Serviço Educativo      Plataforma Cultural      Empreendedorismo     
 
Em Destaque   |    SINOPSE   |    Informações   |    Exemplos   |    Notícias   |    Programação   |    Parceiros   |   
Ciclo de Encontros sobre Educação - SINOPSE
SINOPSE
O Ciclo de Encontros sobre Educação é uma iniciativa programada para o primeiro semestre de 2015 (um encontro por mês), com o objectivo de gerar reflexão sobre diferentes abordagens pedagógicas inovadoras, sendo também um processo de auscultação de sensibilidades sobre esta temática junto da comunidade torriense.

Para tal foram convidadas diferentes entidades e intervenientes com vista a proporcionar um conhecimento acrescido de práticas e visões diferentes sobre a escola, diferentes modelos pedagógicos e o relacionamento com as crianças, famílias e restante comunidade onde cada escola se insere.

Motivados pela inquietação relativamente ao actual estado da Educação em Portugal, pretendemos reunir nos 6 debates mensais famílias, educadores, professores e dirigentes escolares e autárquicos.

Fomos inspirados pelo projecto pedagógico da Escola da Ponte, escola pública localizada em Santo Tirso na qual um grupo de professores, ainda antes da Revolução dos Cravos, desbravou caminho e revolucionou o modo de pensar e de agir sobre a Educação, lançando as bases de uma escola democrática que envolve a comunidade e que tem como principais valores a responsabilidade, a autonomia, a solidariedade e a democraticidade.

Mentor desta escola - com um modelo pedagógico sobre o qual se debruçaram e debruçam diversos olhares um pouco por todo o mundo e que hoje é uma referência inquestionável, alternativa ao sistema pedagógico tradicional -, é o Professor José Pacheco conjuntamente com uma equipa que partilha dos mesmos valores.

Agora no Brasil, José Pacheco, convidado como consultor no Projecto Âncora, continua a apoiar a Escola da Ponte e dezenas de outros projectos que defendem uma abordagem pedagógica diferenciadora e integradora na área da Educação.

Tendo como referência a Escola da Ponte e o Projecto Âncora, existem em Portugal e no Brasil, projectos inovadores que consideram a criança, o jovem, o adulto como um ser que deve SER SÁBIO E FELIZ agindo com o ser humano numa abordagem que considera as suas múltiplas valências, designadamente a emocional, a ética, a estética, a social, a cognitiva e a espiritual.

Da vontade de descobrir, procurar alternativas, escutar e conhecer novos modelos educativos por parte de algumas famílias, nasceu também a necessidade de partilhar e de trazer para a comunidade torreense novas visões sobre o que é Educar.

Neste enquadramento, a ESTUFA pretende, ao longo do primeiro semestre de 2015, promover encontros, conversas e reflexões com a presença de mentores de projectos com uma visão democrática e comunitária sobre a Educação, procurando desafiar os presentes a questionar a escola que temos e a escola que queremos e poderemos ter no futuro. As próximas gerações irão deparar-se com desafios múltiplos, os quais dependerão, também, do que fizermos hoje: aqui e agora.

É neste sentido que consideramos que todas as escolas têm um papel a desempenhar, mas não só as escolas, também as famílias e a comunidade. Procuraremos, assim, o envolvimento dos diversos actores da comunidade neste Ciclo de Encontros sobre Educação que acreditamos ser do interesse de todos, e que desejamos possa vir a desempenhar um espaço de reflexão que projecte a vontade de implementar novas abordagens pedagógicas no concelho de Torres Vedras.
Enviar
Estufa © Todos os Direitos Reservados. Design: Rescunho Design /// Programação: CyclopNet - Desenvolvimento de Sites Profissionais