Serviço Educativo      Plataforma Cultural      Empreendedorismo     
 
Em Destaque   |    Professor   |    Contactos   |    Notícias   |    Programação   |   
Programação
CICLO DE LITERATURA CLÁSSICA - 2ª EDIÇÃO
06.01.2018 até 02.06.2018
Já está a decorrer a segunda edição do ciclo de literatura clássica, sessões mensais de divulgação de literatura e cultura da Grécia Antiga e de Roma.

Em cada sessão será apresentado um autor e as suas obras mais significativas, procurando abranger os principais géneros literários.

No seguimento do primeiro curso de introdução à literatura greco-latina, focado sobretudo em autores mais facilmente reconhecidos pelo público não especialista, apresentamos nesta segunda edição autores não menos influentes na cultura ocidental, mas porventura menos conhecidos.

O ciclo é orientado por André Simões: licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas, mestre e doutorado em Estudos Clássicos pela Universidade de Lisboa, onde é actualmente Professor Auxiliar na Faculdade de Letras. É sócio-fundador e vice-presidente da direcção da Estufa - Plataforma Cultural.


As sessões de literatura e cultura clássica são para maiores de 15 anos e não implicam leitura prévia da obra ou autores.
A sua frequência é gratuita mediante inscrição prévia para biblioteca@cm-tvedras.pt ou 261 310 457/460



PROGRAMA:

1º sábado de cada mês - das 15h00 às 16h00

6 janeiro
I. Horácio (I a.C.). As “Odes Romanas” e o regresso aos valores antigos no nascimento de uma nova ordem em Roma.

3 fevereiro
II. Tito Lívio (I a.C. – I d.C.). O livro I da “História de Roma” e as origens lendárias da Urbe: como um grupo de refugiados troianos lançou as bases para o mais poderoso Império da Antiguidade.

3 março
III. Valério Máximo (I a.C. – I d.C.). O contador de histórias: o livro dos “Ditos e feitos memoráveis”, recolha de exemplos de atitudes, crenças e hábitos romanos e não só.

7 abril
IV. Plínio-o-Moço (I – II d.C.). As cartas de Plínio-o-Moço: fantasmas, perseguições aos Cristãos e outras curiosidades.

5 maio
V. Luciano (II d.C.). “Uma história verídica”: o primeiro romance de ficção científica da História da Literatura?

2 de junho
VI. Apuleio (II d.C.). “O burro de ouro”: magia, erotismo e misticismo num dos mais desconcertantes romances que a Antiguidade nos deixou.


Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras


Coprodução: Estufa - Plataforma Cultural e Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Apoios: Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

< Voltar
Enviar
Estufa © Todos os Direitos Reservados. Design: Rescunho Design /// Programação: CyclopNet - Desenvolvimento de Sites Profissionais