Serviço Educativo      Plataforma Cultural      Empreendedorismo     
 
Em Destaque   |    Ficha de Inscrição   |    Normas de Participação   |    Formação   |    Notícias   |    Parceiros   |   
MOSTRA - criação coreográfica - Notícias
Notícias
Texto
De - - Até - - Pesquisar
 
MOSTRA - CRIAÇÃO COREOGRÁFICA 2018
08.05.2018
MOSTRA - CRIAÇÃO COREOGRÁFICA 2018
No Dia Mundial da Dança, a Associação ESTUFA abriu as suas portas à 2ª edição da MOSTRA numa iniciativa que permitiu a quinze jovens poderem apresentar trabalhos de sua autoria. Ao longo da tarde foram apresentadas um total de dez criações perante o olhar atento do público e do júri.

A MOSTRA tem por objectivo estimular a pesquisa e criação coreográfica junto de jovens com interesse nas áreas de dança ou performance. Os participantes têm oportunidade de mostrar as suas criações sendo-lhes proporcionada formação técnica e artística na área da pesquisa e composição coreográfica.

Nesta segunda edição da MOSTRA estiveram presentes Ana Beatriz Santos, Rita Bernardo e Alice Lopes com a coreografia Control; Júlia Santos com Um Movimento; Alexandra Agostinho com Livre; Ema Castelo, Joana Ezequiel, Gabi Pedrinho e Inês Carvalho com Break Free; Luna Manata com Impedimentos; Tomé Ferreira com Why I Dance; Alexandra Delgado e Alexandra Agostinho com How to Save a Life, Diana Tomé com A Girl Vibe; Anastásia Russkikh com Cansaço e, por último, Mariana Vasconcelos e Tomé Ferreira com Vivendo com a Diferença.
Perante um júri composto por Lander Patrick e Jonas Lopes, - a prestigiada dupla de jovens coreógrafos orientou também o Workshop de Pesquisa e Criação Coreográfica que a ESTUFA ofereceu no início do mês de Abril a todos os participantes da MOSTRA -, Mónica Figueiredo, professora da Escola de Dança Movimento e Magda Matias, coordenadora do Serviço Educativo da ESTUFA, os jovens puderam ter uma avaliação cuidada do seu desempenho, sendo avaliados nos seguintes critérios: originalidade da coreografia; rigor técnico do movimento; consistência estrutural no tempo e no espaço; qualidade dos figurinos e fundamentação teórica da coreografia.

Três dos trabalhos apresentados foram destacados com menções honrosas: Júlia Santos de 11 anos com Um Movimento, Luna Manata de 12 anos com Impedimentos e Anastásia Russkikh de 14 anos com Cansaço. A coreografia mais votada pelo público foi Vivendo com a Diferença de Mariana Vasconcelos e Tomé Ferreira, de 16 e 13 anos, respectivamente.

Com a realização anual da MOSTRA, iniciativa aberta a todos os jovens entre os 10 e os 25 anos, a Associação ESTUFA pretende promover um espaço pedagógico de reflexão, autonomia e autoconhecimento; estimular o gosto pela composição coreográfica e o seu pensamento; despertar o sentido crítico dos participantes e dotá-los de ferramentas que permitam o seu desenvolvimento pessoal e artístico.

A 2ª edição da MOSTRA contou com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, Promotorres, União de Freguesias de Santa Maria, São Pedro e Matacães, Publicorte, ReciVedras e Fisioeste – Clínica de Fisioterapia Dr. José Traguedo. Teve ainda como parceiros media o Jornal Badaladas e do site Torres Vedras Web.

As inscrições para a 3ª edição da MOSTRA reabrem em Janeiro de 2019, bastando estar atento ao site www.estufa.pt para mais informações.
Outras
MOSTRA - Criação coreográfica 29.04.2017
MOSTRA - Criação coreográfica
Ver todas
Enviar
Estufa © Todos os Direitos Reservados. Design: Rescunho Design /// Programação: CyclopNet - Desenvolvimento de Sites Profissionais