Serviço Educativo      Plataforma Cultural      Empreendedorismo     
 
LAB - Laboratório de Dança - LAB 3 - Tânia Carvalho
Laboratório de Dança Criativa com Tânia Carvalho - 2013
"CORAL"

Sendo um espaço de criação na área da dança contemporânea, o 3º Laboratório de Dança é financiado e produzido anualmente pela ESTUFA com o objectivo de promover e divulgar a dança contemporânea, garantindo em simultâneo a alocação de uma bolsa a criadores ou coreógrafos nacionais.
Na 3ª edição, foi convidada a coreógrafa Tânia Carvalho que trabalhará num formato de residência artística aberto a todos os cidadãos que com ela queiram trabalhar nesta criação.

Informações
Coreógrafa | Tânia Carvalho
Local | sede ESTUFA e Teatro-Cine
WORKSHOP 15 e 16 de Junho
RESIDÊNCIA / CRIAÇÃO 17 a 30 de Junho
máx. 30 participantes, inscrições abertas, gratuito

ESTREIA: 5 de JULHO | 21.30h

Sinopse: Todos os dias o dia todo, mover mexer abanar chocalhar. Agitar o corpo e suas entranhas sem as ver, os ossos estalar e fazer ranger. Rodopio com os olhos as vezes que eu quiser, e de tonturas me encho, o meu mundo está a mexer. Giro sobre os pés as vezes que me apetecer, até cair no chão sentindo-o desaparecer. Daqui para ali, descoloco-me então, numa dança sem fim que é ter a vida em ação. E dormindo os gestos continuam em mim, sonhando reajo movendo-me sim. E todos somos movimento, movimentos que não param e que nos fazem mudar de lugar, agir e passar do início ao fim. Todos diferentes decerto, o meu rosto não é o teu, aquilo que sou é mesmo só meu. Mas movemo-nos todos assim e assim, esticamos um pé e a cabeça diz que sim, eu abro a porta e viras-te para mim. De cá para lá e de lá para cá tombamos o corpo conforme o vento está, num sobe e desce e mesmo a direito, ou até num blá blá blá, onde braços e cabeça falam connosco, e o corpo fala, fala assim, fala fala, claro que sim, ele fala, ele move-se, ele diz-te sempre algo de mim.
Bruna Carvalho

QUEM É a Tânia Carvalho?

Tânia Carvalho, Coreógrafa.
Nasceu 1976 (Portugal). Vive e trabalha entre Viana do Castelo e Lisboa.
Começou a ter aulas de dança clássica aos cinco anos de idade. Em 1991 fez o primeiro ano da Escola Superior de Dança (Lisboa, Portugal). Em 1997 ingressou no Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea Fórum Dança (Lisboa, Portugal). Em 2004 foi convidada a participar no encontro “Pointe to Point”, inserido no Third Asia - Europe Dance Fórum, Tóquio (JP). Em 2005 realizou o Curso de Coreografia da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal).
Tem participado em vários trabalhos tanto a nível interpretativo como criativo onde colaborou com os seguintes coreógrafos: Francisco Camacho, Carlota Lagido, David Miguel, Filipe Viegas, Luís Guerra de Laocoi e Vera Mantero. Como actriz trabalhou com o Projecto Teatral.
Como coreógrafa e intérprete criou, entre outras, as seguintes peças: Mulher à beira de um contrabaixo (1997), A corte (2000), Inicialmente Previsto (2000), New Tan (2001), Um privilégio característico (2002), Direcção Oposta (2003), O melhor delas todas (2003), Os segredos do meu dormir em Nottingham (2004), Como se pudesse ficar ali para sempre (2005), Explodir em Silêncio Nunca Chega a ser Perturbador (2005), I walk you sing (2006), Orquéstica (2006), Uma lentidão que parece uma velocidade (2007), #1 Ricardo – Movimentos diferentes (2007), Barulhada (2007), #2Ramiro, #3Bruna - Movimentos diferentes (2008), De mim não posso fugir, paciência! (2008), Danza Ricercata (2008), #2Ramiro, #3Bruna - Movimentos diferentes (2008), #4 Hugo, #5Nini, #Gonçalo - Movimentos diferentes (2009), Der Mann ist verrückt (2009), Olhos Caídos (2010) e ICOSAEHEDRON (2011), 27 Ossos (2012) e O Reverso das Palavras (2013).
Enviar
Tec-Atlântica
Estufa © Todos os Direitos Reservados. Design: Rescunho Design /// Programação: CyclopNet - Desenvolvimento de Sites Profissionais