêncio Nunca Chega a ser Perturbador (2005), I walk you sing (2006), Orquéstica (2006), Uma lentidão que parece uma velocidade (2007), #1 Ricardo – Movimentos diferentes (2007), Barulhada (2007), #2Ramiro, #3Bruna – Movimentos diferentes (2008), De mim não posso fugir, paciência! (2008), Danza Ricercata (2008), #2Ramiro, #3Bruna – Movimentos diferentes (2008), #4 Hugo, #5Nini, #Gonçalo – Movimentos diferentes (2009), Der Mann ist verrückt (2009), Olhos Caídos (2010) e ICOSAEHEDRON (2011), 27 Ossos (2012) e O Reverso das Palavras (2013).