Serviço Educativo      Plataforma Cultural      Empreendedorismo     
 
Em Destaque   |    NOTÍCIAS   |    1ª Edição - 2019   |    2ª Edição - 2020   |    Multimédia   |   
Oficina Coreográfica - Em destaque
sobre o projecto
sobre o projecto 3
Partindo de uma proposta original da ESTUFA – Plataforma Cultural, à qual se aliou uma vontade comum por parte do Serviço Educativo do Teatro-Cine de Torres Vedras, surgiu a ideia de juntar entidades e criar parcerias sólidas através de projectos artísticos comuns com a finalidade de cruzar experiências e conhecimentos que enriquecessem artisticamente as estruturas envolvidas.

Com este intuito, a Estufa – Plataforma Cultural lançou em 2018 o desafio a duas escolas de ensino artístico e desenhou um projecto de criação que juntou bailarinos da Escola de Dança Movimento e alunos finalistas da Escola de Música Maldonado Rodrigues, tendo em vista o desenvolvimento de um diálogo criativo e a construção de um dispositivo artístico.

Na sua dimensão pedagógica, interessa a este projecto promover o sentido crítico dos
participantes e o seu pensamento em torno das práticas artísticas contemporâneas. Ao retirar os músicos e os bailarinos da sua usual zona de conforto, permitindo-lhes novas experiências e regimes de interactividade, o projecto procura aproximar os seus participantes através do desenvolvimento de diversas acções paralelas (oficinas de movimento, aulas abertas e residência de criação), culminando este processo com a apresentação pública do espectáculo.

Sendo o ritmo um factor tão essencial à Música, à Dança e à própria vida de cada um, teria de ser o ponto de partida deste processo criativo, baseado naquilo que poderíamos definir como uma produtiva abordagem disruptiva, centrada na afirmação autónoma destes dois modos de expressão artística e do seu individual potencial performativo.

Mais do que o resultado final, esta iniciativa visa instituir um dispositivo criativo processual, procurando promover um processo pedagógico partilhado e continuado, mediado por duas linguagens que, apesar de frequentemente complementares, se afirmam como meios autónomos de expressão. Além do trabalho sobre todas as especificidades que caracterizam a Dança e a Música, bem como as suas distintas gramáticas de criação, este projecto pretende estimular um cruzamento de sensibilidades, permitindo que jovens músicos e bailarinos, em formação, se relacionem num contexto artístico específico.

Ao lançar este desafio, o Teatro-Cine de Torres Vedras e a Estufa desejam dotar os
participantes de ferramentas criativas, investindo num espaço laboratorial, capaz de
proporcionar o desenvolvimento de uma via de criação colectiva e de um corpo artístico comum. Um corpo capaz de dançar e de se fazer escutar. Um corpo que se constitui mapa de uma nova territorialização, constituído a partir de uma linguagem própria, estabelecida através do confronto e respeito, interacção, dedicação e generosidade de todos os participantes. Um corpo que permita criar novos territórios para explorar, envolver e habitar criativamente.

Concepção do projecto e Coordenação / ESTUFA – Plataforma Cultural
Magda Matias

Coordenação do Serviço Educativo / Teatro-Cine de Torres Vedras
Cristiana Vaza

Enviar
Estufa © Todos os Direitos Reservados. Design: Rescunho Design /// Programação: CyclopNet - Desenvolvimento de Sites Profissionais